PROFESSORA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO LANÇA LIVRO PELA EDITORA FINO TRAÇO

O livro Patrimônio no plural: educação, cidades e mediações é uma obra coordenada pelas professoras Lana Mara de Castro Siman (PPGE/UEMG) e Sônia Regina Miranda (PPGE/UFJF). Ambas realizam parcerias de pesquisa com seus orientandos e com professores de diferentes Universidades brasileiras. A obra reúne pesquisadores oriundos de diversos campos de atuação e pesquisa, de diferentes cidades, instituições universitárias, assim como de modos de problematizar aquilo que pode se encontrar sob o eixo do Patrimônio Cultural, na sua relação com a Educação. Pesquisadores que estudam e investigam no sentido de fazer com que o campo do Patrimônio ganhe força e visibilidade no vasto território das pesquisas em Educação e Formação de Professores e, consequentemente, na Educação Básica.

Os onze capítulos que compõe o livro estão reunidos sob três dimensões básicas: patrimônio e a potencialização da Educação escolar; patrimônios como múltiplos espaços educativos existentes no interior de uma cidade; e a busca de compreensão das mediações possíveis para que o patrimônio seja compreendido para além de registros materiais e simbólicos do passado, e, sim, para pensar a relação presente, passado e para agir em prol de outras possibilidades de futuro.

O livro contou com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da UEMG.

Mais informações, acesse o site da editora Fino Traço.