DISEÑO, CIUDADES Y CONFLICTOS TERRITORIALES

DISEÑO, CIUDADES Y CONFLICTOS TERRITORIALES El - diseño como herramienta polivalente para la inclusión y la segmentación social
    CHAMADA DE ARTIGOS

Design, cidades e conflitos territoriais: O design como ferramenta polivalente de inclusão e segmentação social

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO 2022

Recorte disciplinar
    Design urbano para inclusão - Design urbano excludente - apropriação de espaçosurbanosDescrição do projetoO projeto pretende revelar análises teóricas e / ou estudos de caso queinvestiguem a forma como o design intervém ativamente nos mecanismos deinclusão ou exclusão social nos espaços urbanos do século XXI.O centro de investigação da linha Design e Geografia Política durante o ano de2022 terá como foco conceitos como recuperação e apropriação dos espaçosurbanos, design e construção da identidade territorial, segmentação social atravésda arquitetura, do planejamento urbano e pela pandemia, entre outros.

Objetivo
    Analisar a capacidade transformadora e polivalente do design para criar alterações nosespaços urbanos, tanto para a geração de inclusão social como para a segmentação eexclusão.

Calendário:
    Convocatória: janeiro de 2022
    Envio de resumos: até 10/03/ 2022
    Resultados: 21 de março de 2022
    Envio do texto completo: 31 de maio de 2022
    Publicação: Segundo semestre de 2022

Formatos de participação
    A publicação incluirá artigos acadêmicos que tratem por meio de abordagem teórica, ou de análise de casos, do tema definido.

Resumos
    Os interessados deverão enviar seus resumos até o dia 10 de março de 2022 com no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras. Os resumos devem incluir os objetivos, a metodologia e as conclusões esperadas.

Devem ser enviados para María Verónica Barzola / Universidad de Palermo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Rita A. C. Ribeiro / Universidade do Estado de Minas Gerais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

O resultado dos resumos selecionados será comunicado a todos os participantes, via e-mail, no dia 21 de março de 2022.
    Textos definitivos

Os artigos completos devem ter um mínimo de 25.000 e máximo de 40.000 (caracteres sem espaço).
    Todos os artigos devem conter resumos em espanhol, português e inglês. Para tanto, será utilizado a norma da APA.
    O prazo para entrega é 31 de maio de 2022.

Linhas temáticas dos artigos

1. Projeto e recuperação de espaços públicos:
    Artigos que revelem ações governamentais para a recuperação de espaços por meio de práticas e ações projetuais. Esta categoria inclui artigos que abordem casos e estratégias para melhoria de espaços degradados pela poluição e criminalidade, entre outros fatores, e sua conversão em áreas verdes, culturais ou comerciais. Inclui também os textos que tratam de casos de recuperação participativa.

2. Apropriação do espaço urbano e construção da identidade territorial:
    Artigos que investiguem as ações cidadãs de apropriação do espaço urbano por meio de práticas voltadas principalmente para a arte, a cultura ou o comércio. Esta categoria busca coletar casos, representações espaciais ou estratégias de design que geralmente desenvolvem ou fortalecem a identidade do grupo.

3. Segmentação social por meio da arquitetura urbana:
    Artigos que analisam criticamente os desenvolvimentos da arquitetura urbana que geram segmentação social. Esta categoria se concentra no exame das consequências de muros, condomínios fechados, fechamento de espaço urbanos, entre outros.

4. Design, cidade e pandemia:
    Artigos que enfocam as mudanças recentes que as cidades sofreram como resultado da pandemia COVID-19 e como o design tem operado como um fator transformador para mitigar, ou aprofundar, em alguns casos, as consequências da pandemia.

Idiomas
    Serão aceitos artigos escritos em espanhol e o português. Artigos em inglês também serão aceitos, mas os autores deverão assinar um termo de consentimento para a tradução de seus artigos para o espanhol, idioma final em que serão publicados.

Informações
    María Verónica Barzola Co-diretora da linha de investigação pela Universidad de Palermo +54 911 5329-7328 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Rita A. C. Ribeiro Co-diretora da linha de investigação pela Universidade do Estado de Minas Gerais +55 31 9957-7970 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.