Contraste |
| |

    PPGD

    Apresentação

     

    O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais é o único no estado. O Programa de Mestrado em Design iniciou suas atividades em outubro de 2009 a partir de sua homologação pelo CNE por meio da Portaria MEC 590, publicada no DOU de 19/06/2009 – Parecer CES/CNE 122/2009, de 18/06/2009. Na configuração inicial, sua área de concentração: Design, Inovação e Sustentabilidade, compreendia duas linhas de pesquisa: Design, Cultura e Sociedade e Design, Materiais, Tecnologia e Processos.

    O corpo docente do Mestrado e Doutorado em Design é composto, atualmente, por 14 professores. O curso de mestrado oferecia, inicialmente, oito vagas anuais, ampliadas, em 2012 para 16, e em 2014 para 20. Teve, desde a primeira turma, um total de 172 alunos regulares matriculados no mestrado e 58 no doutorado. Dos alunos do mestrado, 132 já concluíram o curso até o mês de dezembro de 2019.

    O curso de doutorado iniciou-se em 2015 com a oferta de 10 vagas anuais, ampliadas, a partir de 2016 para 12, e, atualmente, há 48 alunos regularmente matriculados. Do total de alunos matriculados no doutorado, 10 já concluíram o curso até o mês de dezembro de 2019.

    Desde a sua criação em 2009, o mestrado em design evoluiu do conceito 3 para o conceito 4 na avaliação trienal da Capes em 2013. E na quadrienal de 2017, já com o doutorado iniciado, ambos os cursos evoluíram para o conceito 5. As avaliações indicam pontos positivos em relação ao perfil do corpo docente, quais sejam diversificação na origem de formação, experiência na área projetual e acadêmica e compatibilidade com a área de concentração do mestrado e doutorado. O programa conta com diversas parcerias com instituições nacionais e internacionais, assim como seus grupos de pesquisa que dão suporte ao desenvolvimento de teses e dissertações.

    O Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG pauta-se pelas diretrizes estabelecidas no último Documento de Área Arquitetura Urbanismo e Design, publicado em 2016 pela Capes, bem como nas diretrizes apontadas na última avaliação quadrienal desse Programa.

    Privilegia os aspectos regionais, visando a formação de recursos humanos e à ampliação do corpo de conhecimentos da área do design, em interface com outros campos do saber que contribuam ao desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e sustentável do design considerando as condições e necessidades do país e da região.

    A área de concentração do Mestrado e Doutorado é Design, tendo como foco os estudos, a gestão e processos ligados à teoria e prática do design, enfatizando a relação entre o desenvolvimento de projetos e produtos e as interfaces dos materiais, da ergonomia e evolução tecnológica, contemplando, ainda, as relações culturais que são por ele influenciadas e estabelecidas, quando percebido como elemento de promoção e transformação social.

     

     

    © 2021 UEMG