Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    Anais - 7º Seminário Educação e Formação Humana, e II Simpósio Educação, Formação e Trabalho (v. 2, 2019)

    Os Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEs) da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/UEMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG), em regime de parceria acadêmica e interinstitucional realizam o “7º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente” e o “II Simpósio Educação, Formação e Trabalho”.

    O evento integra o debate acerca da formação humana nas relações específicas com o trabalho e a educação, tomando como ponto de partida a concepção do ser humano em processo de fazer-se humano e de agir onde encontra-se inserido. Nesse processo são fundamentais o trabalho e a educação. A formação humana envolve elementos constitutivos da individualidade, mas não se realiza sem atividade transformadora das relações com a natureza e os outros homens. Desafiados pela natureza com seus próprios princípios, homens e mulheres, no e pelo trabalho, a dominam, apreendem suas leis para posteriormente modificá-las e agem para incorporar essas transformações nas suas vidas.

    7º Seminário e o II Simpósio buscam, portanto, dar continuidade a um espaço de reflexões, debates e estudos sobre temas e questões relevantes da Educação, sobretudo no âmbito das políticas públicas, seus desafios, demandas e perspectivas, com vistas a instigar a realização de novos estudos e pesquisas que possam contribuir, não somente para avançar o conhecimento, como também para estimular a busca pela melhoria da qualidade da educação no país.

    É fundamental, em especial nesse momento histórico tão atribulado, trazer para o debate temáticas caras ao campo da educação e que perpassam o processo de formação humana e a dimensão do trabalho, apresentadas e discutidas por intelectuais, estudiosos e pesquisadores com trajetória e reconhecida experiência acadêmica e profissional nesse campo.

    Assim, estão em pauta o enfrentamento dos desafios postos à Pós-Graduação brasileira, a discussão sobre perspectivas investigativas, nesse contexto, as reflexões sobre os desafios da educação profissional e as possibilidades relacionadas às tecnologias, em termos do seu uso, seu desenvolvimento e seu estudo. Nessa direção, retomaremos os debates sobre: as políticas para o Ensino Médio; sobre as relações étnico-raciais, numa perspectiva histórica; e, ainda, adentraremos os espaços de divulgação da ciência e tecnologia que extrapolam os ambientes escolares. Além disso, coloca-se como obrigatório, o retorno ao tema da educação como um direito humano e constitucional, como um bem que deve ser defendido e assegurado a toda a população brasileira.

    O evento é aberto a todo o público, particularmente aquele que se interessa pela temática da Educação e, especialmente, a professores (as) do Ensino Superior e da Educação Básica, pesquisadores(as) e estudante da pós-graduação e da graduação.

    Sejam muito bem-vindos (as)!

    © 2020 UEMG