O PROFEI tem como área de concentração a Educação Inclusiva, com três linhas de pesquisa:
Linha 1 - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Busca analisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, com ênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção, implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores e inovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimento nessa área de conhecimento.
DOCENTES:
Beatriz Magalhães Pereira
Graduação em Fisioterapia e Educação Física e Doutorado em Ciências do Esporte
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carla Maria Nogueira de Carvalho
Graduação em Pedagogia e Estudos Sociais e Doutorado em Ciência da Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Daniel Santos Braga
Graduação em História e Pedagogia e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ingrid Ludimila Bastos Lôbo
Graduação em Educação Física e Doutorado em Ciências do Esporte
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
João Roberto Ventura de Oliveira
Graduação em Educação Física e Doutorado em Ciências do Esporte
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha 2 –Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso de tecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudo e análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.
DOCENTES:
Adálcio Carvalho de Araújo
Graduação em Pedagogia, Matemática e Geografia e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fernanda de Jesus Costa
Graduação em Ciências Biológicas e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laura Paola Ferreira
Graduação em Educação Artística e Pedagogia e Doutorado em Artes
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro
Graduação em Pedagogia e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha 3 - Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva
A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.
DOCENTES:
Camila Jardim de Meira
Graduação em Pedagogia e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Otavio Henrique Ferreira da Silva
Graduação em Administração, Pedagogia e Licenciatura em Matemática e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Renata Christian de Oliveira Pamplin
Graduação em Pedagogia e Doutorado em Educação Especial
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Shirley de Lima Ferreira Arantes
Graduação em Psicologia e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Thatiane Santos Ruas
Graduação em Pedagogia e Doutorado em Educação
Currículo Lattes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
