AULA MAGNA: 10 ANOS DO PPGE/FAE/UEMG E DA PARCERIA ACADÊMICA COM OS PPGES DE BELO HORIZONTE

Comemoramos, também neste ano, 10 anos de uma consolidada parceria com os demais Programas de Pós-Graduação em Educação, da cidade de Belo Horizonte – CEFET-MG; PUC-MINAS e UFMG, na realização das Aulas Magnas de abertura do ano letivo.

A Aula Magna é uma atividade acadêmica única e inovadora no âmbito da Pós-Graduação brasileira. É o momento da acolhida coletiva aos novos estudantes que ingressam nos quatro Programas. Nesse encontro, temáticas consideradas fundamentais ao campo da educação e da Pós-Graduação em Educação são abordadas por pesquisadores com grande experiência e renome no contexto nacional e internacional.

Para a escolha dos convidados, os (as) coordenadores (as) dos quatro PPGEs fazem indicações, propostas, discutem e consultam os seus Colegiados de Curso, para a decisão final. A cada ano, um dos quatro Programas fica responsável pela indicação inicial e pelo convite, arcando, portanto, com todos os custos da vinda do(a) convidado (a).

Ao longo desses 10 anos, foram realizadas as seguintes conferências:

– 2009: “Formação de Professores”. Profa. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas)

– 2010: “Pós-Graduação no Brasil de hoje: Problemas e Perspectivas”. Prof. Osmar Fávero (UFF)

– 2011: “Comemorando 40 anos de um passado presente, projetando 10 anos de um Plano Nacional de Educação”. Prof. Carlos Roberto Jamil Cury (Emérito- UFMG)

– 2012: “PNE: das metas à realidade. Desafios para a sociedade brasileira”. Prof. Antônio Carlos Caruso Ronca (Presidente do Conselho Nacional de Educação)

– 2013: “A Laicidade da Educação Pública como objeto de pesquisa”, Prof. Luiz Antônio Rodrigues da Cunha (UFRJ).

– 2014: “Diálogos de saberes na prática profissional docente: um debate em aberto”. Prof. Antônio Nóvoa (Universidade de Lisboa).

– 2015: “Trajetória de pesquisa em estudos curriculares”. Profa. Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos (UFMG)

– 2016: “20 anos da LDB e seus impactos na Educação Brasileira”. Prof. Romualdo Portela de Oliveira (USP/Coord. Área da Educação – CAPES)

– 2017: “Desafios e perspectivas para o campo da Pós-Graduação em Educação no Brasil”. Profa. Andréa Barbosa Gouveia (UFPR) – Presidenta da Anped.

– 2018: “A avaliação da pós-graduação: experiências, desafios e implicações para os programas em educação”. Prof. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG).

PUBLICADO EM: 26 MAR 19