Contraste |
| |

    PPGD

    Centros de pesquisa

    Os Centros de Pesquisa são constituintes da Escola de Design e dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas de docentes e discentes do PPGD, nas suas diversas áreas.

    Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia (CPqD):
    fundado em 1993, atua em consonância com os cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design (mestrado) e REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de Materiais (mestrado e doutorado). As principais linhas de pesquisa são: ergonomia e projetos, projetos ligados à mobilidade, materiais e design, seleção e análise de materiais, história do design e documentação, design e entretenimento, design e semiótica, design e crítica. Possui uma área física de 81 m2, com capacidade para 20 pessoas, dispõe de computadores, mesa digitalizadora, scanner entre outros. Está consoante com a linha de pesquisa “LP1: Tecnologias, materiais e ergonomia”.

    Centro de Estudos, Teoria, Cultura e Pesquisa em Design (T&C): fundado em 2003, é um espaço no âmbito acadêmico-científico, com ênfase no debate sobre a cultura material e da pesquisa teórica em design. O T&C possui uma área de 37m2, dispondo de estações de trabalho individuais, mesa de reunião, armários para livros; computadores de mesa; notebooks, impressora laser cor e laser P&B. Possui equipamentos para registro fotográfico, filmadoras, tripés, gravadores digitais, entre outros. O T&C contempla, em especial, a linha de pesquisa “LP2: Cultura, gestão e processos em design”.

    Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec): atua em pesquisas relacionadas a (1) Aspectos socioeconômicos, sustentabilidade, inclusão de minorias e gestão da inovação, e (2) Design Estudo de novos métodos e processos que contribuam para otimização e/ou redução de insumos materiais e energéticos durante o ciclo de vida do sistema produto. Sua equipe é formada por docentes, alunos do doutorado mestrado e da graduação. Os equipamentos disponíveis são: Hitachi Tabletop Microscope; scanner 3D; câmera termográfica; analisador de cor; espectrofotômetro digital; termômetro ótico com mira a laser; estroboscópio digital portátil; medidor de vibração digital; microscópio digital com visor; termômetro higrômetro registrador; e termômetro infravermelho. Apóia as duas linhas de pesquisa.

    Centro Integrado de Design Social (CIDS): Apoia e articula projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão apresentando como eixo norteador os preceitos do design preconizados no mais recente conceito de design proposto pelo ICSID (2016) que aborda o diálogo entre o design e a sociedade. O CIDS trabalha com projetos de pesquisa e extensão elaborados por grupos de alunos sob orientação de professores, para atendimento às demandas da comunidade acadêmica, de instituições, de indivíduos ou de grupos sociais que não têm possibilidade de remunerar trabalhos de tal ordem. O CIDS está alinhado com a linha “LP2: Cultura, gestão e processos em design”.

    Centro de Design da Imagem (CDI): seu propósito é o estudo da imagem e suas mídias no mundo contemporâneo. Os trabalhos tratam de diferentes linguagens que contemplam: quadrinhos, ilustração, fotografia, animação, cinema e novas tecnologias referentes à imagem. Em grupos de estudos, os participantes atuam em pesquisas e trabalhos ancorados em duas.

    Núcleo de Tipografia: Com o objetivo de incentivar a pesquisa e estimular a produção, entre os alunos, na área da tipografia, criou-se, em 1997, o Núcleo de Tipografia. O laboratório congrega um espaço coletivo de pesquisa e experimentação tipográfica que hoje, além do fundador do grupo, Prof. Sérgio Antônio Silva, conta com os professores Sérgio Luciano (aluno de doutorado), Cláudio Santos (egresso do PPGD), responsáveis pela realização das atividades relacionadas ao universo da tipografia.

    Núcleo de Design de Serviços: Seu principal objetivo é capacitar alunos e professores da Escola de Design para atuação em pesquisa e extensão em design de serviços a partir do desenvolvimento de projetos que atendam, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Escola em demandas de melhoria e inovação nas prestações de serviços internas à Unidade. Atuam no núcleo, o Prof. Sérgio Antônio Silva, Mariana Misk (aluna de mestrado do PPGD), Iara Mol e Simone Souza Oliveira (ambas alunas de doutorado).

    Centro de Estudos em Design de Ambientes (CEDA): implantado em 2013, tem como objetivo principal a ampliação de conhecimentos nas diversas áreas relacionadas ao Design de Ambientes. O CEDA está alinhado com a linha “LP1: Tecnologias, materiais e ergonomia”, especialmente na área do design do conforto. Ne estão lotados diversos docentes doutores, doutorandos e mestres, mas ainda não envolvidos com o PPGD. A doutoranda Simone Maria Brandão, o Dr. Aziz Pedrosa, A Dra. Claudia Campos, Dra. Viviane Gomes Marçal, entre outros.

    Centro Design Empresa (CDE): foi fundado em 2003 com o objetivo de promover mecanismos de inserção do Design em diferentes setores empresariais do Estado e atualmente se posiciona como um centro de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que explora as relações entre o design, a fabricação digital, os materiais e o mercado por meio da inovação. Sua infraestrutura é composta por salas munidas de equipamentos de impressão 3D, corte a laser, usinagem CNC, mesas digitalizadoras Cintiq, caracterização de propriedades mecânicas de materiais , microscópio eletrônico de varredura, espectrofotômetro, prensa de placas aquecidas, agitadores magnéticos e mecânicos, mantas de aquecimento, deionizador de água, extrusoras de bancada, estufa para esterilização e secagem, ultrassom de ponta, phmetro, macro centrífuga, bomba a vácuo, moinho de facas, câmara UV para simulação de intemperismo acelerado, balança semi-analítica, balança analítica de calibração interna, geladeira além dos acessórios de vidraria e reagentes necessários a seu funcionamento. As três linhas de atuação, design e fabricação digital, design e materiais e design e mercado estão em consonância com as duas linhas de pesquisa do PPGD “LP1: Tecnologias, materiais e ergonomia” e “LP2: Cultura, gestão e processos em design”. O CDE possui os seguintes grupos de pesquisa "Design & Tecnologia de Materiais Poliméricos e Compósitos" cadastrado no CNPq e o grupo “Pesquisa, Ensino e Projeto de Design”.

    Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias (CEDGEM): criado em 2003, sua ênfase está no Arranjo Produtivo Gemas e Jóias. Sua instalação ocupa 189 m2, divididos em: (i) laboratório de projetos em design e dispõe de 13 computadores, cinco impressoras, três scanners de mesa, uma mesa digitalizadora; (ii) a área de lapidação dispõe de dez bancadas completas, microscópio gemológico eletrônico, máquina de furo por ultra-som; (iii) a área de prototipagem rápida dispõe de impressora 3D Invision e microcomputadores; (iv) Laboratório de Cerâmica; (v) Laboratório Anglogold Ashanti de Pesquisa em Ligas de Ouro. O CEDGEM possui duas outras unidades localizadas no interior do estado: (vi) Laboratório ITAPORARTE de lapidação e artesanato mineral localizado em Coronel Murta no Vale do Jequitinhonha, equipado de oito bancadas completas de lapidação; (vii) laboratórios de joalheria, prototipagem rápida. Em Teófilo Otoni/MG funciona a Unidade de Inovação Tecnológica (Unit) que dispõe de cinco computadores, três impressoras, uma máquina de prototipagem rápida, três bancadas para corte e polimento, seis bancadas de ourivesaria, microscópio gemológico eletrônico. O CEDGEM apóia as duas linhas de pesquisa.

    Centro de Estudos em Design da Madeira (CEMA): sua infraestrutura atual é de 200 m2, e integra duas unidades: (i) Laboratório de Estudos e Ensaios Ergonômicos, e (ii) Laboratório de Estudos e Ensaios Sensoriais. Os laboratórios, apesar de estarem no centro dedicado à madeira, atendem às mais amplas demandas de pesquisas nas áreas da ergonomia, usabilidade e estudos sensoriais. Dentre a infraestrutura disponível, destacam-se a sala isoacústica, sala de ensaios táteis e visuais, sala de ensaios olfativos, sala para obtenção de medições antropométricas e ergonomia, equipamentos para pesquisa em eletromiografia. Atende a docentes e discentes da linha de pesquisa “LP1: Tecnologias, materiais e ergonomia”.

    © 2021 UEMG