Contraste |
| |

    APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) é um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo oferecer formação continuada para professores(as) em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.


    O PROFEI é um curso de pós-graduação que forma Mestres em Educação Inclusiva. A duração máxima do Curso de Mestrado em Educação Inclusiva é de 24 meses.


    O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) se justifica, principalmente, pelo aumento expressivo de matrículas de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. Por essa razão, implica em uma demanda de aprimoramento profissional dos professores em todo o território nacional, no que se refere à formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


    O PROFEI é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.


    O objetivo do programa é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.


    Para tanto, espera-se congregar pesquisadores de instituições de ensino superior públicas, das 5 regiões do país, com histórico de grupos de pesquisa na área da educação especial e da educação inclusiva e experiência com o tema, além de vincular o mestrado aos diferentes setores da sociedade que têm se preocupado com ações inclusivas.


    A educação brasileira tem como meta que a escola básica se torne mais inclusiva, aprendendo a valorizar as diferenças culturais, sociais, físicas, religiosas, raciais e as formas diferenciadas de aprendizagem de cada estudante, proporcionando um novo fazer pedagógico para os educadores.


    Considerando os processos educacionais e especialmente o uso de TDIC e mídias digitais nesse processo, justifica-se a necessidade de proporcionar um processo formativo em nível profissional que auxilie os participantes a elaborar plano e executar ações para a promoção de um ambiente escolar que permita o acesso e a permanência dos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE).


    O movimento pela Educação Inclusiva tem ganhado força há mais de 10 anos, uma vez que a legislação brasileira garante a matrícula compulsória de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação em todos os níveis e modalidades de ensino.


    No entanto, para que este se estenda para além da matrícula, garantindo também a permanência desses estudantes na escola e a oportunidade de se desenvolverem, é necessário investir em formação de professores.


    Assim, a formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação.


    Finalmente, justifica-se a proposta diante da necessidade emergente de se estruturarem cursos em modalidades educacionais (virtuais e/ou semipresenciais) que possibilitem a formação continuada e em serviço dos educadores em uma perspectiva inclusiva. Diante do exposto, o oferecimento do curso de Mestrado Profissional visa primordialmente construir uma cultura inclusiva para que sejam aprimorados os conhecimentos técnicos, pedagógicos e científicos e trabalhar positivamente com as diferenças.

     

    HISTÓRICO

     
    O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONUN), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da RESOLUÇÃO CONUN/UEMG Nº 611, de 18 de outubro de 2023.


    O curso está vinculado ao Departamento de Educação (DE) da Unidade Ibirité e será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta simultânea em todas as instituições de ensino superior da rede.

     

    ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

     
    Educação Inclusiva: A formação proposta será articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Os profissionais precisam envolver-se em um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégia de ensino, formas e critérios de avaliação e a própria gestão escolar.

     

    OBJETIVOS

     
    Este Programa representa uma contribuição para o desenvolvimento da qualidade da educação básica, desenvolvendo-se a partir dos seguintes princípios:

    • Articulação integrada da formação com o exercício profissional mediante estudos científicos voltados à busca de soluções para problemas concretos, à produção técnico-científica na pesquisa aplicada, à geração e aplicação de processos de inovação relacionados à integração de diferentes tecnologias ao currículo;
    • Contextos de formação de professores que permitam superar o problema da fragmentação entre a produção de conhecimento e a prática educativa;
    • Abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa (CCS), por meio da reflexão e articulação entre a teoria e a prática, dos aspectos tecnológicos e educacionais, do uso de novas mídias na realidade de atuação dos profissionais, que se configuram como campos de estudo, investigação e transformação.

    Com esta iniciativa será utilizada a competência já instalada nas universidades associadas e consolidadas nos campos do conhecimento envolvidos nessa nova proposta para formar mestres na modalidade profissional em Educação Inclusiva.

    O curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva possui como objetivo principal oferecer primordialmente formação continuada e em serviço para professores da rede pública de educação básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento do EPAEE no contexto escolar, garantindo possibilidades para a inclusão desses estudantes.

    Entre os objetivos específicos, estão:

    • Difundir o conceito de educação inclusiva, o qual garante o direito de educação para todos;
    • Conhecer e analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos EPAEE;
    • Compreender o Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que se pretende;
    • Elaborar e desenvolver ações colaborativas na unidade escolar com o apoio do professor especializado, tendo como foco o Projeto Pedagógico inclusivo.

     

    PÚBLICO ALVO

     
    O PROFEI destina-se exclusivamente à capacitação de professores(as) concursados(as) em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica.


    Poderá participar do Exame Nacional de acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) aquele portador de diploma de graduação em licenciatura, ou equivalente nos termos da Lei, devidamente registrado no MEC, e que seja professor concursado na Rede Pública de Ensino na Educação Básica atuando em: sala regular ou de atendimento educacional especializado na modalidade de sala de recursos multifuncional ou de ensino colaborativo, ou de itinerância ou de Educação Especial que atuam como regentes de turma/responsáveis por turmas e/ou grupos de alunos no apoio educacional especializado.


    O PROFEI possui oferta simultânea em rede nacional somente aos profissionais da educação com diploma em cursos de licenciaturas, concursados como professores efetivos de educação básica em rede pública municipal, estadual e federal de ensino, conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.

     

    PERFIL DO EGRESSO

     

    Abaixo, são apresentadas as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos mestrandos:

    • Compreensão da proposta de educação inclusiva: Refletir sobre a política de educação inclusiva no cenário estadual, nacional e internacional por meio dos tempos e entender as influências e principais mudanças de paradigma que culminaram com a atual proposta de inclusão escolar no Brasil.
    • Domínio de conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias que promovam o ensino de qualidade a todos e sua aplicação aos EPAEE no contexto escolar: Utilizar os conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias na classe comum para potencializar o ensino e promover a inclusão escolar dos EPAEE.
    • Desenvolvimento de trabalho coletivo e colaborativo na escola envolvendo a equipe escolar e os professores especializados: Empreender ações na instituição escolar e na sala de aula que garantam educação e ensino para todos. Envolver professores, professor especializado, funcionários, outros profissionais da educação e pais nas atividades de avaliação e planejamento de ações junto às pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.
    • Compreensão do Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que se pretende: Planejar atividades coletivas de estudo e reflexão sobre o Projeto Pedagógico com vistas à implementação de uma proposta de escola inclusiva prevendo colaborativamente ações que envolvam a parceria da equipe escolar e professor especializado, reavaliações e replanejamento processuais. Considerar entraves e possíveis ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva.

     

    ENSINO HÍBRIDO

     

    O PROFEI utiliza como sistemática o ensino híbrido, com aulas e encontros síncronos ou assíncronos e aulas/encontros e orientações no formato presencial agendadas pelos docentes responsáveis pela disciplina e/ou orientadores, conforme determinação do Colegiado local de cada uma das Instituições Associadas que integram a rede Nacional.

    O PROFEI UEMG está vinculado à Unidade Acadêmica de Ibirité da UEMG.

    © 2024 UEMG