Mestranda do Amazonas realiza pesquisa no Mestrado em Educação da UEMG

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FaE/UEMG recebeu, em sua turma de 2022, a mestranda Elaine Rachel de Oliveira Martins, moradora de Boa Vista do Ramos (AM), que está realizando a pesquisa que tem como título: Entre barcos, voadeiras, canoas, casas e escolas: as vivências de crianças na/da Educação Infantil na região de Boa Vista do Ramos – Amazonas (AM).
    A pesquisa de Rachel, como gosta de ser chamada, tem como um de seus objetivos analisar em que medida os cotidianos e as vivências das crianças de 4 e 5 anos, da comunidade de Boa Vista do Ramos, região centro amazonense, integram ou não o currículo e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, tendo em vista as culturas produzidas pelas crianças no percurso entre casa-escola-casa. Percurso esse que é feito por meio de barcos, canoas
    Para a profa. Dra. Ana Paula Braz Maletta, orientadora da estudante, ao observar e escutar as crianças ribeirinhas, essa pesquisa, além de contribuir para a valorização da imagem da criança amazonense, colocará em evidência as experiências construídas pelas crianças no percurso de casa até a escola por uma vasta geografia ainda muito pouco conhecida por nós.
    Receber a Rachel no PPGE, afirma a Coordenadora, Profa. Dra. Vera Nogueira, representa o reconhecimento e a importância que o Programa vem alcançando nos últimos anos, bem como expressa a ampliação da abrangência de suas ações para além dos limites do estado de Minas Gerais, impactando a educação, a formação de docentes e a produção de conhecimento científico sobre a realidade dos povos ribeirinhos desse grande país, que é o Brasil.
    A previsão é que a defesa da dissertação de Rachel ocorra em março de 2024.