Mestrado em Educação da FaE/UEMG recebe estudante Moçambicana do Programa de Mobilidade Acadêmica

A estudante Cheila Caetano Vilanculo, natural de Xai-Xai, Província de Gaza (Moçambique), ingressou na turma de 2023, do Mestrado em Educação, por meio do Edital GCUB-Mob n. 001/2022, promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

O GCUB é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, fundada em 2008, em Brasília, e que reúne, atualmente, 89 Universidades brasileiras, entre as quais encontra-se a UEMG.

O Programa de Mobilidade Internacional oportuniza às/aos estudantes estrangeiras/os aprimorar seus estudos, compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas, bem como propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Nas palavras de Cheila: “O Mestrado na UEMG tem me instigado a ampliar horizontes e a potencializar a capacidade intelectual baseando em métodos e ações associadas ao ambiente escolar, social e familiar dos estudantes numa perspectiva dialógica do ensino. No curso, sou constantemente instigada sobre a Educação e Formação Humana, na medida em que discutimos a relação com o outro e suas especificidades, de modo a permitir a inclusão e socialização, equidade e vivências de cidadania entre professores e estudantes por meio de uma educação libertadora, autônoma e responsável. Assim, como mestranda dessa Instituição me sinto motivada pelo Programa, professores e colegas a fortalecer essa postura consciente e reflexiva sobre a necessidade de transformação da sociedade a partir da Educação e busca por epistemologias diversas, e acredito que ao retornar para meu país, os impactos do que aprendi e elaborei aqui se farão num diálogo acadêmico e político."

Para a Coordenadora do Programa, profa. Vera Nogueira, "a escolha do Curso de Mestrado em Educação da FaE, por parte de Cheila, vem reforçar a importância e o reconhecimento social e acadêmico do PPGE/UEMG. Além disso, sua presença trouxe consigo uma riqueza de vivências e conhecimentos culturais, cujos relatos, trocas e debates durante as aulas e orientação fortalecem, ainda mais, o caráter inclusivo e a excelência da formação e das interações proporcionadas pelo Curso.

Criado em 2009, hoje, podemos dizer que o PPGE é um Programa consolidado e reconhecido, nacional e internacionalmente, e está preparado para receber mais estudantes nos programas de mobilidade e intercâmbio estudantil."

Acesse aqui para obter mais informações sobre o GCUB.