Programação
25/04/2017
Horário: 9h às 13h
9h: Cerimônia de Abertura
9h30 min às 10h30 min:
Conferência de Abertura: “Desafios do Tempo Presente para a Pós-Graduação Brasileira”
– Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho (UFU)
11h às 13h: Sessão de Comunicação de pesquisas
Horário: 14h30min às 18h30min
14h30 min às 18h30 min:
Mesa Redonda: “Educação e Relações Étnico-Raciais”
– Prof. Dr. José Eustáquio (UEMG): “Os desafios das pesquisas sobre educação e relações étnico-raciais”
– Profa. Dra. Silvani dos Santos Valentim (CEFET-MG)
– Me. Cláudia Elizabete dos Santos (Egressa/UEMG)
26/04/2017
Horário: 9h às 13h
9h às 11h:
Simpósio I: “Ensino Médio e Ensino Integrado”
– Prof. Me. Lucas Alves Marinho (IFMG)
– Prof. Dr. Wander Augusto Silva (UEMG)
– Prof. Dr. James William Goodwin (CEFET-MG)
11h às 13h: Sessão de Comunicação de pesquisas
Horário: 14h30min às 18h30min
14h30 min às 18h30 min:
Mesa Redonda: “Ética, Tecnologia e Educação”
– Prof. Dr. Luciano Costa Santos (UNEB): “Ética nas Pesquisas em Educação”
– Prof. Dr. Luiz Henrique de Lacerda Abraão (CEFET-MG): “Ética e Tecnologia”
– Prof. Dr. José de Souza Miguel Lopes (UEMG): “Ética, mídias e educação”
27/04/2017
Horário: 9h às 13h
9h às 11h:
Simpósio II: “História, Memória e acervos escolares”
– Profa. Dra. Vera Lucia Gaspar (UDESC) – “Acervos escolares: memória e história”
– Profa. Dra. Meily Assbú Linhales (UFMG) – “Acervos pessoais: História e Memória”
– Prof. Dr. Mauro Giffoni de Carvalho (UEMG): “Acervo do SOSP: perspectivas e importância para a pesquisa em Minas Gerais”.
11h às 13h: Sessão de Comunicação de pesquisas
Horário: 14h30min às 18h30min
14h30 min às 18h30 min:
Mesa Redonda: “O ensino de ciências: as analogias e as metáforas” – (CEFET-MG)
– Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem
– Prof. Dr. Ivo de Jesus Ramos
– Me. Glaucia de Souza Murta (Egressa)
17h: Conferência de Encerramento: “Desafios do tempo Presente para a Formação de Professores”
– Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz (UFMG)
Palestrantes
Carlos Henrique de Carvalho
Licenciado em História e Mestre em Educação (UFU), Doutor em História (USP). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG (2012 a 2016), sendo seu coordenador no biênio 2015/2016. Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), em 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; igreja católica e educação, no Brasil e em Portugal. Lattes
Cláudia Elizabete dos Santos
Pedagoga (UNI-BH), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Linha 2 de Pesquisa: Educação, Trabalho e Formação Humana tendo como foco a Formação de professores/as para a abordagem das Relações Étnico-raciais na Infância. Especialista em Educação e Relações Étnico-raciais – (LASEB/ FAE /UFMG). Licenciatura plena em Pedagogia no UNI-CENTRO/BH. Habilitação em Orientação Educacional, Matérias Pedagógicas e Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Lattes
Ivo de Jesus Ramos
Graduado em Engenharia Química. Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Especialização em Educação, licenciatura em Física e Matemática (CEFET-MG). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do CEFET-MG. Lattes
James William Goodwin Júnior
Graduação em História (UFJF), Mestre em História (UFMG) e Doutor em História Social (USP). Professor do CEFET-MG. Foi Diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG. Lattes
José de Souza Lopes Miguel
Pedagogo e Mestre em Educação pela UFMG, Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP. Professor da FAE/UEMG e do PPGE/UEMG. Membro da Rede Kino. Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema e Educação do CINEAD- LISE-FE (UFRJ). Lattes
José Eustáquio de Brito
Graduado em Filosofia (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Doutor em Educação (UFMG) com estágio de doutoramento no Institute d’Ergologie de l’Université de Provence, em Aix-en-Provence, França. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMG). Pesquisa na área do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER) da FaE-UEMG. Vice-reitor da UEMG – gestão 2014 / 2018. Vice-presidente da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM). Lattes
Júlio Emílio Diniz
Doutor (Ph.D.) em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Foi professor visitante: Carolina State University; University of Wisconsin-Madison e na University of Washington-Seattle; também no Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile). Membro-fundador do Núcleos: PRODOC e NEJA da UFMG. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Lattes
Luiz Henrique de Lacerda Abrahão
Doutor e Mestre em Filosofia pela UFMG. Bacharel em Filosofia pela UFOP. Professor do CEFET/MG, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-CEFET/MG). Estágios internacionais de pesquisa no Institut Wiener Kreis (Universität Wien, Áustria) e Center for Philosophy of Science of University of Lisbon (Universidade de Lisboa – FCUL/Portugal), com visita de curta duração ao Zentralen Einrichtung für Wissenschaftstheorie Wissenschaftsethik (Universität Leibniz Hannover, Alemanha). Áreas de interesse: Filosofia da Ciência; Filosofia da Tecnologia; Filosofia da Engenharia; Filosofia Hacker. Lattes
Luciano Costa Santos
Graduado em Filosofia (UFBA), Mestre em Filosofia (UFRJ), Doutor em Filosofia (PUC-RS). Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Lattes
Mauro Giffoni de Carvalho
Graduado em Psicologia (PUC-Minas) e em Pedagogia (Newton de Paiva). Mestre em Educação (UFMG), Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ), com visiting Scholar pela South Bank University – Londres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMG). Diretor da Faculdade de Educação da UEMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Arte e Linguagem. Lattes
Meily Assbú Linhales
Licenciada em Educação Física (UFMG); Bacharel em Psicologia Clínica pela PUC-Minas. Mestre em Ciência Política e Doutora em Educação, ambos pela UFMG. Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da educação física e história da educação física e do esporte. Os estudos e pesquisas recentes referem-se à história dos processos de escolarização da educação física e do esporte. Pesquisadora e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG). Lattes
Ronaldo Luiz Nagem
Graduação em História Natural – Ciências (UFMG); Mestrado em Parasitologia (UFMG); Doutorado em Parasitologia (UFMG). Professor Adjunto do CEFET-MG. Lattes
Silvani dos Santos Valentim
Pedagoga (UFMG), Mestre em Currículo e Instrução Pública pela Michigan State University (USA) e Ph.D em Educação – Gestão e Políticas Educacionais – Programa Interdisciplinar em Estudos urbanos pela Temple University, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Coordenadora-Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário que abriga três Núcleos: Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED) e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Atua nas seguintes áreas: Gestão e política educacional; prática docente; trajetórias escolares; pesquisa qualitativa e projetos sociais; extensão e desenvolvimento comunitário; educação escolar quilombola; inclusão; gênero e diversidades. Coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais. Lattes
Vera Lucia Gaspar da Silva
Graduada em Pedagogia (FESSC/UNISUL), 1983), Mestre em Educação (UFSC) Doutora em Educação (USP). Professora da UDESC, e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: escola primária, cultura material escolar, patrimônio educativo, estudos sócio-históricos comparados e história da profissão docente. Lattes
Wander Augusto Silva
Graduado em História (UFMG); Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG); Doutor em Educação (UFMG). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMG. Pesquisa as temáticas: Ensino de História, Evasão Escolar, Ensino Profissionalizante, Tecnologia da informação e História da Técnica. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Educação Comunicação e Tecnologia (NECT), da FaE/UEMG, Pesquisador da Rede Ibero-Americana de Trabalho e Estudos sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Lattes
Normas
Condições para submissão de trabalhos
Poderão se inscrever para apresentação de trabalho, no formato de Comunicação Oral:
- Estudantes da Pós-Graduação Stricto Sensu; mestres e doutores vinculados a qualquer instituição de Ensino Superior.
- Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas;
- Os trabalhos poderão ter até três autores. No caso de trabalhos em coautoria, todos deverão efetuar inscrição;
- O resumo deverá ser enviado para o endereço de e-mail do seminário.
Idioma dos artigos aceitos:
Português
Inscrições
Inscrições encerradas.
Expediente
Comissão Organizadora
Daniela Amaral Silva Freitas (UEMG)
Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG)
Maria Adélia da Costa (CEFET-MG)
Vera Lúcia Nogueira (UEMG)
Wander Augusto Silva (UEMG)
Comissão Científica
Aline Choucair Vaz (UEMG)
Andrea Lourdes Ribeiro (UEMG)
Andrea Silva Gino (UEMG)
Daniela Amaral Silva Freitas (UEMG)
Ivo de Jesus Ramos (CEFET-MG)
Karla Cunha Pádua (UEMG)
Márcia Gorett Ribeiro Gomes (CEFET-MG)
Neide Elisa Portes dos Santos (UEMG)
Autor Coorporativo
Faculdade de Educação – UEMG
Rua Paraíba, 29. B. Santa Efigênia. CEP: 30130-140 – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3239-5900
Publicações
O Caderno de Resumos apresenta o conjunto dos trabalhos inscritos nas Sessões de Comunicação de Pesquisa do 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, realizado no período de 25 a 27 de abril de 2017.
Os Anais Eletrônicos apresentam o conjunto dos trabalhos apresentados nas Sessões de Comunicação de Pesquisa do 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, realizado no período de 25 a 27 de abril de 2017.
Edições Anteriores
O 1º Seminário Anual da Pós-Graduação (v. 1, 2013), realizado em março de 2013, deu início a um evento que se consagrou como um espaço frutífero de debates, de cooperação e de intercâmbio com outros Programas de Pós-Graduação do país. O Seminário – “Ciclo de debate sobre Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente”, teve como objetivos: Debater questões socialmente vivas para as quais a sociedade espera por reflexões, sensibilidade e ações por parte dos educadores-pesquisadores em Educação e promover interlocuções entre agentes e instituições sobre políticas de apoio e desenvolvimento da pesquisa em educação, em escala regional e global. Participaram os convidados: Eduardo Fleury Mortimer (UFMG, Conselho Técnico-Científico da Educação Básica), Elba Siqueira de Sá Barreto (USP; FCC), Alice Casimiro Lopes (Coord. de área de Educação/CAPES; Coord. FORPRED), Luciano Mendes Faria Filho (UFMG), Maria Carolina Bovério (UNICAMP), Miguel Arroyo (UFMG).
Na 2ª Edição, março de 2014 (v. 2, 2014), o Seminário teve como um dos objetivos: ampliar a compreensão da educação como formação humana no tempo presente e aprofundar os fundamentos teóricos – metodológicos das diferentes linhas de pesquisa do PPGE/UEMG. Além de docentes do PPGE/UEMG, foram convidados: Carlos Jamil Cury (PUC-MG), Ana Canen (UERJ), Sílvio Gallo (UNICAMP), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves (UFMG).
Na 3ª Edição, março de 2015 (v. 3, 2015), o evento buscou contribuir com o adensamento das reflexões sobre temáticas de relevância para o campo educacional no país, pautado no objetivo maior do PPGE/UEMG de se constituir em um espaço de referência para a promoção do debate público com o meio educacional, com a administração pública e com a sociedade sobre as questões da formação humana que repercutem nas políticas e práticas docentes de formação das crianças, dos jovens e dos adultos. Como forma de ampliar os debates com a Educação Básica e difundir as pesquisas realizadas no Programa, a partir dessa edição o Seminário incluiu em sua programação a participação de egressos, compondo as mesas-redondas. Dessa forma, estiveram presentes os egressos, professores da Educação Básica, André Ricardo Barbosa Duarte (RME/Contagem) e Evely Cristine Pereira de Aquino (RME/BH). Como convidadas externas, as seguintes professoras: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (UFMG/UFOP); Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos (UFMG); Mônica de La Fare (PUC/RS); Lourdes Helena da Silva (UFV) e Dalila Andrade de Oliveira (UFMG).
Na 4ª Edição, abril de 2016 (v. 4, 2016), o Seminário avançou ainda mais em seus objetivos de estabelecer parcerias internacionais e estreitar o diálogo com a Educação Básica recebendo a profa. Barbara Bader (Université Laval/Québec) e o lançando o artefato didático-pedagógico “Trilhas de Memória de Venda Nova/BH” (Edital 13/2012 – Pesquisa em Educação Básica- Capes/Fapemig). Contou com o egresso Cleverson Ramom Carvalho Silva e os professores José Geraldo Pedrosa (CEFET); José Rubens Jardilino (UFOP), Samira Zaidan (FaE-UFMG); Maria Aparecida Silva (CEFET).Desde a primeira Edição, o Seminário realiza conferências e mesas-redondas contando com a participação de renomados pesquisadores de todo o país, entre os quais professores pesquisadores atuantes nas principais agências ligadas à Programas de Pós-Graduação e fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPEMIG), nos conselhos e sociedades científicas (ANPED, FORPRED), além de docentes do próprio PPGE e de diversos Programas de Pós-Graduação do país, e, a partir das duas últimas edições, com egressos do Programa e professores da Educação Básica. Dessa forma, tem atingido um público abrangente constituído de professores e estudantes da Graduação e da Pós-Graduação das várias instituições envolvidas, gestores da educação, além de estudantes de Faculdades e Centros Universitários e professores da Educação Básica das redes públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana.