Contraste |
| |

    PPGD

    Doutorado

    A área de concentração do Doutorado é Design e tem como foco os estudos, a gestão e processos ligados à teoria e prática do design, enfatizando a relação entre o desenvolvimento de projetos e produtos e as interfaces dos materiais, da ergonomia e evolução tecnológica, contemplando, ainda, as relações culturais que são por ele influenciadas e estabelecidas, quando percebido como elemento de promoção e transformação social.

    São duas as linhas de pesquisa do doutorado:

    Linha 1: Tecnologias, materiais e ergonomia
    Visa promover a reflexão crítica e aplicada das interações entre os processos do design, novas tecnologias e as diversas interfaces digitais. Investigar as transformações no Design decorrentes do uso de materiais e das tecnologias e as influências do pensamento em Design nesses processos; pesquisar novos materiais visando à transformação, os processos de produção, à inovação e à sustentabilidade. Pesquisar métodos e técnicas que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos, sua usabilidade e aplicabilidade nos processos produtivos.

    Linha 2: Cultura, gestão e processos em design
    Tem como premissa pensar o Design como processo que possibilite a inovação e a sustentabilidade, a partir da gestão dos processos de produção, geração de renda e distribuição de bens e de serviços. Analisar a tríade sistema – produto – serviços voltados para a melhoria dos processos de estratégia e gestão visando à inovação e às práticas sustentáveis. Promover a valorização humana em sua complexidade nas singularidades das relações sociais, privilegiando a interação entre o design e as disciplinas ligadas às ciências sociais aplicadas e à educação, investigando os processos de construção do imaginário social e de áreas interdisciplinares afins.

    O curso de doutorado em Design terá como prazo de conclusão 48 meses, organizados em semestres totalizando 48 créditos, sendo 36 créditos de disciplinas obrigatórias e optativas, e 12 créditos atribuídos à tese.

    A distribuição de créditos será feita da seguinte maneira:
    a. Disciplinas obrigatórias do núcleo fixo (três) – 9 créditos
    b. Seminário de pesquisa (obrigatório) – 3 créditos
    c. Disciplinas optativas, incluindo tópicos avançados – 12 créditos
    d. Tese (atribuído após a defesa) – 12 créditos

    Disciplinas eletivas podem ser cursadas em outros Programas de Pós-graduação que sejam credenciados pela CAPES, cabendo ao Colegiado do Programa decidir sobre seu reconhecimento, a partir de parecer do Orientador.
    Total: 36 créditos
    Sendo:
    1 crédito = 15 horas
    Carga horária mínima para integralização do curso – 540 horas

    O período de integralização dos créditos do curso de Doutorado é de, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 48 meses, admitindo-se a possibilidade de prorrogação de seis meses quando submetida e aprovada pelo colegiado.

    A estrutura curricular divide-se em:

    Quatro disciplinas fazem parte do núcleo obrigatório, cada qual valendo 3 créditos, totalizando 12 créditos. São elas: Conceitos do Design, Métodos do Design, Design Futuro e Seminário de Pesquisa que constituem o núcleo fixo do curso e foram concebidas com o intuito de oportunizar um referencial teórico-conceitual da área de concentração do curso comum a todos os alunos regulares, em ambas as linhas de pesquisa.
    O Seminário de Pesquisa concentra as atividades associadas ao longo do processo de construção da tese de doutorado e terá seus créditos integralizados no último semestre letivo do aluno. Trata-se da organização de um espaço da pesquisa e da produção de conhecimento do grupo pertencente aos docentes, doutorandos, mestrandos e graduandos (envolvidos em projetos de IC e orientação de TCC).
    As disciplinas optativas, incluindo Tópicos Avançados, não têm caráter de obrigatoriedade, sendo oferecidas de acordo com as necessidades específicas dos projetos em desenvolvimento. Até 30% de créditos poderão advir de disciplinas cursadas em outros programas stricto sensu reconhecidos pela CAPES, a critério do colegiado.

    O elenco de disciplinas a serem cursadas deve responder às necessidades do projeto de tese que balizou a concepção do percurso (design do curso) de cada aluno individualmente, de acordo com a proposição de seu respectivo orientador.

    Visando o desenvolvimento de competências em produção científica do curso de Doutorado, o grau de Doutor será conferido ao aluno que, além de integralizar os créditos previstos, tenha submetido no mínimo dois artigos para publicação em veículo científico indexado, qualificado na área, para então apresentar e defender sua tese. Vale salientar que o Exame de Qualificação do doutorando ocorrerá ao completar 24 meses do Curso, sendo incentivado período complementar fora do país (doutorado sanduíche) após a Qualificação.

    O elenco das disciplinas para o Curso de Doutorado está dividido em:

    OBRIGATÓRIAS
    1.Conceitos em design (CD)
    2.Métodos do design (MD)
    3.Design futuro (DF)
    4.Seminários de pesquisa (SP)

    OPTATIVAS
    5.Biomimética (BIO)
    6.Caracterização de materiais I (CM1)
    7.Caracterização de materiais II (CM2)
    8.Ciência dos polímeros (CPO)
    9.Conforto ambiental (CAM)
    10.Design avançado da mobilidade I (DM1)
    11.Design avançado da mobilidade II (DM2)
    12.Design e inovação colaborativa (COL)
    13.Design e interfaces (INT)
    14.Design e território (TER)
    15.Design inclusivo (DIN)
    16.Design para o ciclo de vida (DCV)
    17.Design, cultura e consumo (DCC)
    18.Design, história e memória (DHM)
    19.Gestão avançada da ergonomia (GAE)
    20.Gestão do design (GES)
    21.Gestão da inovação (GIN)
    22.Materiais ecoeficientes (ECO)
    23.Materiais, linguagem e experiência (MLE)
    24.Pesquisa aplicada avançada (PAA)
    25.Produção de texto científico (PTC)
    26.Sistemas produto-serviço (SPS)
    27.Tecnologia de biopolímeros (TBP)
    28.Teorias do design (TDD)
    29.Teorias evolucionistas e a tecnologia (TET)
    30.Tópicos avançados (TA)
    31.Tópicos Especiais - História Social Do Design No Brasil - Parte I
    32.Tópicos Especiais - História Social Do Design No Brasil - Parte II
    33.Tópicos Especiais - S-PSS Saúde na Habitação de Interesse Social
    34.Tópicos Especiais - Sistemas Produto-Serviço Sustentáveis em Economia Distribuída
    35.Tópicos Especiais – Relatório de Sustentabilidade
    36.Tópicos Especiais - Princípios e Aplicações da Prototipagem Rápida para Área Médica
    37.Tópicos Especiais - Slow Design: Aplicação em Projeto e Inovação

    As disciplinas obrigatórias são oferecidas somente aos alunos do doutorado, e quando aceitos alunos de disciplina isolada devem ter o mestrado concluído. Algumas disciplinas optativas também têm sido oferecidas com exclusividade aos doutorandos, ou para ambos os cursos, a critério dos professores.

    © 2021 UEMG