Contraste |
| |

    SEMINÁRIO DESIGN & SEMIÓTICA

    Seminário Design & Semiótica – Linguagem, comunicação e cultura

    O seminário internacional “Design & Semiótica: linguagem, comunicação e cultura” propõe construir um espaço em nível nacional e internacional para discutir e refletir as questões do Design a partir de uma abordagem simbólica que trata o fenômeno da linguagem como um meio de compreender a cultura material no âmbito contemporâneo. O formato do evento, em sua nona edição temática, engloba vários elementos transversais à Cultura do Design, buscando integrar áreas afins em uma profícua parceria que contribua para seu desenvolvimento e evolução.

    O evento reúne palestrantes, pesquisadores atuantes, doutores e professores de instituições de ensino superior brasileira e estrangeira, abrindo importante espaço de reflexão. As palestras serão transformadas em textos e publicadas nos Cadernos de Estudos Avançados em Design, em versão bilíngue português/inglês, e disponibilizado no site do Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design. (www.tcdesign.uemg.br)

    Palestrantes convidados

    Raffaella Trocchianesi, Dra
    Politecnico di Milano – Milão, Itália | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Arquiteta e professora assistente da Faculdade de Design do Politecnico di Milano. Seus principais temas de pesquisa são: design de interiores, comunicação e design para valorização do património cultural. Faz parte do Conselho de Ph.D. do Politécnico no “Projeto e Tecnologia para a valorização do património cultural.”

    Salvatore Zingale, Dr
    Politecnico di Milano – Milão, Itália | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutor em semiótica pela Universitá Di Bologna – DAMS, com tese sobre sistemas gramatologia e escrita. É professor do Politécnico di Milano e professor de História da Arte na Volkshochschule Frankfurt. Lecionou história do pensamento científico no Instituto de Arte de Monza e ministrou cursos e seminários sobre semiótica.

    Vera Lucia Moreira dos Santos Nojima, Dra
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo. É docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena o Laboratório de Comunicação no Design LabCom e Núcleo de Pesquisa Design – Linguagens – Transversalidade na Contemporaneidade. Desenvolve estudos, transversais às linguagens do Design. Edita o periódico eletrônico Triades e presta consultoria para o CNPq, FAPERJ, CAPES, FAPESP, Universidade Anhembi-Morumbi (Design), SENAC-SP e UNIVILLE.

    Frederico Braida Rodrigues de Paula, Dr
    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC/UFJF). Coordenador da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Arquitetura de Interiores (UFJF). Líder do núcleo de pesquisa LEAUD – Linguagens e Expressões na Arquitetura, no Urbanismo e no Design.

    Priscila Lena Farias, Dra
    Universidade de São Paulo (FAU-USP) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professora da FAU-USP. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Design Visual – LabVisual. É membro do International Committee for Design History and Design Studies – ICDHS. Editora-chefe da InfoDesign, membro do comitê dos periódicos: The Design Journal, Design & Culture e Journal of Communication Design. Publicou o livro Tipografia Digital, além de diversos artigos sobre tipografia e semiótica.

    Julio Pinto, Dr
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutor em semiótica e Ph.D. pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA. É Professor de Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participou da presidência da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação. Avaliador institucional do Inep e consultor da Capes e da FAPESP. Atua na área de Comunicação e possui livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

    Sérgio Antônio Silva, Dr
    Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Doutor em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor de disciplinas que associam o design e a semiótica no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos. Organizador do Livro dos tipógrafos e de Baú de Letras: a tipografia na Escola de Design da UEMG.

    Cláudio Santos Rodrigues, MSc
    Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Brasil | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Graduado em Comunicação Social pela PUC-MG, mestrando em Sustentabilidade e Inovação e especialista em tecnologia certificado pelo Infocomm International. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Parceiro do Instituto Fábrica do Futuro e Residência Criativa do Audiovisual. Tem experiência em gestão de projetos de design. Realizou vídeos premiados como Tipoema – Movimento Um (classificado no 3º Hong Kong Mobile Film Awards e mostra competitiva do Anima Mundi 2014).

    Data
    5 de dezembro de 2014
    Das 9:30h às 18:00h

    Local
    Memorial da Vale
    Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias
    Belo Horizonte – MG

    Público Alvo
    Pesquisadores, docentes, e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato-sensu da UEMG, da Rede Temática em Engenharia de Materiais e de instituições relacionadas às áreas do design, comunicação, marketing, artes, arquitetura, engenharia, antropologia, psicologia, dentre outras, além de empresários, representantes governamentais e não governamentais.

    Programação

    09:30 Credenciamento no hall do Memorial Vale
    10:00 Abertura do evento no Auditório
    10:30 Palestra de Salvatore Zingale
    11:30 Palestra de Raffaella Trocchianesi
    12:30 Intervalo para almoço
    14:00 Palestra de Vera Lucia Moreira dos Santos Nojima e Frederico Braida Rodrigues de Paula
    14:45 Palestra de Priscila Lena Farias
    15:30 Palestra de julio pinto
    16:15 Palestra de Sérgio Antônio Silva e Cláudio Santos Rodrigues
    17:00 Mesa redonda (todos os palestrantes e Centro T&C Design)
    18:00 Encerramento

    Inscrições
    Inscrições gratuitas e limitadas.
    Solicite inscrição em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informe seu nome, instituição, cargo e telefone de contato).

    Informações
    Secretaria da Pós-Graduação em Design: (31) 3439-6518
    Centro T&C Design: 3439-6519

    Coordenação Científica
    Dijon de Moraes
    Regina Álvares Dias
    Rosemary Bom Conselho

    Coordenação Interinstitucional
    Danielly Tolentino

    Projeto Gráfico
    Laboratório de Design Gráfico (LDG)
    Coordenação: Iara Mol

    Realização
    Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design – Centro T&C

    Apoio
    Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD-UEMG
    Fapemig
    Memorial da Vale

    © 2024 UEMG