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    Defesa de Dissertação- Laelma Alves Barros

    Terça, 16 Mai 2023 às 14:00

    Auditório Térreo da Faculdade de Educação/UEMG, Avenida Prudente de Morais, 444- Cidade Jardim, Belo Horizonte

    PPGEDUC

    Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: QUAIS AS PERCEPÇÕES DAS EDUCADORAS D EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOSÉ DA LAPA/MG?
    Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Braz Maletta
    Banca examinadora: Profa. Dra. Flávia Lamounier Gontijo (FUMEC) e Profa. Dra. Juliana Cordeiro Soares Branco (UEMG)
    Resumo: 

    A presente pesquisa, em fase de análise de dados, tem como objetivo analisar as percepções de educadoras da Educação Infantil (EI) de São José da Lapas/MG, que atuaram com crianças de 5 anos, sobre as práticas pedagógicas propostas no contexto de Pandemia da Covid-19. Ademais, tem como objetivos específicos: verificar as concepções das educadoras sobre Criança, Infância e EI; identificar as práticas pedagógicas proporcionadas às crianças pelas educadoras durante o período de distanciamento social e no retorno das atividades presenciais e analisar quais foram os desafios e as possibilidades nas perspectivas das educadoras sobre as vivências realizadas pelas crianças no período de distanciamento social e no retorno das atividades presenciais. A pesquisa, de caráter qualitativo, do tipo Estudo de Caso, contribuirá para a expansão do conhecimento sobre as práticas pedagógicas na EI, na medida em que possibilita a compreensão sobre as experiências realizadas no cotidiano, ainda que desenvolvidas em um momento de Pandemia. O estudo foi realizado com seis educadoras e os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, a análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e análise de conteúdo. A teoria pautou-se nos conceitos e concepções de criança, infância (s), EI e práticas pedagógicas; o histórico e as legislações da EI, e o contexto de Pandemia da Covid-19. Para tanto, os autores recorridos foram: FRANCO (2016); KRAMER (1999); KUHLMANN (1998)(2000); SANTOS (2020); SARMENTO (2005), dentre outros. Com este estudo foi possível perceber que a criança é vista como um ser específico, a infância uma fase da vida e as práticas pedagógicas como meios para ensinar. Ainda, destacam-se a relevância dos recursos tecnológicos, da prática presencial, bem como os desafios de acesso às tecnologias, sobretudo a internet, bem como a necessária participação da família no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas.

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