VISITA DA PROFA. MANUELA FERREIRA DA UNIVERSIDADE DO PORTO - PORTUGAL

No período de 05 a 11 de abril de 2024, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Humana – (FaE/UEMG) recebeu a visita da Profa. Dra. Maria Manuela Martinho Ferreira, que é professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Doutora em Ciências da Educação, com especialização em Sociologia da Infância, seus interesses de investigação incluem a construção sócio histórica da infância, as culturas infantis e juvenis, os estudos de gênero e da infância, diversidades e educação intercultural, dinâmicas familiares e metodologias de investigação qualitativa com/sobre crianças.

A professora possui forte atividade de colaboração e mobilidade com pesquisadores de instituições brasileiras e nessa visita ao PPGE, viabilizada pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (CAPES-PROAP), tivemos a oportunidade de vivenciar uma agenda de atividades acadêmico-científicas que possibilitou aos docentes e discentes do Programa um aprimoramento da formação teórico-investigativa, a realização de troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão, interlocução com profissionais da educação básica, além do estreitamento de laços para o desenvolvimento de projetos e produções acadêmicas, em parceria com a Universidade do Porto.

Foi uma semana repleta de momentos de reflexão, trocas e muito aprendizado!