Contraste |
| |

    Defesa de Dissertação- Aline Oliveira Chagas

    Sexta, 12 Mai 2023 às 14:00

    Defesa de Dissertação, online., Belo Horizonte

    PPGEDUC

    Título: “EU SOU MUITO INSEGURA, COMO EU ESTOU NA FASE INICIAL, SEMPRE EU VOU SER QUESTIONADA E SEMPRE EU VOU ESTAR ERRADA”: O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE EM NARRATIVAS DE JOVENS PROFESSORAS
    Orientadora: Profa. Dra. Karla Cunha Pádua
    Banca examinadora: Profa. Dra. Célia Maria Fernandes Nunes (UFOP) Profa. Dra. Santuza Amorim da Silva (UEMG)
    Resumo: 

    Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivocompreender o contexto, experiências de vida e expectativas de professores iniciantes na carreira docente, por meio de suas narrativas autobiográficas. Durante a fase inicial da docência, as/os professores enfrentam vários desafios. Para entender melhor essa fase da carreira docente, foi necessário investigar aspectos da realidade social e cultural que influenciam as respostas e opções adotadas pelas professoras em sua prática pedagógica.
    Para tal, foram realizadas entrevistas narrativas com quatro professoras em fase inicial da à fase inicial da docência. A partir dessas narrativas autobiográficas buscamos respostas das docentes às experiências vivenciadas em busca da compreensão do que é a fase inicial da carreira na perspectiva das professoras entrevistadas. Formulamos uma questão gerativa que favoreceu conhecer as trajetórias de vida, as experiências formativas, os posicionamentos políticos e a relação com a profissão por parte das professoras iniciantes. Essa pesquisa se justifica no contexto social das políticas públicas, pois as/os professores iniciantes enfrentam muitos desafios nessa fase inicial da carreira e necessitam de apoio e orientação para se desenvolverem profissionalmente. Ansiamos que a pesquisa com as narrativas de professores iniciantes possa contribuir para identificar as principais dificuldades e necessidades dessas professoras, bem como as estratégias e abordagens que são mais eficazes na promoção de seu desenvolvimento profissional. Constatamos, por meio das narrativas, que as professoras no início da carreira enfrentaram estresse, dificuldades, ansiedades e o desafio de aliar a teoria e a prática. A ajuda de uma rede de apoio, de professoras experientes foi valorizada para solucionar desafios pedagógicos. No entanto, concluímos que se faz necessário o apoio institucional, por meio de políticas públicas, assim como examinar as trajetórias pessoais e profissionais das/os docentes, a fim de encontrar novas maneiras de intervir e melhorar a formação continuada dessas profissionais.

    © 2024 UEMG