Egresso do PPGE é destaque no campo da Educação em Minas Gerais

Alexandre Marini, ex-aluno do Mestrado em Educação e que realizou pesquisa sobre A censura ao trabalho docente: eventuais interdições da comunidade escolar sobre professores/as que abordam temas relacionados a gênero e sexualidade, sob orientação da profa. Dra. Daniela Passos, vem desenvolvendo atividades com grande destaque não apenas no meio acadêmico, mas também nas mídias sociais, ampliando o debate sobre educação, ensino médio, sociologia, gênero e juventudes.

Atualmente, Alexandre trabalha como Analista Educacional na Coordenação de Ações de Aprendizagem da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), setor que envolve a produção de políticas públicas para o Ensino Médio.

Destaque para as seguintes ações realizadas recentemente:

Livro didático:

Convidado pela editora Edebê a ajudar conceber e escrever o livro didático de sociologia para o Ensino Médio em versão impressa e digital. A coleção Passaporte são compreende livros didáticos orientados para o novo ensino médio e começam a ser utilizados em 2023. Entre as escolas que utilizam esse material, está a rede Salesiano de ensino.

ISBN 978-65-5885-325-1 (Impresso)
    ISBN 978-65-5885-322-0 (Digital)

Pesquisa sobre o Ensino Médio:

Trata-se de um estudo que busca contribuir para uma melhor compreensão dos desafios inerentes à mudança do ensino médio para um modelo flexível em que o estudante faz escolhas entre diferentes opções curriculares. A equipe de pesquisadores se debruçou sobre as experiências na implementação deste modelo em três territórios distintos: Portugal, Chile e Canadá.

A pesquisa foi patrocinada pela Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) em parceria com Instituto Natura e Instituto Unibanco. Demais autores: Felipe Michel Braga (Consed), Ana Amélia Laborne UEMG), Liliane Souza e Silva (UEMG) e Vanda Catarina Duarte (Fundação João Pinheiro)

Acesse aqui o estudo.

Jornal O Tempo:

Entrevista para o jornal O Tempo que aborda as preocupações acerca das mudanças recém ocorrida no ensino médio. A reportagem também traz um resumo com as recomendações do estudo produzido sobre Portugal, Chile e Canadá.

Acesse aqui a entrevista.

Assembleia Legislativa:

Alexandre Marini é um dos Professores convidado para iniciar o primeiro episódio de uma série especial do programa "Pensando em Minas" sobre Jovem e Mercado de Trabalho. O programa faz parte da Escola do Legislativo, da ALMG, e integrará o material formativo do Parlamento Jovem em 2023.

Acesse aqui o canal do Programa no YouTube.

Livro: "A atmosfera de um Campus em construção: educação, política e estética".

Organizado pelos professores/as da UEMG Liliana Borges - Daniela Perri Bandeira - Laurici Vagner Gomes e idealizado pelos integrantes do Projeto de Extensão FIC no Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como resultado de ações realizadas junto a professores de diversas áreas, que atuam em distintas Unidades Acadêmicas da Instituição. Alexandre Marini participa como co-autor do capítulo "O papel humanizador de laços relacionais na extensão universitária: transversalidades em tempos de atividades online" e como autor de "Notas de um professor pouco eficaz".

O livro já está pronto e o lançamento ocorrerá entre março e abril de 2023.

Colóquio: As séries de TV e de Streaming: diálogos com literatura, filosofia e educação.

Participando como um dos organizadores, todos os anos o colóquio objetiva discutir o atravessamento entre essas manifestações artísticas, contribuindo para o incremento e divulgação de pesquisas na área. O colóquio produzirá seu sexto encontro em 2023, fruto da idealização dos professores/as Daniel Chacon (UEMG), Daniela Passos (UEMG) e Paulo Caetano (UNIMONTES).

Acesse aqui o evento.