Área de Concentração: Educação e Formação Humana
O Curso de Mestrado é integralizado com 26 (vinte e seis) créditos, compreendendo uma carga horária total de 390 (trezentos e noventa) horas. Cada crédito-disciplina corresponde a 15 (quinze) horas de trabalho. A integralização dos 26 créditos deverá acontecer conforme descrito abaixo:
Núcleo de disciplinas obrigatórias gerais:
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Educação
Carga Horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Análise e discussão de diferentes abordagens epistemológicas da pesquisa em educação, considerando o diálogo e a interação entre os diferentes campos do conhecimento. Problemáticas, métodos de pesquisa e suas contribuições para pensar a educação, formal e não formal, tendo como referência os aspectos éticos, políticos, culturais e epistêmicos da formação humana no conjunto da sociedade e educação.
Disciplina: Educação e Formação Humana
Carga Horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Diálogo interdisciplinar sobre os processos de formação humana na sociedad contemporânea. Relação entre sociedade, política, cultura e processos educativos.
Disciplina: Atividades de Comunicação Científica (ACC)
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Ementa:Como “Atividades de Comunicação Científica”(ACC) consideram-se válidas, para fins de aproveitamento no Curso, a comunicação científica formal, que se dá por meio de comunicação escrita – livros, periódicos, obras de referência em geral, relatórios técnicos, revisões de literatura etc., bem como a informal que ocorre por meio de comunicação oral em conferências, colóquios, seminários e congêneres, internos e externos ao Programa, com publicação em Anais, durante o período de integralização de créditos, mediante apresentação de documentação comprobatória à Secretaria do Programa. Como atividade formativa obrigatória para o mestrando, deverá anteceder a defesa pública da dissertação.
Disciplina: Elaboração e Defesa da Dissertação
Carga Horária: 90
Créditos: 6.0
Ementa: A elaboração e a defesa pública da dissertação estão previstas para ocorrer no segundo ano do Curso
Núcleo de disciplinas obrigatórias por linha:
Disciplina: Seminário de Pesquisa
Carga Horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Estudo e discussão de pesquisas em cada Linha de Investigação. Levantamento e análise da produção de pesquisas em educação com referência a temas, período, localização, abordagem teórico-metodológica. Principais referências teóricas para a pesquisa educacional, especificamente as utilizadas em cada Linha de Investigação. Discussão dos projetos de pesquisa e orientações epistemológicas, teóricas e metodológicas para o seu desenvolvimento.
Disciplina: Tópicos Especiais em Educação
Carga Horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Discussão de temas relevantes e pertinentes aos projetos de pesquisa, identificados a partir do levantamento de temáticas específicas do campo da educação e da formação humana. Desenvolvimento de estudos bibliográficos e discussão de práticas de pesquisa relacionadas a essas temáticas.
Núcleo de disciplinas optativas:
Disciplina: A linguagem do cinema e questões pedagógicas: elementos para uma educação do olhar
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Relação entre cinema e educação. Reflexão sobre questões políticas, filosóficas, sociológicas, antropológicas, artísticas e educacionais. Formação de agentes multiplicadores do pensamento crítico. O início da História do Cinema. Radiografia do cinema dominante: concepções e métodos, como crítica cinematográfica e educacional. Sujeitos e temas da educação no cinema: a infância, a juventude e a diversidade cultural. Análise de filme em como manifestação estética e/ou como ilustração, confirmação, variante ou negação do que pode ser trabalhado na escola.
Disciplina: Aspectos Sociológicos das Práticas de Leitura
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: As práticas de leitura como atividade cultural e social. Perspectiva histórica da leitura no mundo ocidental. Pesquisas em sociologia da leitura. As práticas de leitura dentro e fora da escola. Letramento e iletrismo. O lugar da leitura e da literatura no universo escolar: concepções, planejamentos e práticas. O uso de bibliotecas. Políticas públicas de leitura.
Disciplina: Construção do conhecimento,aprendizagem e práticas educativas
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Perspectivas e concepções teóricas sobre construção de conhecimento, aprendizagem e práticas educativas. Relações e tensões entre cognição, aprendizagem e ensino. A pesquisa em construção de conhecimento, aprendizagem e práticas educativas: possibilidades e limites. Espaços e processos educativos formais e não-formais e variáveis contextuais. A linguagem e a construção de conhecimento, aprendizagem e práticas educativas.
Disciplina: Cultura, memória e educação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Potencialidades narrativas, educativas e investigativas das dinâmicas culturais na contemporaneidade. Inter-relações conceituais entre cultura, memória e patrimônio. Papel da memória e das narrativas como suporte metodológico de pesquisas em educação. Contribuições da memória social e cultural nas pesquisas sobre educação e formação humana.
Disciplina: Educação popular e formação humana: paradigmas e atores
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: A historicidade do constituir humano e a teoria pedagógica: educação e cultura, matrizes críticas de teoria pedagógica. Relações com a superação de exclusões educacionais e sociais. A pluralidade dos tempos, espaços e relações nos processos de constituição humana. A prioridade das vivências existenciais na formação dos seres humanos como sujeitos culturais, sociais, éticos, coletivos, espaciais, históricos, de memória. Educação em contextos urbanos e rurais: estudo de padrões socioculturais de populações residentes com ênfase em relações educacionais, de classe, étnicas e familiares. A educação popular e sua pedagogia numa leitura ampliada a partir de Paulo Freire.
Disciplina: Educação, trabalho e formação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Trabalho e educação na sociedade contemporânea. Relações entre trabalho, educação, e formação de professores na sociedade contemporânea. Paradigmas das investigações sobre prática educativa, trabalho e profissão docente. O papel do professor no processo educativo escolar. A problemática das competências e de certificação para o magistério na sociedade capitalista contemporânea. Trabalho docente no Brasil. Formação de educadores e de profissionais da educação.
Disciplina: Fronteiras do pensamento
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Análise à predominância da filosofia idealista no campo da educação e de seus posicionamentos dogmáticos. Crença religiosa e suas sombrias consequências num mundo fraturado pelas bandeiras dos deuses. Etnocentrismo, difundido pela historiografia ocidental, e o consequente “roubo”, perpetrado pelo Ocidente, das conquistas de outras culturas. Equívocos na sociedade moderna, nas suas instituições e nos seus métodos e a emergência de barbarismos. Violência na modernidade, sobretudo no campo educacional, alimentando discriminações, violência física e morte. Hegemonia da ciência masculina e os novos desafios da equidade de gêneros. Eixo da colonização epistêmica presente na relação colonial de exploração e dominação presente nas pesquisas em educação. Relação entre a abordagem crítica, a leitura dos filmes e a passagem ao ato da criação cinematográfica.
Disciplina: História da Educação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: As concepções teórico-metodológicas da historiografia contemporânea e a história da educação. O problema das fontes na pesquisa histórica. A constituição da historiografia da educação brasileira e sua configuração atual. A escrita da história da educação: temas, objetos e arquivos.Tendências da pesquisa em história da educação no Brasil. Procedimentos metodológicos na análise de documentos impressos.
Disciplina: Infância, sociedade e educação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Os diferentes campos do conhecimento e a infância: abordagens e perspectivas; Conceito de infância como construção social; A ideia de infâncias; Infância como tempo de formação humana; Políticas públicas para a infância; Infância, família e escola; Educação infantil como componente da educação básica. O cuidado e suas abordagens. O cuidado como elemento da educação.
Disciplina: Movimentos sociais, formação humana e educação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Perspectivas teóricas das ações coletivas e dos movimentos sociais; a construção de identidades sociais; experiência social como categoria analítica para a compreensão da ação social; o caráter educativo dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil; movimentos sociais e educação; mobilização social, identidade política e formação humana; o sujeito social.
Disciplina: Questões contemporâneas na formação de profissionais da educação
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Análise dos paradigmas que orientam a formação dos profissionais da educação. As inter- relações entre classe, gênero e raça na formação de professores - a categoria docente. O processo de trabalho pedagógico de professores e de profissionais da educação e as dimensões da proletarização e da profissionalização. Questões de formação e profissão na educação brasileira contemporânea.
Disciplina: Políticas públicas para a educação brasileira
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Relação entre Estado, sociedade e Educação. Educação e democratização da sociedade. Políticas públicas para a educação básica e superior no Brasil. Modelos de gestão da educação e da escola: teorias e experiências concretas. Políticas públicas de formação de gestores. Financiamento da educação brasileira e seus condicionantes históricos. Especificidades da gestão sócio-educacional e da educação não formal.
Disciplina: Sociologia da educação: tendências e debates na contemporaneidade
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico de autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais. Escola, classes sociais e educação. Construção da realidade social pela escola.
Disciplina: Tecnologias, práticas educativas e formação do educador
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Revoluções científicas e tecnológicas repercutindo em mudanças e tendências do comportamento e do desenvolvimento socioeconômico-cultural. Novos paradigmas epistemológicos, tecnológicos e políticos e prática educativa. Referenciais teóricos relacionada à aprendizagem com o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Metodologia Interacionista/construtivista. Formas de utilização de tecnologias de informação e comunicação na educação. Comunidade Virtual de Aprendizagem/formação. Redes de formação de educadores.
Disciplina: Seminários de temas contemporâneos
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: Discussão de temas contemporâneos e fundamentais a uma compreensão atualizada da educação em geral e especificamente da educação e formação humana. Desenvolvimento de estudos de aprofundamento teórico-metodológico sobre temas emergentes na prática social e educacional.
Disciplina: Subjetividade, constituição do sujeito e formação humana
Carga horária: 45
Créditos: 3.0
Ementa: O enfoque sócio histórico: pressupostos teórico-metodológicos e filosóficos. A teoria sócio histórica dos processos psicológicos superiores. Identidade do ser humano e da cultura e concepções educacionais na contemporaneidade. Educação e perspectivas culturais para o processo de formação humana e de aprendizagem. Constituição do sujeito e subjetividade: questões teóricas e metodológicas. Contribuições e implicações para a educação e para a formação de professores.