Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    20º SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP

    O professor do Programa, Fernando Zanetti participou da 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 18 a 21 de setembro de 2024, Centro de Convenções de Vitória e Universidade Federal de Espírito Santo, UFES, Vitória/ES. Durante o simpósio ocorreu a reunião dos membros do GT Subjetividade Contemporânea do qual Zanetti é vice-coordenador. Essa reunião objetivou refinar a articulação dos interesses e projetos de seus integrantes com a proposta de trabalho do GT para o próximo biênio.

    Tal proposta organiza-se em torno de um eixo principal - “Tecnologias de capturas e resistência na subjetividade contemporânea na educação, saúde, arte e cultura: perspectivas transversais, interseccionais e decoloniais.” Alinha-se à urgência política de articular o princípio ético das políticas afirmativas na pós-graduação à investigação cuidadosa e atenta dos usos das tecnologias. Esta última entediada em seu sentido ampliado. Comumente, associamos a palavra tecnologia às tecnologias computacionais e digitais que são parte fundamental dos processos de subjetividade contemporâneos em suas capturas e resistências. Interessa-nos, no entanto, também o seu sentido ampliado. A palavra grega technē significa "arte, técnica ou habilidade".

    No indo-europeu encontramos ainda teks que significa "construir". Assim, pensamos a tecnologia como um conjunto de dispositivos, conhecimentos e práticas construídos, que modificam a relação que temos uns com os outros, com nosso ecossistema e com nós próprios. Mais que simples ferramenta de aplicação instrumental, portanto, as tecnologias estão implicadas nos modos como a existência se constitui. Por isso, a importância do tema.

    foto Small

    © 2025 UEMG