Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    Publicações de Docentes

    Título: A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica
    Autoria: Marlene do Carmo Meireles; Santuza Amorim da Silva; Márcia Emília Guimarães de Paula Lima
    Ano: 2021
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui

    Título: Trajetórias e experiência de acesso à pós-graduação por meio de ações afirmativas
    Autoria: Márcia Basília de Araújo; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2021
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
    Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Maria Manuela Martinho Ferreira; Catarina de Almeida Tomás
    Ano: 2021
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: PEDAGOGIA: REVISITANDO A FORMAÇÃO.
    Autoria: Carla Carvalho, Juliana Branco, Larissa Almeida
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui 

    Título: ESTUDO SOBRE GESTÃO E EAD EM TESES E DISSERTAÇÕES NO INTERVALO DE TEMPO DE 1991 A 2016
    Autoria: Inajara Neves; Juliana Branco; Eliane Guimaraes
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui 

    Título: Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio?
    Autoria: Isabela Rodrigues Ligeiro; José Eustáquio de Brito
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Cartografias da dança no contexto escolar: Experiências de uma artista-docente
    Autoria: Alexandra Aparecida dos Santos Noronha; Fernando Luiz Zanetti
    Ano: 2021
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui

    Título: A dança e sua relação com a cultura e a educação
    Autoria: Alexandra Aparecida dos Santos Noronha; Fernando Luiz Zanetti
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A emergência da cultura visual: Alguns elementos da mutação do sujeito arte-educativo
    Autoria: Fernando Luiz Zanetti
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Fúria e poder sobre rodas: questões de gênero e educação na série "Irmão do Jorel"
    Autoria: Daniela Oliveira Ramos dos Passos; Alexandre Marini; Isabelle Patrocínio
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Trabalhismo na Primeira República: um estudo de caso da Associação Beneficente Tipográfica de Belo Horizonte
    Autoria: Daniela Passos; Renata Duarte
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Diversidade e educação de adultos: Estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos
    Autoria: Rayane Guedes; Daniela Passos
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: O brincar na ocupação Carolina Maria de Jesus: ressignificações em uma ocupação urbana
    Autoria: Ana Paula Andrade; Késsia Campos Procópio; Nayana Priscilla da Silveira Assis de Souza
    Ano: 2021
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: Procedimentos de controle do discurso em Michel Foucault: uma leitura possível
    Autoria: Ana Paula Andrade; Fernanda Batista Moreira de Andrade
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: O nome civil e o nome social como reflexo do ser
    Autoria: Ana Paula Andrade; Emmanuelle Rosa
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui


    Título: Trato da diversidade na formação de professores: reflexões teóricas e práticas
    Autoria: Simone Grace de Paula; Santuza Amorim da Silva; Flávia Paola Félix Meira; Lívia Raquel França Costa; Paulo Henrique Maia Melgaço
    Ano: 2020
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui

    Título: A noção de culturas da infância e sua relação com o brincar, com a vivência e com a experiência na educação infantil.
    Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui 

    Título: As territorialidades constituídas pelas crianças, por meio do brincar na educação infantil, em uma escola de Belo Horizonte-MG
    Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva
    Ano: 2020
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: Educação a Distância, Ensino Híbrido e Ensino Remoto: explicitando conceitos em tempos de pandemia COVID-19
    Autoria: Bernarda Lopes; Juliana Branco; Patrícia Caetano
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Políticas públicas e currículo educacional no Brasil
    Autoria: Paola Teixeira; Juliana Branco
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui 

    Título: Enfrentando o racismo nas aulas de sociologia
    Autoria: Isabela Rodrigues Ligeiro; José Eustáquio de Brito
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre uma formação continuada na perspectiva de docentes
    Autoria: Paulo Henrique Maia Melgaço; José Eustáquio de Brito; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Desafios e perspectivas da metodologia de pesquisa num curso de mestrado profissional
    Autoria: José Eustáquio de Brito
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930)
    Autoria: Daniela Oliveira Ramos dos Passos
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Movimento para uma escola contra hegemônica
    Autoria: Alexandre Marini; Daniela Passos
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade
    Autoria: Juliana Branco; Daniela Passos
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: "Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola
    Autoria: Celia Maria Fernandes Nunes; Karla Cunha Pádua; Regina Magna Bonifácio de Araújo
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”
    Autoria: Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes; Célia Maria Fernandes Nunes; Karla cunha Pádua
    Ano: 2021
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A formação intercultural em narrativas de professores/as indígenas: Um estudo na aldeia Muã Mimatxi
    Autoria: Karla Cunha Pádua
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Vazio e espoliação em ‘Fifteen Million Merits’ (Black Mirror)
    Autoria: Daniela Passos; Paulo Caetano
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Sala de aula: espaço de invenção de uma utopia possível
    Autoria: Francisco Martins; Clifton Fernandes
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo
    Autoria: Miguel Lopes
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre uma formação continuada na perspectiva de docentes
    Autoria: Paulo Melgaço; José Eustáquio de Brito; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Festa, patrimônio vivo: reflexões sobre educação na feitura de tapetes do Corpus Christi
    Autoria: Frederico Moreira; Lana Siman
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A utilização de cartões telefônicos no ensino de ciências: proposta de uma atividade didática
    Autoria: Lucas Brandão; Marcelo Barros
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: O olhar docente sobre as condições de trabalho no Ensino Médio
    Autoria: Danilo Marques; Vera Nogueira
    Ano: 2020
    Acesso ao trabalho: Clique aqui


    Título: A formação do leitor literário na educação infantil: o uso da contação de histórias com materiais que abordam a educação das relações étnico-raciais
    Autoria: Daniela Amaral Silva Freitas; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2019
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: A educação das relações étnico-raciais na formação inicial: um diálogo necessário no combate ao racismo
    Autoria: Santuza Amorim da Silva; Flávia Paola Félix Meira
    Ano: 2019
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: Profissão docente na América Latina: cidadania, políticas públicas para Educação e Formação identitária de professores(as) de História
    Autoria: Fernando Lucas Oliveira Figueiredo; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2019
    Acesso ao Trabalho: Clique aqui 

    Título: Administração provincial e instrução pública em Minas Gerais (1834-1850)
    Autoria: Vera Nogueira
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar
    Autoria: Maria Aparecida Rocha; Vera Nogueira
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Profissão docente na América Latina: cidadania, políticas públicas para Educação e Formação identitária de professores(as) de História
    Autoria: Fernando Figueiredo; Santuza Amorim da Silva
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A educação das relações étnico-raciais na formação inicial: um diálogo necessário no combate ao racismo
    Autoria: Santuza Amorim da Silva; Flávia Meira
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Educação, formação humana e Estado na contemporaneidade: breves reflexões
    Autoria: Fabiana Martins Pinto; Rita de Cássia Oliveira
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Gestão financeira em escolas públicas e formação de professores da educação básica
    Autoria: Rita de Cássia Oliveira
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Percepção ambiental dos alunos de uma escola pública estadual acerca do rio Sarapuí, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
    Autoria: Juliana Nascimento; Lucas Brandão; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas a respeito do uso de animais em aulas práticas
    Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Kênia de Araújo; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Revista eletrônica ensino, saúde e ambiente

    Título: Guia do educador para o filme Uma prova de amor
    Autoria: Daniella Melo; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A contribuição de metodologias diversificadas na modificação de concepções prévias de alunos do 7º ano acerca do filo Arthropoda
    Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: A utilização das paródias ‘Xote Chagásico’ e ‘Dengue, Zika e Chikungunya’ como estratégias de educação em saúde no ensino de Ciências e Biologia
    Autoria: Nathália Rodes; Ana Flávia Mesquita; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Proposta pedagógica para utilização do filme Bicho de Sete Cabeças na perspectiva da saúde mental e redução de danos do uso abusivo de drogas
    Autoria: Francisco Coelho; Marcelo Barros; Talita de Assis
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Aprendendo a organização da tabela periódica e o uso cotidiano dos elementos químicos
    Autoria: Ana Flávia Mesquita; Paola Silva; Ruan Gregório; Amanda Rodrigues; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Guia do educador para o filme Epidemia
    Autoria: Marina Barroso de Antônio; Ana Luiza Mendonça; Izabela Guerra; Paula Santos Avelar; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Guia do educador para o filme O Lorax – Em busca da trúfula perdida
    Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Kênia de Araújo; Marcelo Barros
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Museu e imaginação histórica
    Autoria: 
    Isabella Menezes; Lana Siman
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I
    Autoria: Valdete Gomes; Célia Maria Nunes; Karla Cunha Pádua
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado
    Autoria: Kele Amaral; Karla Cunha Pádua
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Educação pela cultura em Araçuaí: um processo de reinvenção da roda
    Autoria: Fábio Mesquista; Karla Cunha Pádua
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
    Autoria: Valdete Gomes; Célia Nunes; Karla Cunha Pádua
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Políticas Públicas e Formação Docente a Distância no Brasil
    Autoria: Juliana Branco; Inajara Neves; Fernando Fidalgo
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Financiamento da Educação Infantil: rumos da produção do conhecimento na Anpae, Anped e Fineduca (2016 – 2018)
    Autoria: Franceline Rodrigues Silva; José Eustáquio Brito
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Trabalhando com a poesia na sala de aula
    Autoria: Miguel Lopes
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: A Página da Educação, v. 2, p. 102-103, 2019.

    Título: Desenvolver a sensibilidade dos alunos para o texto poético
    Autoria: Miguel Lopes
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: A Página da Educação, v. 2, p. 59-59, 2019.

    Título: Sobre experiências participativas e o processo formativo: questões para o debate
    Autoria: Francisco Martins; Geraldo Leão
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: O Whatsapp na escola: desafios do uso de tics na educação
    Autoria: 
    Caetano Bonfim Ferreira; Francisco Martins; Maria Lúcia Afonso
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: La laïcité de la psychologie en question: réflexions à partir du cas brésilien
    Autoria: 
    Fernando Zanetti; Matheus Viana Braz
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Reformas do ensino médio e trabalhista: possíveis implicações para educação profissional técnica de nível médio
    Autoria: 
    Tatiane Medeiros; Daniela Passos
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Revista Trabalho Necessário

    Título: Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nos institutos federais brasileiros
    Autoria:
    Tatiane Medeiros; Daniela Passos
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Vidas que escrevem: processos e experiências de letramento de jovens poetas participantes do slam interescolar
    Autoria: 
    Cirlene Sousa; Priscila Silva; Andrea Ribeiro
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    Título: Os currículos pensados para a educação da infância no Brasil e em Portugal: alguns apontamentos!
    Autoria: 
    Ana Paula Maletta; Magali dos Reis
    Ano: 2019
    Acesso ao trabalho: Clique aqui

    © 2021 UEMG