Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    Linhas de Pesquisa

    Linha 1 – Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos
    Ementa: Esta linha tem como finalidade compreender e interpretar os processos educativos, a escola e a formação docente em suas interfaces com os processos culturais da contemporaneidade. Concebe os fenômenos educacionais como manifestações da formação humana, da diversidade de culturas e da interação entre elas.

    Temática: Temas como memória e patrimônio; educação e museus; ambiente e cultura; cidade e educação; educação e relações étnico-raciais; cultura afro-brasileira; educação indígena; interculturalidade; atores sociais da escola; escola e culturas infantis, juvenis e familiares; processos de ensino-aprendizagem; construção do conhecimento; letramentos e práticas de leitura e escrita; educação e diferentes linguagens; artes e educação são abordados na perspectiva dos saberes e das práticas veiculados pelos atores sociais em suas experiências cotidianas, em diálogo com a Educação.

    Professores (as): Ana Paula Braz Maletta, Cirlene Cristina de Sousa, Deolinda Armani Turci, Fernando Luiz Zanetti, José de Sousa Miguel Lopes, José Eustáquio de Brito, Juliana Cordeiro Soares Branco, Karla Cunha Pádua, Lana Mara de Castro Siman, Laurici Vagner Gomes, Santuza Amorim da Silva.


    Linha 2 – Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais

    Ementa: Essa linha tem como finalidade compreender e interpretar processos e relações educativas, dos quais participam diferentes sujeitos, nas instituições escolares, não escolares, na educação popular, na educação de jovens e adultos e nos movimentos sociais, ao longo do tempo ou na contemporaneidade. Compreende-se que a educação, as instituições educativas, suas culturas e práticas e seus sujeitos encontram-se sob a influência e ou pressão das relações com o mundo do trabalho, as políticas públicas, os movimentos sociais. Mobilizam-se referenciais teórico-metodológicos provenientes dos campos do Trabalho, da Educação, da História, da História da Educação, da Educação de Jovens e Adultos e da Política Educacional em diálogo com suas diferentes matrizes epistemológicas.

    Temática: Trabalho e labor; Movimentos sociais; Estado, políticas públicas e gestão da educação; Trabalho e profissão docente; Sujeitos escolares e não escolares; Saberes e práticas educativas; Cultura escolar; Práticas educativas no campo; Instituições escolares e não escolares.

    Professores (as): Ana Paula de Andrade, Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Francisco André Silva Martins, Maria Cristina da Silva, Rita de Cássia Oliveira, Vera Lúcia Nogueira.

    © 2021 UEMG