2023
Título: Ser mulher no século XXI: desafios, direitos, conquistas e vivências
Autoria: Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Ana Paula Andrade e Rayane Silva Guedes
Ano: 2023
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Constitucionalização do FUNDEB permanente: que atores se envolveram na formulação da política?
Autoria: Glecenir Vaz Teixiera, Franceline Rodrigues Silva, Josielli Teixeira de Paula Costa e Daniel Santos Braga
Ano: 2023
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Políticas de Acolhimento Educacional de Imigrantes em Contagem-MG: estudo sobre a formação da agenda política.
Autoria: Débora Cristina Alves da Silva, Daniel Santos Braga
Ano: 2023
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Organismos multilaterais e instrumentos de regulação transnacional de políticas educacionais
Autoria: Daniel Santos Braga; Débora Cristina Alves da Silva; Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Ano: 2023
Acesso ao trabalho: Clique aqui
2022
Título: Narrativas de um imigrante haitiano: experiências de organização e resistência
Autoria: Ana Paula Santana de Souza; Karla Cunha Pádua
Ano: 2022
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Reverberações da pandemia no cotidiano de estudantes de mestrado em educação: um estudo em duas universidades públicas
Autoria: Juliana Cordeiro Soares Branco; Karla Cunha Pádua; Cláudia Tavares do Amaral
Ano: 2022
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi
Autoria: Maria Regina Lins Brandão Veas; Karla Cunha Pádua
Ano:2022
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Narrativas da experiência: um projeto de produção de texto com jovens da educação básica
Autoria: Maria Alice de Souza; Karla Cunha Pádua
Ano: 2022
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Construindo conhecimento em uma oficina de divulgação científica com crianças
Autoria: Bárbara Mariane Martinez Viana; Karla Cunha Pádua; Francisco Ângelo Coutinho
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Habitar-se: a investigação narrativa em aforismos
Autoria: Inês A. de Castro Teixeira; Karla Cunha Pádua
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: "Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola
Autoria: Celia Maria Fernandes Nunes; Karla Cunha Pádua; Regina Magna Bonifácio de Araújo
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Entre ser “a pessoa mais importante do lugar” e “apenas um professor”
Autoria: Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes; Célia Maria Fernandes Nunes; Karla cunha Pádua
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A Licenciatura em Psicologia na Década de 1960: Um estudo do Caso do Curso da UFMG
Autoria: Deolinda Armani Turci; Sérgio Dias Cirino; Érika Lourenço
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: A licenciatura em Psicologia no Brasil: a institucionalização na regulamentação da formação
Autoria: Deolinda Armani Turci; Érika Lourenço; Sérgio Dias Cirino
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Autoria: Ana Paula Andrade; Inês Barbosa de Oliveira
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica
Autoria: Marlene do Carmo Meireles; Santuza Amorim da Silva; Márcia Emília Guimarães de Paula Lima
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Trajetórias e experiência de acesso à pós-graduação por meio de ações afirmativas
Autoria: Márcia Basília de Araújo; Santuza Amorim da Silva
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Maria Manuela Martinho Ferreira; Catarina de Almeida Tomás
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Pedagogia: revisitando a formação
Autoria: Carla Carvalho, Juliana Branco, Larissa Almeida
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Estudo sobre gestão e ead em teses e dissertações no intervalo de tempo de 1991 a 2016
Autoria: Inajara Neves; Juliana Branco; Eliane Guimaraes
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio?
Autoria: Isabela Rodrigues Ligeiro; José Eustáquio de Brito
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Cartografias da dança no contexto escolar: Experiências de uma artista-docente
Autoria: Alexandra Aparecida dos Santos Noronha; Fernando Luiz Zanetti
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: A dança e sua relação com a cultura e a educação
Autoria: Alexandra Aparecida dos Santos Noronha; Fernando Luiz Zanetti
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A emergência da cultura visual: Alguns elementos da mutação do sujeito arte-educativo
Autoria: Fernando Luiz Zanetti
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Fúria e poder sobre rodas: questões de gênero e educação na série "Irmão do Jorel"
Autoria: Daniela Oliveira Ramos dos Passos; Alexandre Marini; Isabelle Patrocínio
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Trabalhismo na Primeira República: um estudo de caso da Associação Beneficente Tipográfica de Belo Horizonte
Autoria: Daniela Passos; Renata Duarte
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Diversidade e educação de adultos: Estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos
Autoria: Rayane Guedes; Daniela Passos
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: O brincar na ocupação Carolina Maria de Jesus: ressignificações em uma ocupação urbana
Autoria: Ana Paula Andrade; Késsia Campos Procópio; Nayana Priscilla da Silveira Assis de Souza
Ano: 2021
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Procedimentos de controle do discurso em Michel Foucault: uma leitura possível
Autoria: Ana Paula Andrade; Fernanda Batista Moreira de Andrade
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: O nome civil e o nome social como reflexo do ser
Autoria: Ana Paula Andrade; Emmanuelle Rosa
Ano: 2021
Acesso ao trabalho: Clique aqui
2020
Título: Trato da diversidade na formação de professores: reflexões teóricas e práticas
Autoria: Simone Grace de Paula; Santuza Amorim da Silva; Flávia Paola Félix Meira; Lívia Raquel França Costa; Paulo Henrique Maia Melgaço
Ano: 2020
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: A noção de culturas da infância e sua relação com o brincar, com a vivência e com a experiência na educação infantil.
Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: As territorialidades constituídas pelas crianças, por meio do brincar na educação infantil, em uma escola de Belo Horizonte-MG
Autoria: Ana Paula Braz Maletta; Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva
Ano: 2020
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Educação a Distância, Ensino Híbrido e Ensino Remoto: explicitando conceitos em tempos de pandemia COVID-19
Autoria: Bernarda Lopes; Juliana Branco; Patrícia Caetano
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Políticas públicas e currículo educacional no Brasil
Autoria: Paola Teixeira; Juliana Branco
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Enfrentando o racismo nas aulas de sociologia
Autoria: Isabela Rodrigues Ligeiro; José Eustáquio de Brito
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre uma formação continuada na perspectiva de docentes
Autoria: Paulo Henrique Maia Melgaço; José Eustáquio de Brito; Santuza Amorim da Silva
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Desafios e perspectivas da metodologia de pesquisa num curso de mestrado profissional
Autoria: José Eustáquio de Brito
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A construção da cidade de Belo Horizonte e a formação educacional das classes trabalhadoras (1893-1930)
Autoria: Daniela Oliveira Ramos dos Passos
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Movimento para uma escola contra hegemônica
Autoria: Alexandre Marini; Daniela Passos
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade
Autoria: Juliana Branco; Daniela Passos
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A formação intercultural em narrativas de professores/as indígenas: Um estudo na aldeia Muã Mimatxi
Autoria: Karla Cunha Pádua
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Vazio e espoliação em ‘Fifteen Million Merits’ (Black Mirror)
Autoria: Daniela Passos; Paulo Caetano
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Sala de aula: espaço de invenção de uma utopia possível
Autoria: Francisco Martins; Clifton Fernandes
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo
Autoria: Miguel Lopes
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre uma formação continuada na perspectiva de docentes
Autoria: Paulo Melgaço; José Eustáquio de Brito; Santuza Amorim da Silva
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Festa, patrimônio vivo: reflexões sobre educação na feitura de tapetes do Corpus Christi
Autoria: Frederico Moreira; Lana Siman
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A utilização de cartões telefônicos no ensino de ciências: proposta de uma atividade didática
Autoria: Lucas Brandão; Marcelo Barros
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: O olhar docente sobre as condições de trabalho no Ensino Médio
Autoria: Danilo Marques; Vera Nogueira
Ano: 2020
Acesso ao trabalho: Clique aqui
2019
Título: A educação das relações étnico-raciais na formação inicial: um diálogo necessário no combate ao racismo
Autoria: Santuza Amorim da Silva; Flávia Paola Félix Meira
Ano: 2019
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Profissão docente na América Latina: cidadania, políticas públicas para Educação e Formação identitária de professores(as) de História
Autoria: Fernando Lucas Oliveira Figueiredo; Santuza Amorim da Silva
Ano: 2019
Acesso ao Trabalho: Clique aqui
Título: Administração provincial e instrução pública em Minas Gerais (1834-1850)
Autoria: Vera Nogueira
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar
Autoria: Maria Aparecida Rocha; Vera Nogueira
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Profissão docente na América Latina: cidadania, políticas públicas para Educação e Formação identitária de professores(as) de História
Autoria: Fernando Figueiredo; Santuza Amorim da Silva
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A educação das relações étnico-raciais na formação inicial: um diálogo necessário no combate ao racismo
Autoria: Santuza Amorim da Silva; Flávia Meira
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Educação, formação humana e Estado na contemporaneidade: breves reflexões
Autoria: Fabiana Martins Pinto; Rita de Cássia Oliveira
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Gestão financeira em escolas públicas e formação de professores da educação básica
Autoria: Rita de Cássia Oliveira
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Percepção ambiental dos alunos de uma escola pública estadual acerca do rio Sarapuí, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
Autoria: Juliana Nascimento; Lucas Brandão; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas a respeito do uso de animais em aulas práticas
Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Kênia de Araújo; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Revista eletrônica ensino, saúde e ambiente
Título: Guia do educador para o filme Uma prova de amor
Autoria: Daniella Melo; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A contribuição de metodologias diversificadas na modificação de concepções prévias de alunos do 7º ano acerca do filo Arthropoda
Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: A utilização das paródias ‘Xote Chagásico’ e ‘Dengue, Zika e Chikungunya’ como estratégias de educação em saúde no ensino de Ciências e Biologia
Autoria: Nathália Rodes; Ana Flávia Mesquita; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Proposta pedagógica para utilização do filme Bicho de Sete Cabeças na perspectiva da saúde mental e redução de danos do uso abusivo de drogas
Autoria: Francisco Coelho; Marcelo Barros; Talita de Assis
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Aprendendo a organização da tabela periódica e o uso cotidiano dos elementos químicos
Autoria: Ana Flávia Mesquita; Paola Silva; Ruan Gregório; Amanda Rodrigues; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Guia do educador para o filme Epidemia
Autoria: Marina Barroso de Antônio; Ana Luiza Mendonça; Izabela Guerra; Paula Santos Avelar; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Guia do educador para o filme O Lorax – Em busca da trúfula perdida
Autoria: Lorena Ferrari Uceli; Kênia de Araújo; Marcelo Barros
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Museu e imaginação histórica
Autoria: Isabella Menezes; Lana Siman
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I
Autoria: Valdete Gomes; Célia Maria Nunes; Karla Cunha Pádua
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado
Autoria: Kele Amaral; Karla Cunha Pádua
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Educação pela cultura em Araçuaí: um processo de reinvenção da roda
Autoria: Fábio Mesquista; Karla Cunha Pádua
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Autoria: Valdete Gomes; Célia Nunes; Karla Cunha Pádua
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Políticas Públicas e Formação Docente a Distância no Brasil
Autoria: Juliana Branco; Inajara Neves; Fernando Fidalgo
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Financiamento da Educação Infantil: rumos da produção do conhecimento na Anpae, Anped e Fineduca (2016 – 2018)
Autoria: Franceline Rodrigues Silva; José Eustáquio Brito
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Trabalhando com a poesia na sala de aula
Autoria: Miguel Lopes
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: A Página da Educação, v. 2, p. 102-103, 2019.
Título: Desenvolver a sensibilidade dos alunos para o texto poético
Autoria: Miguel Lopes
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: A Página da Educação, v. 2, p. 59-59, 2019.
Título: Sobre experiências participativas e o processo formativo: questões para o debate
Autoria: Francisco Martins; Geraldo Leão
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: O Whatsapp na escola: desafios do uso de tics na educação
Autoria: Caetano Bonfim Ferreira; Francisco Martins; Maria Lúcia Afonso
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: La laïcité de la psychologie en question: réflexions à partir du cas brésilien
Autoria: Fernando Zanetti; Matheus Viana Braz
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Reformas do ensino médio e trabalhista: possíveis implicações para educação profissional técnica de nível médio
Autoria: Tatiane Medeiros; Daniela Passos
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Revista Trabalho Necessário
Título: Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nos institutos federais brasileiros
Autoria: Tatiane Medeiros; Daniela Passos
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Vidas que escrevem: processos e experiências de letramento de jovens poetas participantes do slam interescolar
Autoria: Cirlene Sousa; Priscila Silva; Andrea Ribeiro
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui
Título: Os currículos pensados para a educação da infância no Brasil e em Portugal: alguns apontamentos!
Autoria: Ana Paula Maletta; Magali dos Reis
Ano: 2019
Acesso ao trabalho: Clique aqui