EGRESSA DO PPGE PREMIADA

Juliana Moreira Borges, orientanda da Professora Daniela Oliveira Ramos dos Passos, egressa do Programa de pós graduação Stricto Sensu – Mestrado em Formação Humana na UEMG conquistou prêmio nacional de educação.
    A aluna cuja trajetória de pesquisa transitou entre gênero e educação paras as relações étnico raciais é professora na rede municipal de ensino de belo Horizonte e o projeto que a levou a conquistar o prêmio envolve práticas antirracistas na educação infantil. O projeto “Griôs: contos e dengos por uma construção identitária positiva” explora a pedagogia Griô e tem como pilares 5 pontos fundamentais no trato com as relações étnico-raciais na educação infantil: O cuidar e o educar; a ancestralidade; estética-corpórea, tradição oral e diversidade. Os temas foram trabalhados na intenção de construir nas crianças orgulho identitário, em especial das crianças negras, que correspondem a 90% da turma.
    A premiação foi promovida pelo CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Trata-se da 8ª edição do “Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero: experiências de gestão e práticas pedagógicas antirracistas em ambiente escolar”. Participaram deste certame 736 inscrições concorrentes as categorias, Escola e Professor. Após rigorosa triagem e avaliação realizada por pareceristas renomados de todo país foram eleitas 8 (oito) experiências na categoria escola. E, 8 (oito) experiências na categoria professor. Juliana ganhou na categoria professor a partir de sua promoção à prática antirracista em sala de aula.