Programação
PRÉ-SEMINÁRIO/SIMPÓSIO (22/04/2024 - Segunda-feira)
Workshop: Indagação narrativa autobiográfica. Uma experiência do desenvolvimento profissional na formação inicial docente.
Horário: 14h
Convidado: Prof. Dr. Ilich Silva-Peña (Universidade de Los Lagos)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
PRIMEIRO DIA (23/04/2024 - Terça-feira)
MANHÃ
Mesa de Abertura Oficial
Horário: 08h às 09h
Apresentação cultural: Violão das Gerais
Músicos:
Gustavo Silva Ramos (ESMU/UEMG)
Otavio Figueiredo Becker (ESMU/UEMG)
Horário: 9h às 9h15min
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Integridade Acadêmica e Ética em Pesquisa
Horário: 09h30min às 11h
Conferencista: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
TARDE
MESA-REDONDA I: Educação Inclusiva e os Desafios para o Ensino de Ciências e Tecnologias
Horário: 14h às 16h
Convidadas(os):
Prof. Dr. Aires da Conceição Silva (Instituto Benjamin Constant)
Profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Lima (CEFET-MG)
Profa. Ma. Vivian Caroline Farias (egressa)
Felipe de Castro Teixeira (PPGET/CEFET-MG)
Romário Francisco de Oliveira Teixeira (PPGET/CEFET-MG)
Coordenação: Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
Sessão de apresentação de pôsteres
Horário: 16h às 18h
SEGUNDO DIA (24/04/24 - Quarta-feira)
MANHÃ
Sessões de comunicação oral de pesquisas
Horário: 8h30min às 10h30min
SIMPÓSIO I: Reforma do Ensino Médio e impactos na EPT
Horário: 10h30min às 12h30min
Convidadas(os):
Prof. Dr. Domingos Leite Filho (UFF e Professor Titular aposentado UTFPR)
Profa. Dra. Lucília Regina Machado (Professora aposentada da FaE/UFMG)
Profa. Dra. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG).
Mediação: Profa. Dra. Terezinha Ribeiro Alvim (CEFET-MG)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
TARDE
Sessões de comunicação oral de pesquisas
Horário: 14h às 17h30min
Lançamento de livros
Horário: 18h às 19h
TERCEIRO DIA (25/04/2024 - Quinta-feira)
MANHÃ
Sessões de comunicação oral de pesquisas
Horário: 8h às 12h
TARDE
MESA-REDONDA II: Direitos Humanos, diversidades e Educação
Horário: 14h às 16h
Convidadas:
Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG)
Profa. Dra. Aline Choucair Vaz (UEMG)
Ms. Flávia Paola Felix Meira (Egressa UEMG. UFJF)
Coordenação: Prof. Dr. José Eustáquio Brito (UEMG)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
QUARTO DIA (26/04/2024 - Sexta-feira)
MANHÂ
Sessões de comunicação oral de pesquisas
Horário: 08h às 10h
SIMPÓSIO II: Inteligência artificial e pesquisas em Educação
Horário: 10h às 12h
Convidadas(os):
Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi (CEFET-MG)
Prof. Dr. Luciel Henrique Oliveira (PUC-Minas)
Profa. Dra. Amanda Tolomelli Brescia (UEMG)
Mediação: Profa. Dra. Juliana Soares Branco (UEMG)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
TARDE
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Militarização das Escolas
Horário:14h às 16h
Conferencista: Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos (UNB)
Local: Av. Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH/MG - Auditório Térreo
Convidadas(os)
Workshop Pré-Congresso: Indagação narrativa autobiográfica. Uma experiência do desenvolvimento profissional na formação inicial docente.
Prof. Dr. Ilich Silva-Peña (Universidade de Los Lagos e convidado UFOP)
Professor visitante da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisador e acadêmico no Departamento de Educação da Universidade de Los Lagos (Chile) e Coordenador da Área de Justiça Social e Formação Docente do Instituto Interuniversitario de Investigación en Educación IESED-Chile. Professor do Ensino Fundamental e Licenciado em Educação (Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, UMCE). Doutor em Ciencias da Educação (Pontificia Universidad Católica de Chile). Durante o seu doutoramento passou uma estadia no Universidad de Wisconsin-Madison. Atuou como convidado em Universidades da América Latina, Estados Unidos e Canadá. Autor de livros e dezenas de artigos acadêmicos, revisor de revistas científicas da América Latina, Estados Unidos e Nova Zelândia. Foi investigador principal em projetos financiados pela Fondecyt (Conicyt Chile), Fonide (Mineduc), Unicef y OEI. Realizou seu primeiro pós-doutorado na Universidade de Washington-Seattle. Pós-doutorado financiado por Becas Chile no Centre for Research for Teacher Education and Development, University of Alberta, Canadá.
Conferência de Abertura: INTEGRIDADE ACADÊMICA E ÉTICA EM PESQUISA
Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)
Pedagogo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL - Institute of Education (2004). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP (2013 a 2015). Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq (2017-2020) - CA-Ed. É Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária; Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da ANPEd. Membro da Red iberoamericana de investigación en Integridad Académica Red-IA). Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e sobre Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica.
MESA-REDONDA I (Cefet-MG): Educação Inclusiva e os Desafios para o Ensino de Ciências e Tecnologias
Prof. Dr. Aires da Conceição Silva
Doutor em Ciências e Química (UFRJ). Professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Insituto Benjamin Constant (IBC). Professor convidado do curso de Especialização em ensino de ciências da UERJ. Tem experiê4ncia na área de ensino de Química com ênfase na produção de material didático especializado para pessoas com defiência visual grave e cegas.
Profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Lima
Professora Titular do Departamento de Linguagem do CEFET-MG; Doutora em Linguística Teórica e Descritiva pelo POSLIN/UFMG. Coordenadora e integrante de projetos de pesquisa vencedores de prêmios, locais, regionais e nacionais, atua efetivamente na propagação do conhecimento linguístico e terminológico no campo das línguas orais e língua brasileira de sinais. Os estudos lexicográficos difundidos por Lima permitem à comunidade surda acesso fixo e permanente à língua, algo que, embora óbvio e essencial à vida humana não está, de fato e de modo assertivo, disponível ao sujeito surdo. Atualmente, coorienta no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.
Profa. MSc. Vivian Caroline Farias
Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Bacharel em Fisioterapia pela Unifacear, Licenciada em Biologia e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Especialista em Educação Inclusiva e em Tutoria de Ensino à Distância e em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano. Participa do Grupo de Estudos em Metáforas, Modelos e Analogias na Educação, na Ciência e na Tecnologia (GEMATEC) do CEFET-MG e do Projeto IncluirCiência, tendo desenvolvido um recurso didático inclusivo para o ensino da Grafia Química Braille a estudantes com deficiência visual, denominado Bricks Braille Químico.
Felipe de Castro Teixeira
Aluno com deficência (surdo) do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica no CEFET-MG e bolsista de CAPES, Graduação de Jogos Digitais em PUC-MG, Servidor técnico em eletrônica do CEFET-MG.
Romário Francisco de Oliveira Teixeira
Aluno com deficiência (cego) do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica no CEFET-MG. Possui graduação em Tecnologia em Logística pela Faculdade de Betim e MBA em gestão da qualidade e processos. Atualmente é palestrante - Irmãos FOT PALESTRAS E TREINAMENTOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, desafios, preconceito, conhecimento e vendas.
Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008) e Licenciado em Química pela UFMG (2004). Em 2017, realizou um Pósdoutoramento em Ciências da Educação, área de especialidade da Educação em Ciências, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFETMG. Coordena o Projeto Incluir-Ciência, um projeto de pesquisa e extensão voltado para a criação e desenvolvimento de recursos didáticos a partir da incorporação da Grafia Química Braille para o ensino inclusivo a estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica.
SIMPÓSIO I: Reforma do Ensino Médio e impactos na EPT
Prof. Dr. Domingos Leite Filho
Doutor Educação (UFSC) com pós-doutorado pela Facultad de Ciencias Sociales da Universidade de Salamanca. Professor aposentado da Universidade Tecnológica Federal do Parana (UTFPR). Atualmente é professsor visitante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante do Moveimento Nacional em Defesa do Ensino Médio e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa) da Unicamp. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
Profa. Dra. Lucília Regina Machado
Doutora em Educação (PUC-SP) com pós-doutorado em Sociologia do Trabalho no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines – Iresco de Paris. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na Instituição Associada Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Profa. Dra. Maria Adélia da Costa
Doutora em Educação (UFU). Professora e Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora e Coordenadora do Programa Especial de Formação Docente (PEFD/CEFET-MG). Professora e Coordenadora Adjunta no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT.
Profa. Dra. Terezinha Ribeiro Alvim
Doutora em Educação (UFMG). Professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica e do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.
MESA-REDONDA II: Direitos Humanos, diversidades e Educação
Profa. Dra. Aline Choucair Vaz (UEMG)
Professora permanente do Programa Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Newton Paiva; especialização em História da Cultura e da Arte pela UFMG; Mestrado e Doutorado em Educação pela UFMG. Cursou Pós-Doutorado no PPGE/UEMG. É fundadora e editora chefe da Revista Científica SCIAS. Direitos Humanos e Educação.
Profa. Ms. Flávia Paola Félix Meira (Egressa UEMG; UFJF)
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestra em Educação e pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG (2016/2018). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), possui Especialização em Estudos Africanos e Afro-brasileiros e Gestão Estratégia em Logística (em andamento), ambos também pela PUC-MINAS. Fez parte da equipe técnica do currículo do Novo Ensino Médio da SEE/MG, na qual também atuou como Diretora da Educação Profissional e do Ensino Médio de Tempo Integral. Foi professora da disciplina Metodologia de Ensino de História no curso de Pedagogia da PUC-MINAS e, atualmente, leciona História na Rede Estadual de Ensino de MG.
Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG)
Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e Pós-Doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão das Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Foi Ministra Chefe de Estado do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Prof. Dr. José Eustáquio de Brito
Graduado em Filosofia pela UFMG (1988), possui especialização em Administração nas áreas de Teoria das Organizações e Gestão de Recursos Humanos pela UFMG (1994) e em Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da UNICAMP (1995). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003). Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), É membro do quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu "Educação e Formação Humana", da FaE-UEMG e do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG, onde desenvolve um programa de ensino e pesquisa em torno do tema da Metodologia de Pesquisa na área de Segurança Pública e Cidadania. Integra o quadro dirigente da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), onde exerce o cargo de vice-presidente da entidade.
SIMPÓSIO II: Inteligência artificial e pesquisas em Educação
Profa. Dra. Márcia Gorett Ribeiro Grossi (CEFET-MG)
Professora titular do Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Possui doutorado em Ciências da Informação pela UFMG, mestrado e especializações em Tecnologia e Controle de Processos pelo CEFET-MG, além de especialização em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Engenheira Eletricista formada pela PUC-Minas e graduada em Formação de Docente pelo CEFET-MG, com técnico em Eletrônica também pelo CEFET-MG. Ex-Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004-2017). Pesquisa em Educação a Distância, Educação Tecnológica, Neuroeducação e Novas Tecnologias. É membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), vinculada ao International Council for Open and Distance Education (ICDE) e à SBPC, e líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.
Profa. Dra. Amanda Tolomelli Brescia (UEMG)
Professora permanente do Programa Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (Mestrado Acadêmico) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e professora efetiva da área de mídias, mediação e tecnologias na educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte e também coordenadora colaboradora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2020.
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira (PUC Minas)
Possui Pós-Doutorado (2007) em Gestão Estratégica da Inovação, pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação); Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas(1998), com concentração em Gestão de Operações e Sistemas de Informação. Professor e pesquisador da PUC Minas em Poços de Caldas, do UNIFAE (São João da Boa Vista/SP) e da EAESP-FGV e na UNICAMP.
Profa. Dra. Juliana Cordeiro Soares Branco (UEMG)
Possui pós doutorado em Educação pela UFMG, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha Processos Educativo na Educação Básica.
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Militarização das Escolas
Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos (UNB)
Dra. em Educação pela USP, pós-doutora pela Unicamp, professora Associada da Faculdade de Educação da UnB, coordenadoras da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (REPME), participou do grupo que elaborou o Relatório ao Governo de Transição O ultraconservadorismo e extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às instituições de ensino e alternativas para a ação governamental e é Membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB).
Inscrições
A inscrição e a submissão de trabalho são duas etapas distintas e independentes, porém a inscrição é condição indispensável para a participação no evento.
|
Categoria |
Valor da inscrição* |
Prazo para pagamento da inscrição |
Pesquisadores/professores universitários e da Pós-Graduação |
50,00 |
15 de janeiro a 23 de março de 2024 |
Estudantes da Pós-Graduação |
30,00 |
15 de janeiro a 23 de março de 2024 |
Estudantes da Graduação |
20,00 |
15 de janeiro a 23 de março de 2024 |
Professores da Educação Básica |
20,00 |
15 de janeiro a 23 de março de 2024 |
Público geral |
20,00 |
01 de dezembro de 2023 a 20 de abril de 2024 |
*Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma.
As pessoas inscritas, sem apresentação de trabalho (ouvinte), poderão participar de todas as atividades do evento e receberão Certificado de participação.
As pessoas inscritas, para apresentação de Comunicação ou Pôster, receberão Certificado de participação e de apresentação do respectivo trabalho.
Os Certificados serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição.
CRONOGRAMA DO EVENTO
Realização do evento: 23 a 26 de abril de 2024
Submissão dos resumos - ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO: 01/12/2023 a 28/02/24 às 18h.
Resultado da avaliação e aceite: até 23 de março de 2024
Divulgação do cronograma de apresentação: até 02 de abril de 2024
Envio do trabalho completo para publicação nos ANAIS: até 31 de maio de 2024
Publicação dos Anais: agosto de 2024
Condições e Normas para Submissão
CONDIÇÕES E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A inscrição e a submissão de trabalho são duas etapas distintas e independentes, porém a inscrição é condição indispensável para a participação no evento.
As inscrições podem ser feitas para a modalidade ouvinte e para apresentação de trabalho, nos formatos Pôster e Comunicação Oral.
A apresentação de Pôster é aberta, preferencialmente, aos estudantes de Graduação, Bolsistas de Iniciação Científica, professores da Educação Básica e demais pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos.
Serão aceitos Pôsteres como instrumentos de comunicação para fins de divulgação de trabalhos que apresentem, de maneira clara, direta, objetiva e sucinta, os resultados parciais de pesquisa em andamento.
A apresentação de Comunicação Oral é aberta a estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e a pesquisadores, com título de mestre e doutor, vinculados a qualquer Instituição de Ensino Superior.
Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas, excetuando os casos de docentes orientadores de mestrado e/ou de doutorado em coautoria com seus orientandos;
Os trabalhos poderão ter, no máximo, três autores e todos deverão efetuar sua respectiva inscrição.
O resumo de Comunicação oral ou de Pôster deverá ser submetido no formato de PDF, como anexo ao formulário de inscrição, com indicação da modalidade da apresentação e do eixo temático, conforme as seguintes orientações:
Resumo: O resumo deverá ser apresentado em um parágrafo único, sem espaçamento entre linhas, sem referências e conter entre 1500 e 2000 caracteres com espaço, apresentando de forma concisa os pontos principais do trabalho: temática; objetivos; metodologia; desenvolvimento; resultados. Palavras-chave: Indicar de três a cinco, sem repetir as palavras que já estiverem no título, separadas por ponto e vírgula (;).
Idioma dos trabalhos: Português
Modelos disponíveis aqui:
PÔSTER
COMUNICAÇÃO ORAL (RESUMO)
SLIDE PARA COMUNICAÇÃO ORAL (APRESENTAÇÃO)
EIXOS TEMÁTICOS
Os resumos submetidos devem estar vinculados a um dos seis eixos temáticos abaixo:
• Eixo I: Culturas, Saberes Docentes e Diversidades - Faça sua submissão AQUI.
Nesse eixo encontram-se os estudos sobre as relações étnico-raciais, as questões culturais e identitárias na interface com a Educação e com a interculturalidade; as diferenças, as diversidades e a Educação Inclusiva. Ainda, estudos que buscam entender os processos de produção de conceitos, a experiência estética, a arte, o corpo e a subjetividade na intercessão entre a Educação e outros Campos do conhecimento, nas instituições de formação, nas disciplinas e nos espaços escolares e não escolares. Realiza estudos sobre a formação docente inicial e continuada, em diferentes contextos culturais, bem como sobre as experiências e saberes profissionais e docentes nos vários níveis, etapas e modalidades da Educação, privilegiando narrativas de professores/as.
Coordenação do Eixo: Prof. Laurici Vagner Gomes
• Eixo II: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais - Faça sua submissão AQUI.
Nesse eixo são aceitos estudos sobre as políticas educacionais, as questões de gênero, patrimônio e memória, as ações, práticas e relações educativas, no tempo e no espaço, dos quais participam diferentes sujeitos – individuais e coletivos – nas instituições escolares e não-escolares, na Educação Popular, na Educação de Jovens e Adultos e nos Movimentos Sociais, no âmbito da História da Educação e na contemporaneidade. Compreende que a Educação, as instituições educativas, suas culturas e práticas, e seus sujeitos encontram-se sob a influência e pressão das relações com o mundo do trabalho, das políticas públicas, dos Direitos Humanos e das ações coletivas no âmbito da sociedade, dos governos e do Estado.
Coordenação do Eixo: Prof. Francisco André Silva Martins
• Eixo III:Processos Educativos na Educação Básica - Faça sua submissão AQUI.
Investiga os processos educativos de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos na Educação Básica. Realiza estudos voltados para as culturas, para as relações etnico-raciais e de gênero, vivências e experiências escolares desses sujeitos, bem como para a relação entre os saberes curriculares específicos para esse nível de ensino. Tais estudos se vinculam aos campos teóricos da Sociologia da(s) Infância(s) e das Juventude(s), das pedagogias críticas e decoloniais. Contempla os estudos da linguagem, das relações cotidianas na escola básica, da leitura literária, do letramento e suas implicações na formação de leitores/as. Também se dedica às investigações sobre as tecnologias digitais nos processos educativos.
Coordenação do Eixo: Profa. Amanda Tolomelli Bréscia
• Eixo IV: Diversidades, Educação Profissional e Tecnológica e o Mundo do Trabalho - Faça sua submissão AQUI
Destina-se às discussões acerca das diversidades históricas, filosóficas, econômicas, culturais, sociais, raciais, geracionais e de gênero, entre outras. Estudos que abarquem as relações sociais de classe, gênero, sexualidade, raça/etnia, juventudes, etarismo, deficiências e suas interseccionalidades em diálogo com a Educação Profissional e Tecnológica e o mundo do trabalho.
Coordenação do Eixo: Profa. Raquel Quirino
• Eixo V: Formação, Identidades e Atuação Docente na Educação Profissional e Tecnológica - Faça sua submissão AQUI
Esse eixo destina-se às discussões acerca de políticas públicas de formação docente para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, bem como a formação e profissionalização docente, o desenvolvimento de sua profissionalidade, identidade profissional e metodologias de ensino.
Coordenação do Eixo: Profa. Raquel Quirino
• Eixo VI: Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelos, Métodos e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica - Faça sua submissão AQUI.
Abarca estudos acerca do mundo digital, ambientes virtuais de aprendizagem, neurociências, analogias e metáforas, métodos e práticas educativas inclusivas para o ensino das ciências na Educação Profissional e Tecnológica.
Coordenação do Eixo: Profa.Terezinha Vieira Alvim
Idioma dos trabalhos: Português
RESULTADO DA AVALIAÇÃO
O resultado da avaliação será divulgado até 23 de março de 2024. Será enviado e-mail de confirmação da aprovação e aceite ou da não aprovação do resumo submetido.
A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na página do evento.
Resultado FINAL de trabalhos aprovados
SOBRE AS APRESENTAÇÕES
Comunicação Oral
* Os trabalhos serão apresentados em sessões organizadas por eixos temáticos, podendo haver uso de data show que estará disponível nas salas.
* Cada trabalho deverá ser apresentado em, no máximo 15 minutos, para que haja tempo, ao final da sessão, para interação entre os apresentadores e ouvintes.
Pôster
* Acesse AQUI o modelo para a confecção do banner. Pode-se incluir quaisquer outros símbolos e marcas que forem necessários, como identificação da instituição, órgãos de fomento e apoios.
* O banner deverá ser impresso no tamanho 80cm x120cm para exposição e apresentação conforme o dia/horário a ser informado na carta de aceite.
ENVIO DO TRABALHO COMPLETO – COMUNICAÇÃO ORAL – PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
Acesse AQUI o modelo do texto do trabalho completo para os Anais.
Envio do trabalho completo para publicação nos ANAIS: até 16 de junho de 2024
Publicação dos Anais: até agosto de 2024.
Atenção: É de inteira responsabilidade das/os autoras/es a revisão dos trabalhos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Sessões de Apresentação
Confira, aqui, o cronograma das sessões de apresentação dos trabalhos por eixo.
Fique atenta/o!
Eixo 1: Culturas, Saberes Docentes e Diversidades
Eixo 2: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais
Eixo 3 - Processos Educativos na Educação Básica
Eixo 4 – Diversidades, Educação Profissional e Tecnológica e o Mundo do Trabalho
Eixo 5 – Formação, Identidades e Atuação Docente na Educação Profissional e Tecnológica
Eixo 6 – Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelos, Métodos e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Sessões de apresentação de pôster
Acesse o Caderno de Resumos e conheça os trabalhos que serão apresentados no 9º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e VI Simpósio Educação, Formação e Trabalho.
Prepare-se para aproveitar todas as atividades do nosso evento: conferências, mesas, simpósios, lançamento de livros, sessões de comunicação oral de pesquisa e de pôster.
Não perca a oportunidade de intercambiar conhecimentos!
Anais Eletrônicos
ISSN 2675-0376
A Comissão Organizadora do "9° Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente", e do 'IV Simpósio Educação, Formação e Trabalho", apresenta os Anais eletrônicos que reúnem o conjunto das investigações apresentadas durante os eventos nas “Sessões de Comunicação Oral de Pesquisa”.
ACESSE AQUI OS ANAIS ELETRÔNICOS