Os Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEs) da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/UEMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG), em regime de parceria acadêmica e interinstitucional realizam o “7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente” e o “II Simpósio Educação, Formação e Trabalho”.
O evento integra o debate acerca da formação humana nas relações específicas com o trabalho e a educação, tomando como ponto de partida a concepção do ser humano em processo de fazer-se humano e de agir onde encontra-se inserido. Nesse processo são fundamentais o trabalho e a educação. A formação humana envolve elementos constitutivos da individualidade, mas não se realiza sem atividade transformadora das relações com a natureza e os outros homens. Desafiados pela natureza com seus próprios princípios, homens e mulheres, no e pelo trabalho, a dominam, apreendem suas leis para posteriormente modificá-las e agem para incorporar essas transformações nas suas vidas.
O 7º Seminário e o II Simpósio buscam, portanto, dar continuidade a um espaço de reflexões, debates e estudos sobre temas e questões relevantes da Educação, sobretudo no âmbito das políticas públicas, seus desafios, demandas e perspectivas, com vistas a instigar a realização de novos estudos e pesquisas que possam contribuir, não somente para avançar o conhecimento, como também para estimular a busca pela melhoria da qualidade da educação no país.
É fundamental, em especial nesse momento histórico tão atribulado, trazer para o debate temáticas caras ao campo da educação e que perpassam o processo de formação humana e a dimensão do trabalho, apresentadas e discutidas por intelectuais, estudiosos e pesquisadores com trajetória e reconhecida experiência acadêmica e profissional nesse campo.
Assim, estão em pauta o enfrentamento dos desafios postos à Pós-Graduação brasileira, a discussão sobre perspectivas investigativas, nesse contexto, as reflexões sobre os desafios da educação profissional e as possibilidades relacionadas às tecnologias, em termos do seu uso, seu desenvolvimento e seu estudo. Nessa direção, retomaremos os debates sobre: as políticas para o Ensino Médio; sobre as relações étnico-raciais, numa perspectiva histórica; e, ainda, adentraremos os espaços de divulgação da ciência e tecnologia que extrapolam os ambientes escolares. Além disso, coloca-se como obrigatório, o retorno ao tema da educação como um direito humano e constitucional, como um bem que deve ser defendido e assegurado a toda a população brasileira.
O evento é aberto a todo o público, particularmente aquele que se interessa pela temática da Educação e, especialmente, a professores (as) do Ensino Superior e da Educação Básica, pesquisadores(as) e estudante da pós-graduação e da graduação.
Sejam muito bem-vindos (as)!
Anais Eletrônicos
ISSN 2675-0376
A Comissão Organizadora do Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, e do Simpósio Educação, Formação e Trabalho, apresenta os Anais eletrônicos que reúnem o conjunto das investigações apresentadas durante os eventos nas “Sessões de Comunicação Oral de Pesquisa”.
Estes Anais contêm o conjunto das investigações apresentadas nas “Sessões de Comunicação de Pesquisas” do Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e Simpósio Educação, Formação e Trabalho. Esse evento é uma das ações da parceria consolidada entre o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/ UEMG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGET/CEFET-MG).
O evento tem como objetivo promover o aprofundamento das reflexões e debates sobre a educação, a formação profissional e as políticas públicas, bem como fortalecer os laços de cooperação e interação entre programas de pós-graduação do país, além da integração com a graduação. Para sua realização contou com conferências, mesas-redondas, simpósios e sessões de comunicação de pesquisa no formato de comunicação oral e de pôsteres, voltados para a comunidade acadêmica e para os demais interessados no debate educacional.
Acesse os Anais eletrônicos:
7º - EIXO I – CULTURAS, MEMÓRIAS E LINGUAGENS EM PROCESSOS EDUCATIVOS
7º - EIXO II – TRABALHO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
7º - EIXO III – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO INTEGRADO
Programação
23/04/2019
Credenciamento: 8h às 12h
Local: Escada de acesso ao Auditório do Prédio Principal, Campus II
Horário: 8h30min às 12h
8h30min – Cerimônia de Abertura
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
9h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Pós-Graduação em Educação no Brasil: novos cenários, seus desafios e perspectivas”
– Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza (UFPR)
11h às 12h – Sessão de Comunicação de Pesquisa: apresentação de Pôster
Local: Área de convivência do Prédio 20
Horário: 13h30min às 19h30min
13h30min às 16h30min – Sessão de Comunicação Oral de pesquisas
16h30min às 18h30min – MESA-REDONDA 1: Narrativas nas pesquisas educacionais: contexto, análise e experiência
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
Ementa: A mesa tem como proposta discutir as potencialidades das narrativas nas pesquisas educacionais, chamando a atenção para a necessidade e o cuidado de inseri-las nos contextos socioculturais dos quais emergem e se vinculam. Pretende mostrar como a hermenêutica pode enriquecer os processos de análise e interpretação das narrativas e apontar experiências inovadoras de pesquisa que revelam o potencial criativo do campo biográfico-narrativo.
Palestrantes:
– Profa. Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM)
– Profa. Dra. Inês Assunção de Castro Teixeira (UFMG)
– Fábio Mesquita (Mestrando PPGE/UEMG)
– Coord.: Profa. Dra. Karla Cunha Pádua (UEMG)
18h30min às 19h30min – Lançamento de livros
24/04/2019
Credenciamento: 8h às 12h
Local: Escada de acesso ao Auditório do Prédio Principal, Campus II
Horário: 8h30min às 12h
8h30min às 11h – SIMPÓSIO I: Os intelectuais como pensadores da Educação Profissional no Brasil
Local: Auditório 201, Prédio 20
Ementa: O Simpósio propõe abordar os intelectuais como pensadores da educação profissional, a partir da perspectiva dos mediadores das políticas públicas e das iniciativas de implementação de ações que visaram instituir os espaços para a formação do trabalhador nacional. Para isso, tomará o intelectual como construtor de ideias que objetivavam intervir na vida social, produzindo novos comportamentos, sensibilidades e expectativas sobre o sujeito trabalhador republicano.
Palestrantes:
– Profa. Dra. Carolina Mostaro Neves da Silva (Colégio São Domingos – SP)
– Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG)
– Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa (CEFET-MG)
– Med.: Profa. Dra. Vera Lúcia Nogueira (UEMG)
Horário: 13h30min às 18h30min
13h30min às 16h30min – Sessão de Comunicação Oral de pesquisas
16h30min às 18h30min – MESA-REDONDA 2: Filosofia da Tecnologia: desafios e possibilidades?
Local: Auditório 201, Prédio 20
Palestrantes:
– Prof. Dr. Gilmar Evandro Szczepanik (UNICENTRO-PR)
– Prof. Dr. Bruno Vasconcelos de Almeida (PUC-MG)
– Fernanda Thayná Silva (Mestranda PPGET/CEFET-MG)
– Coord.: Prof. Dr. Luiz Henrique de Lacerda Abrahão (CEFET-MG)
25/04/2019
Horário: 9h às 12h
9 h às 11h – MESA-REDONDA 3: Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: implicações para a Educação Básica brasileira
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
Ementa: A mesa tem o objetivo de expor análises articuladas sobre a Reforma do Ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular, tendo como pano de fundo a proposição, a elaboração e a aprovação destas duas políticas educacionais, bem como o teor delas e possíveis efeitos nas dimensões organizacional dos sistemas e escolas, teórica e metodológica e da formação humana, na oferta da educação básica.
Palestrantes:
– Profa. Dra. Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES)
– Profa. Dra. Cirlene Cristina de Sousa (UEMG)
– Profa. Dra. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG)
– Ms. Danilo Marques Silva – (Egresso PPGE/UEMG)
– Coord.: Profa. Dra. Rita de Cássia Oliveira (UEMG/Barbacena)
11h às 12h – Peixes | Espetáculo Teatral
Texto, direção e interpretação: Ana Regis
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
Sinopse:
Cláudia, 47 anos, professora. Conviveu com a violência doméstica e moral ao longo da vida.
Um dia, Cláudia, quebra a ordem das coisas e se liberta do ciclo de violência do qual faz parte.
Cláudia não é uma estatística. Cláudia é uma consequência social.
Horário: 14h às 18h30min
14h às 16h – Sessão de Comunicação Oral de pesquisas
16h às 18h30min – SIMPÓSIO II: Educação e relações étnico-raciais: desafios históricos e perspectivas
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
Ementa: O acesso da população negra à educação tem sido resultado de um conjunto de lutas e mobilizações empreendidas por organizações do movimento negro ao longo de nossa história. Como dimensão integrante das lutas pelo direito à educação, encontra-se um conjunto de proposições que visam enfrentar o problema do racismo, que se apresenta como traço estrutural de nossas formas de sociabilidade. Esse Simpósio tem a intenção de abordar esse problema a partir de uma perspectiva histórico-sociológica de modo a refletir sobre as implicações desse problema para a configuração de uma educação das relações étnico-raciais concebida a partir de uma perspectiva escapatória.
Palestrantes:
– Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP)
– Profa. Dra. Patrícia Maria de Souza Santana (SMED)
– Prof. Dr. José Eustáquio de Brito (UEMG)
– Med.: Profa. Dra. Santuza Amorim da Silva (UEMG)
26/04/2019
Horário: 9h às 12h
9h às 11h – MESA-REDONDA 4: Divulgação científica: investigações e ações educativas em espaços formais e espaços não formais
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
Ementa: A mesa redonda “Divulgação científica: investigações e ações educativas em espaços formais e não formais” tem por objetivo apresentar e discutir exemplos de práticas educativas que, na interface com a pesquisa, lidam com características, especificidades, desafios e funções dos processos de popularização, socialização e divulgação do conhecimento científico. Para tanto, pretende-se abordar questões ligadas à articulação entre Arte, Ciência e Tecnologia, às representações sociais envolvendo processos de consumo e comunicação em ciências, e ao papel social dos museus de ciências na divulgação científica e tecnológica.
Palestrantes:
– Profa. Dra. Cláudia Gomes França (CEFET-MG)
– Profa. Dra. Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (UEMG)
– Délcio Julião Emar de Almeida (Doutorando PPGD/UEMG)
– Coord.: Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry (CEFET-MG)
11h às 12h – Sessão de Comunicação de Pesquisa: apresentação de Pôster
Local: Área de convivência do Prédio 20
Horário: 14h às 18h30min
14h às 16h30min – Sessão de Comunicação Oral de pesquisas
16h30min – Encerramento
Local: Auditório do Prédio Principal, Campus II
CONFERÊNCIA: Direito à Educação e Obrigatoriedade Escolar
– Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MINAS)
Palestrantes
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Pós-Graduação em Educação no Brasil: novos cenários, seus desafios e perspectivas – 23/04/2019 às 8h30min
Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza (UFPE) – Lattes
Possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE (2014-2016); é Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES; foi editor do Jornal de Políticas Educacionais (desde 2007) e da Educar em Revista (2018); foi coordenador da região Sul do Fórum de Editores de Periódicos na área da Educação (FEPAE-Sul). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2010); Chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2001-2003); Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia (2012-2014) da UFPR. Atuou por vários anos na educação básica. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.
MESA-REDONDA: Narrativas nas pesquisas educacionais: contexto, análise e experiência – 23/04/2019 às 16h30min
Profa. Dra. Valeska Fortes de Oliveira (UFSM) – Lattes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), criado em 1993 e consolidado no CNPq. Realiza junto com o Grupo GEPEIS projetos de formação cultural no âmbito da UFSM e fora dela: Ouvindo Coisas: outras formas de estar juntos e Cirandas do Imaginário. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa no CNPq até 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM de 1998 até 2001. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. Coordena a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisa e desenvolve estudos e investigações no campo do imaginário social com o foco nas narrativas de vida de professores. Tem desenvolvido estudos e pesquisas focadas no cinema e formação de professores. Integra a Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual – KINO. Coordenadora do GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPED na gestão 2014-2015. Parecerista ad hoc do GT08 Formação de Professores. Coordena no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, convênios com a Argentina, o México e Chile no âmbito da UFSM e participa como integrante da Associação de Universidades Grupo Montevideo no Nùcleo Disciplinar Educação para a Integração. É membro da Associação Iberoamericano de Docência Universitária (AIDU) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Pesquisadora da Rede GEU UFSM – Grupo de Estudos sobre Universidade / UFSM. Membro da Associação Internacional de Pesquisa (Auto). Biográfica (Biograph).
Profa. Dra. Inês Assunção de Castro Teixeira (UFMG) – Lattes
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG (1973); Mestre em Educação pela UFMG (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1998; realizou seu Pós-Doutorado I na Universidade de Barcelona em 2005 e o Pós-Doutorado II na Universidade Metropolitana Autônoma do México e na FE/USP em 2014. É Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da FaE/UFMG e do PROMESTRE/FaE/UFMG. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação. É co-organizadora da Coleção “Educação, Cultura e Cinema” (ed. Autêntica) e da seção Educar o Olhar da Revista Presença Pedagógica. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFMG. Membro da KINO – Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual. Em seus estudos, pesquisas, na docência e na extensão tem analisado temáticas da condição docente e das vidas dos/as professores/as, dos tempos escolares e tempos docentes (experiência, uso e distribuição do tempo), bem como discussões relativas ao gênero e às mulheres, em especial. Mais recentemente tem se dedicado a estudos e projetos de trabalho de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Docência e cinema. É professora pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema. Participa do Programa de Ações Afirmativas da UFMG e de Comitês Científicos de Revistas, Eventos e Associações. Dedica-se à formação de professores e de novos pesquisadores no campo das ciências humanas e sociais como orientadora de monografias, de iniciação científica, de mestrado e de doutorado.na graduação e pós-graduação. É pesquisadora do CNPq há vários anos, mediante bolsa de produtividade em pesquisa.
Fábio Júnio Mesquita (Mestrando PPGE/UEMG) – Lattes
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (2014), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é estudante do grupo de pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, vice-delegado estadual do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais e faz estágio docência na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, culturas, black bloc, juventudes e escola.
SIMPÓSIO: Os intelectuais como pensadores da Educação Profissional no Brasil - 24/04/2019 às 8h30min
Profa. Dra. Carolina Mostaro Neves da Silva (Colégio São Domingos – SP) – Lattes
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área temática “História da Educação e Historiografia” (2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História da Educação (2010). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Integrante do Grupo de Pesquisa: Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações, da FEUSP. Professora de História do Ensino Médio do Colégio São Domingos-SP. Na área de pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: elites, intelectuais, imprensa e educação.
Prof. Dr. Irlen Antônio – Gonçalves (CEFET-MG) – Lattes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história dos intelectuais, história da educação profissional, ensino técnico primário, práticas escolares e formação docente.
Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa (CEFET-MG) – Lattes
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1985), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Geociências da UFMG (2004/2005). É professor associado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atuo no Mestrado em Educação Tecnológica, em cursos de graduação e no ensino técnico de nível médio. Os estudos e pesquisas têm se concentrado, nos últimos anos, em questões relativas à presença americana na educação profissional brasileira e nas relações entre Educação Profissional e Educação Ambiental, com destaque para as questões relativas à sustentabilidade. Na abordagem desses dois temas busca aproximações entre a Sociologia, a Filosofia e a História da Educação.
MESA-REDONDA: Filosofia da Tecnologia: desafios e possibilidades? – 24/04/2018 às 18h30min
Prof. Dr. Gilmar Evandro Szczepanik (UNICENTRO-PR) – Lattes
Professor adjunto no departamento de Filosofia da Unicentro/PR. Doutor em Filosofia junto ao programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou parte da pesquisa através do doutorado sanduíche através da bolsa CAPES na Universidade de Sevilha (Espanha). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Tem experiência em Ensino Superior. Desenvolve pesquisas em filosofia da ciência, principalmente sobre metodologia, progresso e racionalidade. Seu foco principal são questões relacionadas à filosofia da tecnologia, explorando, por exemplo, as relações entre ciência e tecnologia, a função do design tecnológico, a racionalidade o progresso tecnológico. É tutor PET/Filosofia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Paraná.
Prof. Dr. Bruno Vasconcelos de Almeida (PUC-MG) – Lattes
Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2016; UFMG 2014). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP 2010), Programa de Psicologia Clínica, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Subjetividades Contemporâneas. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP 2005). Especialista em Saúde Mental: Família e Comunidade (PUC Minas 2001) e Administração de Serviços de Saúde (UNAERP 2000). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas – Fundação Mineira de Educação e Cultura – de Belo Horizonte – Minas Gerais (FCH-FUMEC 1991). Professor Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Psicologia (Cursos de Psicologia e Comunicação, Campus Coração Eucarístico, e Curso de Direito, Praça da Liberdade). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação Social da PUC Minas (PPGCOM PUC MINAS), durante o ano de 2017. Possui uma gama diversificada de experiências ao longo da vida profissional, com relevância para a clínica, a psicologia social, a psicologia do consumo, a saúde pública e a docência. Os campos de pesquisa e atuação contemplam a clínica contemporânea, a saúde coletiva, o pensamento de Deleuze e Guattari, a esquizoanálise e a filosofia da diferença, processos de subjetivação e a questão homem máquina, processos de midiatização e tecnologias. Integra, na qualidade de pesquisador, o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC – FAFICH – UFMG). Integrante do grupo de trabalho CLACSO: Espaços Deliberativos e Governança Pública. Membro do GT Filosofia da Técnica e da Tecnologia (ANPOF). Além do trabalho na Universidade, com pesquisa, ensino e extensão, atua como psicólogo e acompanhante terapêutico.
Fernanda Thayná Silva (Mestranda PPGET/CEFET-MG) – Lattes
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada, no ano de 2017, no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo CEFET-MG. Graduada, no ano de 2015, em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Defendeu Monografia como Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação do Prof. Dr. Valter Lúcio de Pádua no ano de 2015.
MESA-REDONDA: Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: implicações para a Educação Básica brasileira – 25/04/2019 às 9 horas
Profa. Dra. Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES) – Lattes
Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; é orientadora do mestrado e doutorado. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Foi Secretária adjunta da ANPEd (gestão 2009-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; gestão escolar; trabalho docente; ensino médio e educação profissional; política e planejamento educacional.
Profa. Dra. Cirlene Cristina de Sousa (UEMG) – Lattes
Professora da Pós-graduação (Mestrado) e do curso de Graduação (Pedagogia) na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), especialização em Comunicação E Culturas pela PUC-SP, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho – Portugal (2013). É pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG. Desenvolve sua pesquisa nas áreas de educação, linguagens, cultura midiática e juventudes, ensino Médio e políticas educacionais juvenis, escola e diversidades, comunicação e educação, formação de professores e pesquisa em educação.
Profa. Dra. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG) – Lattes
Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG), Chefe do Departamento de Educação (DEDU). Professora no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – PROEJA, pelo CEFET-MG, 2006. É Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Concluiu seu doutoramento em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana, UFU e no CEFET-MG é integrante dos grupos de pesquisa: “Igualdade e Relações de Gênero em áreas de Ciência e Tecnologia” e “Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico” (PETMET). Na área de gestão foi Diretora do CEFET-MG Unidade Contagem e Coordenadora Geral de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio quando instituiu a comissão de avaliação da EPTNM (CPAEPT). Participa de projetos de extensão que visam a conexão da instituição escolar com a comunidade, seja por meio de minicursos, palestras, oficinas ou trabalhos de assessoria pedagógica. Pesquisa e escreve sobre: organização histórico-sócio-cultural do currículo escolar, educação profissional e tecnológica, formação de professores para a educação profissional e tecnológica, igualdade e relações de gênero nas áreas científicas e tecnológicas.
Ms. Danilo Marques Silva – (Egresso PPGE/UEMG) – Lattes
Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da UFMG, esse indexado no Diretório de Grupos de Pesquisa/Plataforma Lattes/CNPq.
ESPETÁCULO TEATRAL: Peixes, com Ana Regis – 25/04/2019 às 11h
Ana Regis – Peixes
Atriz e professora de teatro, além de atuar como dramaturga, diretora e produtora de elenco para cinema e publicidade. Graduada em Letras pela UFMG, o caminho do teatro e da dramaturgia já tinha sido escolhido por ela para seguir “fazendo vida pela arte”.
Como atriz, participou de oficinas, integrou a Companhia Cínica, atuou em espetáculos diversos e essa experiência acabou desaguando na dramaturgia. A participação na Oficina de Dramaturgia do Galpão Cine Horto gerou o convite para o atuar com o audiovisual, o cinema e a publicidade, trabalho ancorado na docência com o teatro.
Como produtora de elenco, atuou em diversos comerciais e, no cinema, nos seguintes longas metragens: Vida de Menina (2003), de Helena Solberg; Depois daquele baile (2004), de Roberto Bomtempo: Mutum (2005), de Sandra Kogut; 5 frações de uma quase história (2006), de Cristiano Abud, Cris Azzi, Tales Bahia, Lucas Gontijo, Armando Mendz e Guilherme Fiúza; Fronteira (2006), de Rafael Conde; A hora e a vez de Augusto Matrága (2009), de Vinícius Coimbra; O menino no espelho (2011), de Guilherme Fiúza; e O homem na multidão (2012), de Cao Guimarães e Marcelo Gomes.
A função de produtora de elenco é deixada para trás e Ana privilegia o trabalho de atriz e de professora de teatro. Peixes é fruto dessa trajetória e do trabalho da atriz, diretora e escritora, um mergulho no universo das histórias de violência doméstica e moral ao longo da vida de várias mulheres, personificadas na personagem Cláudia: professora de 47 anos, detida em um manicômio judiciário, onde, durante uma consulta médica psiquiátrica, conta sua história.
Premiada em 2018, nas categorias Melhor Atriz e Melhor Texto Original, no IV Prêmio Copasa-Sinparc de Artes Cênicas, único prêmio de teatro do estado de Minas Gerais, Ana Regis conduz Peixes para além da sua trajetória artística. Com função social importantíssima, o tema da violência contra a mulher é levado para o campo da reflexão crítica, formadora de opinião, em projetos que abarcam, não só o contexto das instituições educacionais, em geral, mas também os vários ambientes de trabalho, socioculturais, em escolas e empresas.
Ainda em 2018, Peixes foi selecionado para o Festival Internacional de Teatro (FIT-BH) e no edital Cena Plural, da PBH. Em 2019, Ana Regis foi convidada a se apresentar durante a Semana do Teatro, na Fundação Cassiano Ricardo, em São José dos Campos/SP; selecionada para o Festival Iberoamericano de Teatro de Logroño (FITLO), na Espanha, a ser realizado no mês de setembro; e convidada para o 7º Seminário/II Simpósio, nesta oportunidade.
SIMPÓSIO: Educação e relações étnico-raciais: desafios históricos e perspectivas – 25/04/2019 às 16 horas
Prof. Dr. Marcus Vinícius Fonseca (UFOP) – Lattes
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-doutorado em Educação na UFMG (2009) e USP (2014). Atualmente, é professor Adjunto IV do Departamento de Educação da UFOP, onde também atua como professor do Programa de Pós-graduação em Educação desta mesma universidade. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (PPM-FAPEMIG).
Profa. Dra. Patrícia Maria de Souza Santana (SMED) – Lattes
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, Mestre em Educação – FAE/ UFMG. Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. É integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NERA/UFMG e do Programa Ações Afirmativas na UFM. Atua como consultora do Ação Educativa (SP) e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Escritora. Docente na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e do Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola – Programa Ações Afirmativas/UFMG/MEC/SECADI; Foi bolsista REUNI no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas na UFMG (2012-2015). Especialista na área de Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação Infantil, gestão escolar, Educação quilombola , Educação indígena.
Prof. José Eustáquio de Brito (UEMG) – Lattes
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1988), possui especialização em Administração nas áreas de Teoria das Organizações e Gestão de Recursos Humanos pela UFMG (1994) e em Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da UNICAMP (1995). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003). Com o apoio do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, doutorou-se em Educação pela FaE-UFMG (2008), tendo feito estágio de doutoramento (Doutorado Sanduíche) no Institute d’Ergologie de l’Université de Provence, em Aix-en-Provence, França (2007). Tem experiência de ensino no campo da formação docente nas disciplinas “Metodologia de Pesquisa em Educação” e “Educação e Relações Étnico-Raciais”. Tem se dedicado à pesquisa na área de Educação tematizando as dimensões do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais. Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER) da FaE-UEMG sendo um dos formuladores do projeto que instituiu esse Núcleo. Integra o quadro de associados da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É membro do quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana”, da FaE-UEMG. Eleito para ocupar o cargo de vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais para a gestão 2014 – 2018. Ao longo desse período, coordenou o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, responsável, dentre outros, por debater e deliberar sobre projetos curriculares dos cursos mantidos pela UEMG. Integra o quadro dirigente da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), onde exerce o cargo de vice-presidente da entidade.
MESA-REDONDA: Divulgação científica: investigações e ações educativas em espaços formais e espaços não formais – 26/04/2019 às 9 horas
Profa. Dra. Cláudia Gomes França (CEFET-MG) – Lattes
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2013), Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2006), graduada em Belas Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (1990). Professora da Coordenação de Artes do CEFET-MG. Atua nas áreas de Museologia, Educação Tecnológica, Divulgação Científica, Design e Concepção de Exposições de Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Projeto “Ciência, Café e Cultura” do CEFET-MG. Pesquisadora sobre Comunicação Pública da Ciência nos Cafés Científicos com ênfase em contextos complexos, Cultura Maker, Laboratórios Transdisciplinares e articulações entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Profa. Dra. Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (UEMG) – Lattes
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais e pesquisadora do Centro de Estudos em Design da Imagem, e integrante do Grupo de Pesquisa Presente Y Futuro Del Diseño, da Universidad de Palermo, Argentina. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG. Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Tem experiência Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional e divulgação científica. Bolsista FAPEMIG.
Délcio Julião Emar de Almeida (Doutorando PPGD/UEMG) – Lattes
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (concluído em 1997), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET (concluído em 2012) e está em processo de doutoramento em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (iniciado em 2016). Atualmente é pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa em Modelos, Metáforas e Analogias na Tecnologia, Educação e Ciências – AMTEC/CNPq – CEFET-MG e do Grupo de Pesquisa Design e Processos Sociais – CNpq/UEMG. Atua como professor titular no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH e na Faculdade Promove de Sete Lagoas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em design gráfico, executando projetos principalmente nos seguintes temas: design, branding, comunicação, publicidade e linguagem visual.
ENCERRAMENTO – Conferência: Direito à Educação e Obrigatoriedade Escolar – 26/04/2019 às 16h30
Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (PUC-MINAS) – Lattes
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. A seguir, agora junto à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais. Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Em 2011 fez um estágio posdoutoral na UFRJ. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Também foi pró-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional. Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. Foi membro do Conselho Superior da CAPES e é Vice-presidente da SBPC. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. Pesquisador 1A do CNPq. É professor há 52 anos.
Inscrições
* Para fazer as inscrições, clique aqui. – encerradas em 08/04/2019.
** Em caso de dois trabalhos, o inscrito deverá submeter o segundo resumo, em formato WORD, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. seguindo todas as normas da primeira submissão (limite de caracteres, até 3 autores etc). – encerradas em 08/04/2019.
- • As inscrições para apresentação de trabalhos devem ser feitas conforme orientações específicas constantes do tópico "Normas";
• O valor da Taxa de inscrição para participação como ouvinte é de R$30,00;
• O valor da Taxa de inscrição para participação com apresentação de trabalho – comunicação oral – é de R$60,00;
• O valor da Taxa de inscrição para participação com apresentação de trabalho – pôster – é de R$40,00;
• Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.
PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO – ATÉ DIA 17/04/2019
- • O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em forma de depósito ou transferênciaem conta corrente no Banco Mercantil do Brasil:
- • Agência:0142
• Conta Corrente:02013407-8
Em nome da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECIT), CNPJ nº 01.166.492/0001-52.
- • A confirmação será feita através do envio do comprovante de depósito* para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
*O assunto deverá conter o CPF e NOME do inscrito e o comprovante anexado.
INSCRIÇÕES COMO OUVINTE – ATÉ E DURANTE O EVENTO
- • Secretaria do Mestrado em Educação da UEMG – Rua Paraíba, 232 – Funcionários – Belo Horizonte/MG – 13:30 às 17:30;
• Secretaria do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG – Avenida Amazonas 7675, Nova Gameleira, CEFET/MG, Campus II – 09:00 às 15:00;
• CEFET-MG – Dias do evento.
A Comissão Científica e Organizadora do 7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente” e o “II Simpósio Educação, Formação e Trabalho, divulga a relação final de resumos aprovados e não aprovados para apresentação de trabalhos nos dias do evento.
Acesse a relação dos aprovados clicando aqui.
Clique aqui para acessar a relação dos não aprovados.
Cronograma
Lançamento do evento: 14 de janeiro
Inscrição e submissão de resumos: De 1º de março a 8 de abril
Divulgação dos trabalhos aprovados: Até 16 de abril
Realização do evento: 23 a 26 de abril