O Mestrado em Design da UEMG tem como objetivo geral propiciar a formação de docentes pesquisadores qualificados.
Seus objetivos específicos são:
I- Ampliar o potencial do design relacionado ao processo de inovação produtiva de bens e serviços, materiais e imateriais, associados ao desenvolvimento sustentável;
II- Aprofundar o entendimento dos diferentes aspectos envolvidos nas etapas do processo de design como meio de avaliar e minimizar os impactos negativos de sua ação no meio social e ambiental;
III- Promover a formação teórico-investigativa de docentes e profissionais interessados em contribuir ao desenvolvimento e difusão de uma cultura de inovação em design com foco nas relações ambiente-objeto-homem;
IV- Fornecer subsídios materiais e metodológicos que permitam identificar e aplicar novas e sustentáveis tecnologias nas diferentes etapas do processo de concepção e desenvolvimento de produtos;
V- Promover a interdisciplinaridade e a transversalidade necessárias aos objetos de pesquisa dos alunos nas suas particularidades;
VI- Desenvolver uma cultura de investigação que estimule o questionamento dos paradigmas existentes e a expansão do conhecimento específico, propondo soluções novas em interface com outros campos do saber.
Estrutura Curricular
O mestrado em Design tem como área de concentração Design, com foco nos estudos, a gestão e processos ligados à teoria e prática do design, enfatizando a relação entre o desenvolvimento de projetos e produtos e as interfaces dos materiais, da ergonomia e evolução tecnológica, contemplando, ainda, as relações culturais que são por ele influenciadas e estabelecidas, quando percebido como elemento de promoção e transformação social.
As pesquisas e atividades desta área de concentração deverão refletir de forma concreta as questões relacionadas ao seu tema no âmbito da região e do país, interagindo com outros projetos e políticas similares.
O desenvolvimento dessas pesquisas e atividades deverá apoiar-se em duas linhas de pesquisa do mestrado, que são:
Linha 1: Tecnologias, materiais e ergonomia
Visa promover a reflexão crítica e aplicada das interações entre os processos do design, novas tecnologias e as diversas interfaces digitais. Investigar as transformações no Design decorrentes do uso de materiais e das tecnologias e as influências do pensamento em Design nesses processos; pesquisar novos materiais visando à transformação, os processos de produção, à inovação e à sustentabilidade. Pesquisar métodos e técnicas que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos, sua usabilidade e aplicabilidade nos processos produtivos.
Linha 2: Cultura, gestão e processos em design
Investiga o Design como processo que possibilite a inovação e a sustentabilidade a partir da gestão dos processos de produção, geração de renda e distribuição de bens e de serviços. Analisa a tríade sistema–produto–serviços voltados para a melhoria dos processos de estratégia e gestão visando à inovação e as práticas sustentáveis. Promove a valorização humana em sua complexidade nas singularidades das relações sociais, privilegiando a interação entre o design e as disciplinas ligadas às ciências sociais aplicadas e à educação, investigando os processos de construção do imaginário social e de áreas interdisciplinares afins.
O curso de mestrado em Design tem como prazo de conclusão 24 meses, organizados em quatro semestres totalizando 24 créditos. A distribuição de créditos ocorre da seguinte maneira:
a. Disciplinas obrigatórias para ambas as linhas de pesquisa (três) – 12 créditos
b. Disciplinas optativas, incluindo tópicos avançados – 6 créditos
d. Dissertação (atribuído após a defesa) – 6 créditos
Disciplinas eletivas podem ser cursadas em outros Programas de Pós-graduação que sejam credenciados pela CAPES, cabendo ao Colegiado do Programa decidir sobre seu reconhecimento, a partir de parecer do Orientador.
Total: 24 créditos
Sendo:
1 crédito = 15 horas
Carga horária mínima para integralização do curso – 360 horas
O período de integralização dos créditos do Curso de Mestrado é de, no mínimo, 12 (doze) meses e, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, admitindo-se a possibilidade de prorrogação de seis meses quando submetida e aprovada pelo colegiado
O elenco das disciplinas para o Curso de Mestrado está dividido em:
OBRIGATÓRIAS
1. Teoria e Cultura do Design
2. Métodos de Pesquisa em Design
3. Seminários de Pesquisa
OPTATIVAS
4. A linguagem dos objetos
5. Análise Crítica da História do Design
6. Biomimética para design
7. Cadeia de valor e valorização dos recursos locais
8. Construção de textos acadêmicos
9. Design de embalagens
10. Design e cultura material
11. Design e Ética
12. Design e Inovação
13. Design e Semiótica
14. Design para a Sustentabilidade
15. Estudos de Design Estratégico da Mobilidade I
16. Estudos de Design Estratégico da Mobilidade II
17. Evolução da tecnologia
18. Materiais e Processos de Transformação I
19. Materiais e Processos de Transformação II
20. Pensamento estratégico em design
21. Pesquisa Aplicada
22. Tópicos Especiais: Sistemas Produto-Serviço sustentáveis em economia
23. Tópicos Especiais: Design sistêmico
24. Tópicos Especiais: Estatística aplicada à pesquisa em design
25. Tópicos Especiais - Fabricação Digital e Pesquisas em Design
26. Tópicos Especiais Ergonomia e Tecnologia Assistiva
27. Tópicos Especiais - Seminários Design e Representações Sociaisomia distribuída