A professora Aline Choucair Vaz, da Faculdade de Educação da UEMG, participou no dia 14 de maio da mesa-redonda “Do quadro negro aos jogos digitais: história e tecnologia na educação e na pesquisa”, realizada na PUC Minas. A atividade integra a programação da “XXXVI Semana de História – Diálogos interdisciplinares: o ofício da História e o mercado de trabalho”, e reuniu pesquisadores interessados nas conexões entre ensino, tecnologia e linguagens contemporâneas.
Durante sua fala, a professora compartilhou parte dos resultados da pesquisa “Direitos Humanos e Cinema nos livros didáticos do Ensino Fundamental”, destacando o potencial educativo do cinema como ferramenta de análise histórica. Um dos filmes explorados foi Blade Runner – O caçador de androides, discutido em sua relação com a memória e a construção da História.
Aline também citou a pesquisadora Circe Bittencourt ao refletir sobre como o cinema ainda é pouco valorizado em sala de aula. Muitas vezes usado apenas como ilustração, o filme pode — e deve — ser tratado como objeto histórico, considerando seus elementos visuais, temáticos e contextuais. Para a professora, esse olhar mais atento amplia as possibilidades pedagógicas e reforça a importância do cinema como aliado no processo de ensino-aprendizagem.