9º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Entre os dias 22 e 26 de abril de 2024 aconteceram o 9º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente e o IV Simpósio Educação, Formação e Trabalho, em regime de parceria acadêmica e interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG).
    O evento foi sediado na Faculdade de Educação da UEMG, na Av. Prudente de Morais, 444, Cidade Jardim, em Belo Horizonte, MG e foi aberto a todo o público, contando com a participação de muitas (os) pesquisadoras (es) de temáticas da Educação, professoras (es) do Ensino Superior e da Educação Básica e estudantes da pós-graduação e da graduação. Contou-se com a participação de mais de 350 pessoas, entre convidadas (os), estudantes e pesquisadoras (es) de mais de 20 Instituições de Ensino Superior (IES) diferentes, da região Sul, ao Nordeste, passando por várias também do Sudeste brasileiro, bem como um convidado da Universidade de Los Lagos, no Chile.
    Foram discutidos aspectos diversos pertinentes à educação, destacando-se o Workshop “Indagação narrativa autobiográfica. Uma experiência do desenvolvimento profissional na formação inicial docente”, que foi ministrado pelo Prof. Dr. Ilich Silva-Peña (Universidade de Los Lagos), a Conferência de Abertura que tratou da integridade acadêmica e da ética na pesquisa com o Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG), assim como as mesas redondas, simpósios e a Conferência de Encerramento que debateu sobre a Militarização das Escolas com a Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos (UNB).
    Momentos importantes também aconteceram nas salas em que ocorreram as sessões de comunicação oral de pesquisas, sendo apresentados mais de 120 comunicações orais e pôsteres e 21 livros lançados!
    Veja, a seguir, alguns momentos!

9seminario 1

9seminario 2