EGRESSOS DO MESTRADO FAE/UEMG PUBLICAM ENSAIO ETNOFOTOGRÁFICO

Frederico Luiz Moreira e Júnia Patricia Cardoso, ex-orientandos da professora Lana Mara de Castro Siman no Mestrado em Educação da UEMG, publicaram, em novembro de 2020, um ensaio etnofotográfico no periódico CAMPOS – Revista de Antropologia da UFPR. O ensaio discute as relações ambientais e patrimoniais estabelecidas por meio da memória de ex-lavadeiras da cidade de Sabará/MG.

A publicação apresenta uma proposta pedagógica utilizada como intervenção no projeto de pesquisa e extensão universitária, ganhador do prêmio do Edital PAEX Nº01/2017, “Mãe Domingas: educação pelas águas do Rio Sabará” desenvolvido na cidade de Sabará/MG, em parceria com as instituições: Faculdade de Educação - UEMG (Grupo de Pesquisas Polis e Mnemosine), Museu do Ouro/Ibram, Universidade Laval (Quebec/Canadá) e Escola de Ciência da Informação/UFMG. No projeto foram realizados relatos fotográficos e reflexões sobre as memórias coletivas e individuais de ex-lavadeiras, a partir de duas oficinas de fotografias que [re] estabeleceram as relações de afeto e vínculo com trajetos, histórias e vivências diante das mudanças e permanências do Rio Sabará. As oficinas produzidas urdiram narrativas por meio do registro fotográfico de locais de memória criando mapas afetivos para a mediação de uma educação das sensibilidades e de patrimônios.

Acesse a revista clicando aqui.