LINHA: CULTURAS, SABERES DOCENTES E DIVERSIDADES
Investiga questões sobre as relações étnico-raciais, as questões culturais e identitárias na interface com a Educação e com a interculturalidade; as diferenças, as diversidades e a Educação Inclusiva. Busca entender os processos de produção de conceitos, a experiência estética, a arte, o corpo e a subjetividade na intercessão entre a Educação e outros Campos do conhecimento, nas instituições de formação, nas disciplinas e nos espaços escolares e não escolares. Realiza estudos sobre a formação docente inicial e continuada, em diferentes contextos culturais, bem como sobre as experiências e saberes profissionais e docentes nos vários níveis, etapas e modalidades da Educação, privilegiando narrativas de professores/as.
Docentes:
1. Deolinda Armani Turci
2. Fernando Luiz Zanetti
3. José Eustáquio de Brito
4. Karla Cunha Pádua (Coordenadora da Linha)
5. Laurici Vagner Gomes
6. Santuza Amorim da Silva
LINHA: TRABALHO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Investiga as políticas educacionais, as questões de gênero, patrimônio e memória, as ações, práticas e relações educativas, no tempo e no espaço, dos quais participam diferentes sujeitos – individuais e coletivos – nas instituições escolares e não-escolares, na Educação Popular, na Educação de Jovens e Adultos e nos Movimentos Sociais, no âmbito da História da Educação e na contemporaneidade. Compreende que a Educação, as instituições educativas, suas culturas e práticas, e seus sujeitos encontram-se sob a influência e pressão das relações com o mundo do trabalho, das políticas públicas, dos Direitos Humanos e das ações coletivas no âmbito da sociedade, dos governos e do Estado.
Docentes:
1. Aline Choucair Vaz (Coordenadora da Linha)
2. Daniel Santos Braga
3. Daniela Oliveira Ramos dos Passos
4. Francisco André Silva Martins
5. Maria Cristina da Silva
6. Vera Lucia Nogueira
LINHA: PROCESSOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Investiga os processos educativos de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos na Educação Básica. Realiza estudos voltados para as culturas, para as relações etnico-raciais e de gênero, vivências e experiências escolares desses sujeitos, bem como para a relação entre os saberes curriculares específicos para esse nível de ensino. Tais estudos se vinculam aos campos teóricos da Sociologia da(s) Infância(s) e das Juventude(s), das pedagogias críticas e decoloniais. Contempla os estudos da linguagem, das relações cotidianas na escola básica, da leitura literária, do letramento e suas implicações na formação de leitores/as. Também se dedica às investigações sobre as tecnologias digitais nos processos educativos.
Docentes:
1. Amanda Tolomelli Brescia
2. Ana Paula Braz Maletta
3. Cirlene Cristina De Sousa (Coordenadora da Linha)
4. Juliana Cordeiro Soares Branco
5. Santuza Amorim da Silva