EM MEMÓRIA DE MARINA LANZA VENUTO

marina lanza venuto

É com profundo pesar que o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana comunica o falecimento de Marina Lanza Venuto, ocorrido no último sábado, dia 27 de abril. Professora de História da Rede Estadual de Educação, na cidade de Sete Lagoas, Marina Venuto defendeu sua dissertação de mestrado em junho de 2023. Sua pesquisa, intitulada “Ideologia e confrontos no ensino de História: o que dizem os professores acerca da intolerância religiosa neopentecostal diante do estudo das manifestações culturais afro-brasileiras na educação escolar”, investigou estratégias postas em prática por professores de História da educação básica da rede estadual de Sete Lagoas para implementação da educação das relações étnico-raciais, em observância ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A partida precoce de Marina deixa um sentimento de tristeza em todos nós, docentes, colegas de turma e funcionárias que, ao longo de sua trajetória no curso, tivemos a oportunidade de conviver com ela no desenvolvimento de sua pesquisa. Expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e alunos que partilham conosco esse sentimento, na expectativa de que suas indagações de pesquisa e sua trajetória de vida possam ser fonte de inspiração para todos nós.