Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    LANÇAMENTO DE LIVRO DE POESIA: "NAS SÍLABAS DO VENTO"


    foto profmiguel

    O poeta, autor desta encantadora obra recém-lançada, José de Sousa Miguel Lopes, foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) de 2009 a 2022. Aposentado em 2021, atualmente é docente convidado na disciplina “Educação e Formação Humana” do Mestrado em Educação.



    capa livro poesia

    Nas palavras da prefaciadora da obra, professora Carmen Lucia Tindó Secco, maior especialista brasileira na área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, “A poesia de José Miguel Lopes é um corpo a iluminar vertigens, prazeres, sentimentos tristes, melancolia, desejos, ausências e presenças. É poesia-tempo, vento a fustigar novos sentidos, novos olhares, novos saberes. Nas sílabas do vento é uma ode à mulher amada, à vida, às palavras que fazem do mundo possibilidades de criação e amor. Como diz o eu lírico em ‘Filigranas Amorosas’, ‘apenas a poesia, só ela em toda a sua beleza faz ressonância com o mundo’.

    Os poemas do prof. Miguel também são “como uma escultura de lembranças, de reminiscências a afligirem seu criador, um escultor de emoções e recordações que empurram e alimentam sua vida, enquanto fazem parte dela. Poesia, água, fogo, pele despojada e entregue ao itinerário da vida. Mistérios e sombras por onde anda o poeta. Saudades do Índico, decifrando, cotidianamente, o local onde vive: Belo Horizonte.”

    A leitura fala do mar, do amor, das desigualdades e injustiças sociais vivenciadas pelo poeta ao longo de sua trajetória em Moçambique e em Belo Horizonte.

    Sintam-se convidadas/os e se deixem embalar por essas ondas...

    Mais informações: clique aqui 

    © 2024 UEMG