APRESENTAÇÃO
É com grata satisfação, que o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), em regime de parceria acadêmica e interinstitucional convidam para o “8º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente” e o “III Simpósio Educação, Formação e Trabalho”.
O evento, já tradicional e consolidado no meio acadêmico-científico, retoma suas atividades, após mais de dois anos de suspensão, em decorrência da Pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. A Pandemia foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020, o que levou ao fechamento das escolas e das Universidades, além de outros espaços, não somente no Brasil, mas por todo o mundo. Na ocasião, já estávamos organizando o evento daquele ano, mas, o inesperado da situação nos levou a cancelar tudo e aguardar o que aconteceria daí em diante.
Agora, 2022, estamos retomando nossas atividades, ainda em estado de alerta, pois a Pandemia ainda não acabou e, por isso, o evento deste ano terá um formato híbrido, com as Conferências de Abertura e Encerramento presenciais e as demais atividades on-line, pela plataforma Zoom.
O evento tem por objetivo promover o debate acerca da formação humana nas relações específicas com o trabalho e a educação, tomando como ponto de partida a concepção do ser humano em processo de fazer-se humano e de agir onde encontra-se inserido. Nesse processo são fundamentais o trabalho e a educação. A formação humana envolve elementos constitutivos da individualidade, mas não se realiza sem atividade transformadora das relações com a natureza e os outros homens. Desafiados pela natureza com seus próprios princípios, homens e mulheres, no e pelo trabalho, a dominam, apreendem suas leis para posteriormente modificá-las e agem para incorporar essas transformações nas suas vidas.
Público-Alvo
O evento é aberto a todo o público, particularmente aquele que se interessa pela temática da Educação e, especialmente, as (os) professoras (es) do Ensino Superior e da Educação Básica, pesquisadoras(es) e estudantes da pós-graduação e da graduação.
Vejam, na programação, como estão distribuídas as atividades e se preparem para esse retorno!
Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sejam muito bem-vindos (as)!
- Programação
- Convidadas(os)
- Inscrições
- Condições e Normas para Submissão
- Sessões de Apresentação
- Anais Eletrônicos
- e-BOOK
- Edição Anterior
Programação
PRIMEIRO DIA (27/09/2022 - Terça-feira)
Dia: 27/09/2022
Horário: 19h às 21h
Abertura oficial
Apresentação Cultural: “No meio do caminho tinha um Bambolê”
Artista: Vanessa Simões de Souza - Palhaça Farofa
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Bicentenário da Independência e os desafios para a pesquisa em Educação
Conferencista: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)
Local: Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG
Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira, Belo Horizonte – MG. CEP.: 30510-000
Auditório: Prédio Principal
Presencial com transmissão on-line pelo Zoom.
SEGUNDO DIA (28/09/2022- Quarta-feira)
Dia: 28/09/2022
Horário: 8h30min às 10h30min
MESA-REDONDA: Educação Profissional e Tecnológica e Filosofia da Tecnologia: diálogos possíveis
- Profa. Dra. Verônica Bahr Calazans (UFTPR)
- Profa. Dra. Sabina Maura Silva (PPGET/CEFET-MG)
- Ms. Luís Hernandes Matos Leite (Egresso – PPGET/CEFET-MG)
- Prof. Dr. Ivo de Jesus Ramos (PPGET/CEFET-MG) - Coordenação
Realizada on-line e transmitida pelo Zoom.
Dia: 28/09/2022
Horário: 10h30min às 12h30min
MESA-REDONDA: Educação no Sistema Prisional
- Prof. Dr. Elionaldo Fernandes Julião (IEAR – UFF)
- Profa. Dra. Maria Cristina da Silva (PPGE/UEMG)
- Ms. Roselaine de Jesus Medeiros Silva (Egressa PPGE/UEMG)
- Profa. Dra. Vera Lúcia Nogueira (PPGE/UEMG) – Coordenação
Realizada on-line e transmitida pelo Zoom.
TARDE
Dia: 28/09/2022
Horário: 14h30min às 17h30min
- Sessões de comunicação oral de pesquisas
Realizadas on-line pelo Zoom.
TERCEIRO DIA (29/09/2022- Quinta-feira)
Dia: 29/09/2022
Horário: 8h às 12h
- Sessões de comunicação oral de pesquisas
Realizadas on-line pelo Zoom.
TARDE
Dia: 29/09/2022
Horário: 14h às 16h
SIMPÓSIO: O Ensino Profissional Brasileiro: terminologias, conceitos e atores
- Prof. Dr. Pablo Menezes e Oliveira (PPGET/CEFET-MG; IFMG);
- Profa. Dra. Olívia Medeiros Neta (UFRN e IFRN);
- Profa. Dra. Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso (CEFET-RJ)
- Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves (PPGET/CEFET/MG) – Coordenação
Realizada on-line e transmitida pelo Zoom.
QUARTO DIA (30/09/2022 - Sexta-feira)
Dia: 30/09/2022
Horário: 8h às 10h
SIMPÓSIO: Educação, saúde e tecnologias digitais em tempos de pandemia
- Profa. Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)
- Profa. Dra. Maria Stella Brandão Goulart(UFMG)
- Profa. Dra. Juliana Cordeiro Soares Branco (PPGE/UEMG)
- Prof. Dr. Laurici Vagner Gomes (PPGE/UEMG) – Coordenação
Realizada on-line e transmitida pelo Zoom.
Dia: 30/09/2022
Horário: 10h às 12h
- Sessão Apresentação Pôsteres
Realizadas on-line pelo Zoom.
TARDE
Dia: 30/09/2022 (Sexta-feira)
Horário: 14h às 16h
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: O Direito à Educação: democracia e desigualdade no cenário "pós-pandêmico"
- Conferencista: Prof. Dr. Teodoro Zanardi (PUC-MINAS)
Local: Faculdade de Educação (UEMG) - Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim - Auditório: Térreo
Presencial com transmissão on-line pelo Zoom.
Convidadas(os)
Artista: Vanessa Simões de Souza - Palhaça Farofa
Apresentação: No meio do caminho tinha um Bambolê.
Farofa é uma Palhaça com uma rotina parecida com a de milhares de pessoas. Vai de casa para o trabalho e do trabalho para casa, quase sempre apressada e um tanto atrapalhada, fazendo quase tudo sempre igual. Até que, em mais um dia desses comuns, Farofa encontra em seu caminho um objeto circular não identificado que vai fazer seu mundo girar.
Graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade FUMEC. Atua como Palhaça no grupo de voluntários "Guardiões do Riso". É aluna do curso de Circo na Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena). Atualmente é Secretária acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG).
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Bicentenário da Independência e os desafios para a pesquisa em Educação
Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)
Graduado em Pedagogia (UFMG); Mestre em Educação (UFMG); Doutor em Educação (USP). Professor Titular da FaE/UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022 e do Portal do Bicentenário (UFMG). Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG (2013-2016). Foi Coordenador do GT-História da Educação da ANPEd e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Foi membro do CA-Educação/CNPq (2007-2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação.
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: O Direito à Educação: democracia e desigualdade no cenário "pós-pandêmico"
Prof. Dr. Teodoro Zanardi (PUC-MINAS)
Graduação em Direito e Pedagogia. Mestrado em Direito pela PUC Minas. Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC São Paulo. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e da Rede Freireana de Pesquisadores. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, Educação Libertadora: políticas e práticas. Comentarista semanal da Rádio CBN - BH no quadro "Escola da Vida" e da Rede Minas no quadro "+ Educação".
MESA-REDONDA: Educação Profissional e Tecnológica e Filosofia da Tecnologia: diálogos possíveis
A Mesa propõe pensar as interfaces disciplinares e pedagógicas entre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Filosofia da Tecnologia, tendo em vista as contribuições da reflexão filosófica sobre a tecnologia para a formação tecnológica.
Profa. Dra. Verônica Bahr Calazans (UFTPR)
É doutora em Filosofia (2014) pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado (2008) e graduação (2004) em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio de doutorado sanduíche (PDSE) no Instituto de História e Filosofia da Ciência e da Técnica (Institut d'Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques - IHPST/Université Paris I (2012). Tem experiência nas áreas de Filosofia Moderna e História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Newton, Descartes, realismo matemático, matematização da natureza, determinismo e pensamento técnico. Atualmente, é professora adjunta do DAESO (Departamento acadêmico de estudos sociais), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Ms. Luís Hernandes Matos Leite (Egresso – PPGET/CEFET-MG)
Luis Hernandes Matos Leite. Doutorando em Filosofia na UFMG, Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Licenciado em Filosofia e em Pedagogia e Bacharel em Direito. Professor há 10 anos na Educação Básica e Advogado membro da Comissão de Admissibilidade e Instrução do Processo ético-disciplinar da OAB/MG.
Profa. Dra. Sabina Maura Silva (PPGET/CEFET-MG)
Professora do CEFET- MG, atua como docente no Departamento de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Doutora em Educação, desenvolve pesquisa no campo teórico do Marxismo, na área de Filosofia, em Filosofia da Educação, Ética e Filosofia da Tecnologia.
Prof. Dr. Ivo de Jesus Ramos (PPGET/CEFET-MG) - Coordenação da Mesa
Licenciado em Física e Matemática, e Engenheiro Químico. Mestre em Tecnologias e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e docente permanente da Pós-graduação (Mestrado em Educação Tecnológica). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos temas: Formação de professores; ambientes de aprendizagem; projetos e práticas educativas; tecnologias digitais de informação e comunicação; o uso de analogias e modelos analógicos no ensino de ciências e matemática; e aprender a aprender.
MESA-REDONDA: Educação no Sistema Prisional
A mesa propõe discutir sobre a educação no cárcere como um direito humano, a formação de professores e as políticas públicas voltadas para ressocialização da população em privação de liberdade, raça, classe e gênero e suas intersecções.
Prof. Dr. Elionaldo Fernandes Julião (IEAR/UFF)
Possui graduação em Letras; Mestrado em Educação; Doutorado em Ciências Sociais e Pós-doutorado em Educação. Atualmente, é professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor visitante do Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - Universidad de Playa Ancha - Chile. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Trabalho e Estudos sobre políticas de restrição e privação de liberdade.
Profa. Dra. Maria Cristina da Silva (UEMG)
Pedagoga, Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais- FAE/UEMG. Pesquisadora nas temáticas de jovens e adultos e população privada de liberdade, com olhar para o público feminino. Membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL).
Ms. Roselaine de Jesus Medeiros Silva (Egressa PPGE/UEMG)
Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialista em Inspeção Escolar e Práticas de Supervisão e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, graduada em Pedagogia pela UEMG. Analista Educacional, Coordenadora de Cursos na Superintendência Educacional de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais - SEJUSP/MG.
Profa. Dra. Vera Lúcia Nogueira (UEMG) – Coordenação da Mesa
Doutora (2009) e Mestre (2002) em Educação (FaE/UFMG). Pedagoga (1995) pela mesma Instituição. Tem experiência no campo da Pedagogia atuando nas áreas de Políticas Públicas; História da Educação; Gestão da Educação e da Escola. Pesquisadora da História da Educação e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NEPHE/FaE/UEMG) - Realizou estágio de pós-doutoramento na FaE/UFMG sob a supervisão do prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do PPGE/UEMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq).
SIMPÓSIO: O Ensino Profissional Brasileiro: terminologias, conceitos e atores
A proposta do Seminário é para abrir o debate sobre o como se organizou o ensino profissional brasileiro, considerando as atribuições terminológicas que foram utilizadas pelas normativas legais, que carregavam em si conceitos que visavam tipificar esta modalidade de ensino. Para isso, considerar-se-ão os atores envolvidos – intelectuais, políticos e educadores –, por serem eles os agentes interessados em implementar políticas para formar o trabalhador nacional; as conjunturas político-econômico-sociais que orientaram e dirigiram as ideias e ações de implementação de tal modalidade de ensino que se desejava. A intenção é produzir um debate que mostre que as ações em torno do ensino profissional foi (e é) um projeto fluido, mas também longevo, que trouxe em seu cerne as constantes mutações da sociedade, bem como suas perspectivas econômicas.
Profa. Dra. Olívia Medeiros Neta (UFRN e IFRN)
Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-Anped) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.
Profa. Dra. Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso (CEFET-RJ)
Graduada em História, Mestre em História Social e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; coordena o Laboratório de História da Ciência. É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Atua nas áreas de Educação e de História.
Prof. Dr. Pablo Menezes e Oliveira (PPGET/CEFET-MG; IFMG)
Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Professor do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG e do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem se dedicado ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica, com especial atenção para a História da Educação Profissional. É membro do grupo de pesquisa GEPHHEP (Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Profissional) e do GEPET (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG). Atualmente faz estágio de pós-doutorado em História da Educação na Faculdade de Educação da UFMG.
Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves (PPGET/CEFET/MG) – Coordenação do Simpósio
Pedagogo, Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professor Associado IV do CEFET-MG onde atua como professor de História da Educação Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Profissional (GEPHHEP). Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: Cultura escolar; História dos intelectuais e do pensamento social; História da Educação Profissional brasileira; Ensino técnico primário; e História das instituições educativas.
SIMPÓSIO: Educação, saúde e tecnologias digitais em tempos de pandemia
O Simpósio objetiva trazer à tona uma discussão sobre Educação, Saúde e Tecnologia no Ensino Superior. Para tal, tratará de questões relativas à saúde mental de estudantes de graduação e pós-graduação durante o ensino remoto emergencial, o acesso desses estudantes às mídias e a forma de organização que usaram para continuar os estudos e as pesquisas. Junto a isso, apresentará práticas pedagógicas universitárias no período pandêmico.
Profa. Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na Área/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Doutora e Mestre Educação Científica e Tecnológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Realizou Doutorado Sanduíche, pelo PDSE/CAPES, no laboratório CIMEOS (CommunIcations MEdiations, Organisations Savoirs), da Université de Dijon-França (2014-2015). Possui Mestrado em Ciências da Educação, pela Université de Nantes-França (2010). Seus focos de pesquisa e ensino são: estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, formação de professores, TICs na Educação e nas práticas docentes, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologias, Análise de Discurso, Educação CTS. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas às metodologias de pesquisa, Educação CTS e Paulo Freire. Líder do Grupo de pesquisa CNPq TECIDO - Tecnologias, Ciências e Dodiscências.
Profa. Dra. Maria Stella Brandão Goulart (UFMG)
Psicóloga Social, com Doutorado em Ciências Humanas, Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado a pesquisa de tese durante estágio na Università degli Studi di Bologna e no Instituto Gian Franco Minguzzi (Bologna, Itália). Tem Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se graduou, e Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENS/FIOCRUZ) e Escola de Saúde de Minas Gerais (ESP). Leciona atualmente na UFMG, onde presidiu a Comissão Institucional de Saúde Mental. É fundadora e coordenadora do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental- PASME. Lidera o Grupo de Pesquisa "Psicologia Democrática" do CNPq, congregando pesquisadores de diversas instituições e participa do GT de História da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). As experiências de pesquisa, docência e assessoria em políticas públicas e sociais nas áreas de: Cultura, Educação, Orçamento Participativo, Infância e Adolescência, e, destacadamente, em Saúde Coletiva e Saúde Mental. Finalizou, recentemente, pós-doutorado na FIOCRUZ.
Profa. Dra. Juliana Cordeiro Soares Branco (UEMG)
Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente, professora da UEMG, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Editora Chefe da Revista Educação em Foco. Desenvolve pesquisa sobre Formação Docente, Trabalho Docente, Tecnologia Educacional e Ensino Remoto.
Prof. Dr. Laurici Vagner Gomes (UEMG) – Coordenação do Simpósio
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - PPGE/FaE-UEMG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF/FAE/UEMG). Participante do Projeto de Extensão FIC (Formação Inicial e Continuada) no Campus. Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia Moderna, em especial sobre o pensamento de Friedrich Nietzsche, com ênfase nos seguintes temas: Ética, Estética, Educação, Linguagem e Niilismo.
Inscrições
Direito dos inscritos | ||||
Categoria | Valor da inscrição* | Prazo para pagamento da inscrição | Com apresentação de trabalho | Sem apresentação de trabalho (ouvinte) |
Pesquisadores/professores universitários e da Pós-Graduação | 50,00 | de 09 de agosto a 12 de setembro de 2022 | Certificado de participação Certificação de apresentação de comunicação |
Certificado de participação |
Estudantes da Pós-Graduação | 30,00 | de 09 de agosto a 12 de setembro de 2022 | Certificado de participação Certificação de apresentação de comunicação |
Certificado de participação |
Estudantes da Graduação | 20,00 | de 09 de agosto a 12 de setembro de 2022 | Certificado de participação Certificação de apresentação de comunicação |
Certificado de participação |
Professores da Educação Básica | 20,00 | de 09 de agosto a 12 de setembro de 2022 | Certificado de participação Certificação de apresentação de comunicação |
Certificado de participação |
Público geral | 20,00 | de 27 de julho a 26 de setembro 2022 | Certificado de participação Certificação de apresentação de comunicação |
Certificado de participação |
*Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma.
As pessoas inscritas, sem apresentação de trabalho, poderão participar de todas as atividades do evento e receberão Certificado de participação.
As pessoas inscritas, para apresentação de Comunicação ou Pôster, receberão Certificado de participação e de apresentação do respectivo trabalho.
Os Certificados serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição.
CRONOGRAMA DO EVENTO
Realização do evento: 27 a 30 de setembro de 2022
Submissão dos resumos: 27 de julho a 28 de agosto
Resultado da avaliação e aceite: até 11 de setembro
Divulgação do cronograma de apresentação: até 25 de setembro
Envio do trabalho completo para publicação nos ANAIS: até 30 de novembro
Condições e Normas para Submissão
CONDIÇÕES E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A inscrição e a submissão de trabalho são duas etapas distintas e independentes, porém a inscrição é condição indispensável para a participação no evento.
As inscrições podem ser feitas para apresentação de trabalho, nos formatos Pôster e Comunicação Oral.
•A apresentação de Pôster é aberta, preferencialmente, aos estudantes de Graduação, Bolsistas de Iniciação Científica, professores da Educação Básica e demais pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos.
•Serão aceitos Pôsteres como instrumentos de comunicação para fins de divulgação de trabalhos que apresentem, de maneira clara, direta, objetiva e sucinta, os resultados parciais de pesquisa em andamento.
•A apresentação de Comunicação Oral é aberta a estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e a pesquisadores, com título de mestre e doutor, vinculados a qualquer Instituição de Ensino Superior.
•Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas, excetuando os casos de docentes orientadores de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados a trabalho de seus orientandos;
•Os trabalhos poderão ter até três autores e todos deverão efetuar sua respectiva inscrição.
•O resumo de Comunicação oral ou de Pôster deverá ser submetido, como anexo em PDF, ao formulário de inscrição, com indicação do formato da apresentação e do eixo temático, conforme as seguintes orientações:
•Resumo: O resumo deverá ser apresentado em um parágrafo único, sem referências e conter entre 1500 e 2000 caracteres com espaço, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do trabalho: temática; objetivos; metodologia; desenvolvimento; resultados. Palavras-chave: Inserir de três a cinco, sem repetir o título, separadas por; (ponto e vírgula).
•Idioma dos trabalhos: Português
Modelos disponíveis aqui:
EIXOS TEMÁTICOS
Os resumos submetidos devem estar vinculados a um dos cinco eixos temáticos abaixo:
• Eixo I: Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos - Faça sua submissão AQUI.
Neste Eixo encontram-se os estudos que têm como finalidade compreender e interpretar os processos educativos, a escola e a formação docente em suas interfaces com os processos culturais da contemporaneidade. E, ainda, aqueles que concebem os fenômenos educacionais como manifestações da formação humana, da diversidade de culturas e da interação entre elas. São temas dos estudos deste Eixo: Memória e patrimônio; educação e museus; ambiente e cultura; cidade e educação; educação e relações étnico-raciais; cultura afro-brasileira; educação indígena; interculturalidade; atores sociais da escola; escola e culturas infantis, juvenis e familiares; processos de ensino-aprendizagem; construção do conhecimento; letramentos e práticas de leitura e escrita; educação e diferentes linguagens; artes e educação, abordados na perspectiva dos saberes e das práticas veiculados pelos atores sociais em suas experiências cotidianas, em diálogo com a Educação.
• Eixo II: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais - Faça sua submissão AQUI.
Nesse Eixo são aceitos os trabalhos que têm como finalidade compreender e interpretar processos e relações educativas, dos quais participam diferentes sujeitos, nas instituições escolares, não escolares, na educação popular, na educação de jovens e adultos e nos movimentos sociais, ao longo do tempo ou na contemporaneidade. Compreende que a educação, as instituições educativas, suas culturas e práticas e seus sujeitos encontram-se sob a influência e ou pressão das relações com o mundo do trabalho, as políticas públicas, os movimentos sociais. Mobilizam-se referenciais teórico-metodológicos provenientes dos campos do Trabalho, da Educação, da História, da História da Educação, da Educação de Jovens e Adultos e da Política Educacional em diálogo com suas diferentes matrizes epistemológicas. São temas abordados nesse Eixo: trabalho e labor; Movimentos sociais; Estado, políticas públicas e gestão da educação; Trabalho e profissão docente; Sujeitos escolares e não escolares; Saberes e práticas educativas; Cultura escolar; Práticas educativas no campo; Instituições escolares e não escolares.
• Eixo III: Formação de Professores e currículo integrado - Faça sua submissão AQUI.
Nesse eixo são aceitos trabalhos que abrangem os estudos relacionados aos processos formativos na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tanto no âmbito educacional escolar quanto nas relações sociais e de trabalho. De igual maneira, aqueles que contemplam temáticas sobre o currículo integrado no Ensino Técnico de Nível Médio. As ênfases temáticas concentram-se nos processos históricos, sociais, psicossociais e culturais; no desenvolvimento e mobilização de saberes e competências profissionais e docentes; nas relações entre trabalho, educação, ciência, tecnologia e sociedade nas suas várias interfaces.
• Eixo IV: Educação Profissional e Filosofia da Técnica e da Tecnologia - Faça sua submissão AQUI.
Nesse eixo são aceitos os trabalhos que abrangem a Educação profissional e a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. A perspectiva é de fundamentação da reflexão sobre a Educação Tecnológica a partir das várias dimensões filosóficas (éticas, epistemológicas, antropológicas etc.) da Técnica e da Tecnologia, bem como os seus impactos nas esferas do trabalho, da subjetividade e da constituição humana em sentido geral. Assim, o eixo se abre aos temas que abordam as concepções clássicas e modernas até as visões contemporâneas a respeito da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho.
• Eixo V: História e Historiografia da Educação Profissional - Faça sua submissão AQUI.
Nesse Eixo são aceitos os estudos voltados à investigação da educação profissional como objeto histórico. O seu campo de inserção é a História da Educação e, nele, a História da Educação Profissional insere-se como subcampo. O objeto educação profissional abrange os estudos e as pesquisas sobre os intelectuais e pensadores da educação, o americanismo e suas repercussões na educação brasileira, a história da educação feminina, a história das instituições educativas, a história das políticas públicas para educação e as teorias e métodos de investigação histórica.
Idioma dos trabalhos: Português
RESULTADO DA AVALIAÇÃO
O resultado da avaliação será divulgado até o dia 11 de setembro. Será enviado e-mail de confirmação da aprovação ou não do resumo submetido. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página do PPGE.
01 - Lista preliminar de trabalhos aprovados - (26/08/2022)
02 - Lista preliminar de trabalhos aprovados - (01/09/2022)
03 - Lista final de trabalhos aprovados - atualizada (16/09/2022)
SOBRE AS APRESENTAÇÕES
Comunicação Oral
•Os trabalhos serão apresentados on-line, pelo Zoom, em sessões organizadas por eixos temáticos, sem o uso de slides;
•O link de acesso às salas será encaminhado pelo e-mail informado no ato da inscrição, com antecedência;
•Cada trabalho deverá ser apresentado em, no máximo 15 minutos, para que haja tempo, ao final da sessão, para interação entre os apresentadores e ouvintes.
Pôster
•Acesse AQUI o modelo para a confecção do pôster. Pode-se incluir quaisquer outros símbolos e marcas que julguem necessários, como identificação da instituição, órgãos de fomento e apoios.
•O pôster deverá ser salvo no formato PDF.
•Haverá uma roda de conversa com as(os) autoras(es) e participantes do evento, conforme informado na programação.
•O link de acesso às salas será encaminhado pelo e-mail informado no ato da inscrição, com antecedência;
ENVIO DO TRABALHO COMPLETO – COMUNICAÇÃO ORAL – PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
-
Prazo para envio: até 30 de novembro de 2022, para o e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
- Modelo disponível AQUI
Sessões de Apresentação
Confira, aqui, o cronograma das sessões de apresentação dos trabalhos por eixo.
Atenção: o link das salas será encaminhando para o e-mail informado no ato da inscrição.
Fique atenta(o)!
Eixo I: Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos
Eixo II: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais
Eixo III: Formação de Professores e Currículo Integrado
Eixo IV: Educação Profissional e Filosofia da Técnica e da Tecnologia
Eixo V: História e Historiografia da Educação Profissional
Sessões de apresentação de pôster
Anais Eletrônicos
ISSN 2675-0376
A Comissão Organizadora do "8° Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente", e do 'III Simpósio Educação, Formação e Trabalho", apresenta os Anais eletrônicos que reúnem o conjunto das investigações apresentadas durante os eventos nas “Sessões de Comunicação Oral de Pesquisa”.
Autores(as): Adálcio Carvalho de Araújo; Heloar Amaral Mendes
Texto: A FUNÇÃO DA MEMÓRIA DE TRABALHO NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA
Autoras: Ana Luíza de Oliveira Miranda; Vera Lúcia Nogueira
Texto: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM CAMINHO CONJECTURÁVELMEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM CAMINHO CONJECTURÁVEL
Autoras: Bruna Ferreira Augusto Cruz; Vera Lúcia Nogueira; Maria Cristina da Silva
Texto:O TRABALHO DOCENTE EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS DE INTERNAÇÃO EM MINAS GERAIS
Autores(as): Bruno Geraldo Guimarães Gonçalves; Vera Lúcia Nogueira
Texto: CAMINHANDO CONTRA O VENTO: imprensa estudantil secundarista no Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (1977-1979)
Autores(as): Caíque Lima Vasconcelos; Santuza Amorim da Silva
Texto: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UM BREVE HISTÓRICO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
Autores(as): Carla Fonseca de Morais Rodrigues; Irlen Antônio Gonçalves
Texto: DISCURSOS POLÍTICOS DE HELENA ANTIPOFF SOBRE MENORES DESAMPARADOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autoras: Carolina César Proton Xavier; Maria Adélia da Costa
Texto:A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE MINAS GERAIS
Autoras: Cláudia Renata Aparecida de Oliveira Sabino; Deolinda Armani Turci
Texto: RESULTADO PARCIAL DE PESQUISA: o ensino de leitura e escrita no período pandêmico em Belo Horizonte
Autores(as): Cleyde Soares Rocha; Ailton Vitor Guimarães
Texto: PEDAGOGIA DE ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: breve panorama
Autores(as): Daniela Cristianismo Costa; Leandro Luciano Silva Ravnjak; Leonardo de Oliveira Lopes
Texto: TRABALHO DOCENTE NO SISTEMA PRISIONAL
Autoras: Débora Ribeiro Araújo; Júnia Carine Cardoso da Silva; Juliana Cordeiro Soares Branco
Texto: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: desafios da (nova) realidade na educação básica durante a pandemia
Autoras: Deiziane Ferreira; Ana Paula Andrade
Texto: A INTERSECCIONALIDADE COMO POSSIBILIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE MULHERES NEGRAS
Autoras: Eudásio Cavalcante Melo; José Geraldo Pedrosa
Texto: ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO E A EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Autores(as): Fernanda Nascimento Paschoal Badaró; Patrick Schettini Mafaldo de Sousa; Ivo de Jesus Ramos
Texto: DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: uma breve revisão de literatura
Autores(as): Gabriela Ferreira Curi; José Eustáquio de Brito
Texto: O CORPO EM FESTA: percursos de aprendizagem de girantes no candomblé angola congo
Autor: Gilbert Daniel da Silva
Texto: PAULO FREIRE E GILLES DELEUZE: o que se passa entre eles?
Autores(as): Gláucia Moreira Pinto; Francisco André Silva Martins
Texto: A CONSTRUÇÃO DO CENTRO MUNICIPAL DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RESÍDUOS ORGÂNICOS – CEMAR: UMA AÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DA SLU
Autores(as): Irlen Antônio Gonçalves; Kerley Raidan Ferreira
Texto: A PRIMEIRA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL EM MINAS GERAIS
Autora: Isabella Carolina Pongelupe Assis
Texto: BIBLIOTECA NACIONAL COMO INSTRUMENTO PARA OS PROCESSOS EDUCATIVOS
Autora: Jéssica Mara Pongelupe Assis de Oliveira
Texto: A BIBLIOTECA ESCOLAR/INFANTIL COMO ESPAÇO DE TERRITORIALIDADE DA CRIANÇA
Autora: Jéssica Mara Pongelupe Assis de Oliveira
Texto: A BIBLIOTECA COMO APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE E AO CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT
Autores: José Geraldo Pedrosa; Marcelo Vladimir Corrêa
Texto: VERBALIZAÇÃO: o elemento interdiscursivo nos manuais técnico-profissionais da Polícia Militar de Minas Gerais
Autoras: Juliana Carla Pessoa; Maria Adélia da Costa
Texto: O LUGAR DA NEUROCIÊNCIAS APLICADA A EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE
Autoras: Juliana Cristie Rodrigues; Lana Mara de Castro Siman
Texto: TRADUÇÕES DE CIDADANIA PELO CENTRO DE MEMÓRIA DO TRE-MG NO PROJETO TREM DA HISTÓRIA
Autoras: Juliana Tófani de Souza; Juliana Cordeiro Soares Branco
Texto: AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autoras: Karoline Campos Lima Miranda; Santuza Amorim da Silva
Texto: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma breve introdução às pesquisas
Autoras: Larissa Priscila Bredow Hilgemberg; Ana Paula Andrade
Texto: A CRIAÇÃO DO “KIT GAY”: um apagamento do projeto Escola sem HomofobiaA CRIAÇÃO DO “KIT GAY”: um apagamento do projeto Escola sem Homofobia
Autores(as): Liege Alvim; José Geraldo Pedrosa
Texto: Visão de mundo e projetos de vida de estudantes de classe média que cursaram a educação profissional técnica de nível médio na RFEPCT
Autoras: Luiza Soares Lopes Alves; Daniela Oliveira Ramos dos Passos
Texto: Uma “nova” educação para o “novo” trabalhador: entendendo a reforma do Ensino Médio à luz da crise estrutural do capital
Autores(as): Lorena Rodrigues de Sousa; José Eustáquio de Brito
Texto: HISTORICIZANDO INTERSECCIONALIDADE: Gênero, Sexualidade e Relações Étnico Raciais
Autoras: Márcia de Souza dos Santos;Santuza Amorim da Silva; Daniela Perri Bandeira
Texto: PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: revisão bibliográfica nas publicações da ANPED de 2015 a 2021
Autoras: Márcia Emília Guimarães de Paula Lima; Santuza Amorim da Silva
Texto: OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS: uma revisão de literatura nas publicações da ANPED de 2015 a 2019
Autoras: Maria José Pinto de Mello Carvalho; Karla Cunha Pádua; Magda Guadalupe dos Santos
Texto: MULHERES E A NÃO MATERNIDADE: narrativas de professoras
Autores(as): Maria Vardilene de Oliveira; Irlen Antônio Gonçalves
Texto: Revisão bibliográfica da produção de teses e dissertaçoes sobre as Escolas de Aprendizes Artífices (1980-2020)
Autores(as): Marina Lanza Venuto; José Eustáquio de Brito
Texto: MEMORIAL DE INVESTIGAÇÃO: (in)tolerância neopentecostal diante da cultura afrobrasileira no ensino de história
Autoras: Meire Jiane Vilela; Karla Cunha Pádua
Texto: SABERES INTERGERACIONAIS NO REINADO DE ITAPECERICA
Autores(as): Naiara Ramos; José Geraldo Pedrosa
Texto: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS REFERÊNCIAS ANGLO-AMERICANAS NO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA
Autores: Patrick Schettini Mafaldo de Sousa; Cristiano Martins Nunes; Ivo de Jesus Ramos
Texto: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise da relação entre a qualidade do ensino e a formação do docente
Autores(as): Patrick Schettini Mafaldo de Sousa; Fernanda Nascimento Paschoal Badaró;Ivo de Jesus Ramos
Texto: Panorama das pesquisas sobre as TDIC e as práticas pedagógicas de professores de Geografia: um levantamento bibliográfico a partir de artigos, dissertações e teses publicados nas bases BDTD, CAPES, SCIELO e ERIC
Autores(as): Paula Lopes Aquino da Silva; Fernando Luiz Zanetti
Texto: SE CARTOGRAFAR É NAVEGAR: VELEJANDO NO CONTEXTO DO TEATRO DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA LINGUAGEM CORPORAL- EM UM DEVIR HUMANO
Autores(as): Paulo Sergio Pereira de Lima; Lillian Denise Barreto Rodrigues; José Wendel Cavalcante Ferreira
Texto: PROJETO ESCOTISMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: Contribuições a Formação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
Autores(as): Pipe Nascimento; Fernando Luiz Zanetti
Texto: VISÍVEL E INVISÍVEL: O CORPO PARA MICHEL FOUCAULT E A POPULAÇÃO DE RUA EM BELO HORIZONTE
Autoras: Rafaela Fernanda Pinto; Terezinha Ribeiro Alvim
Texto: ATITUDES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores(as): Rafaela Mota Severo Mourarias; Édson Crisostomo
Texto: O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Autores(as): Rafaelle Stefane Elias Alves; Francisco Andre Silva Martins
Texto: POLÍTICA DA EJA NO CONTEXTO PANDÊMICO: DESAFIOS E ALGUMAS PERSPECTIVAS
Autoras: Rayanna Ceres Maciel de Miranda; Ana Paula Andrade
Texto: UMA CONSTRUÇÃO DA CATEGORIA GÊNERO: um percurso histórico pelas ondas do feminismo
Autores(as): Renata Janaína do Carmo; Daniela Oliveira Ramos dos Passos
Texto: PERSPECTIVAS DE TRABALHO DOCENTE PARA AS MESTRAS E DOUTORAS NEGRAS NO BRASIL: algumas reflexões
Autor: Silvio Luiz Gomes de Amorim
Texto: A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FERRAMENTA DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Autores(as): Simone Mendes de Almeida Pardini; Irlen Antônio Gonçalves
Texto: OS REPERTÓRIOS DISCURSIVOS DE VIRGÍLIO MARTINS DE MELLO FRANCO SOBRE INSTRUÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL
Autores(as): Thiago Eduardo Freitas Bicalho; Raquel Quirino
Texto: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO AGENCIAMENTO DE VIAGENS: Entraves das Desigualdades de Sexo nas Carreiras
Autores(as): Vanessa Fernandes Biondini; Daniela Oliveira Ramos dos Passos
Texto: O “NOVO ENEM” E O ANTIGO ABISMO EDUCACIONAL
e-BOOK
Este e-book que apresenta um dos resultados da parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/UEMG) e em Educação Tecnológica do Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais PPGET/CEFET-MG). Nele, reunimos uma coletânea de estudos recentes de investigadores de diferentes universidades do país que se têm voltado para a pesquisa no campo da Educação e da Educação Tecnológica e Profissional.
Acesse o e-book AQUI.