Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    Coordenadora do PPGE participou do Seminário de Meio Termo da Capes, em Brasília

    Nos dias 13 e 14 deste mês de novembro, a professora Vera Lúcia Nogueira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) da UEMG, participou do Seminário de Meio Termo (SMT) da Área da Educação, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília.
    O Seminário, coordenado pelo Prof. Ângelo Ricardo de Souza (Coordenador da Área), Profa. Giselle Cristina Martins Real (Coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos) e Prof. Nonato Assis de Miranda (Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais), reuniu coordenadoras/es ou representantes dos Programas de Pós-Graduação do país com o objetivo de: discutir os relatórios parciais da avaliação, biênio 2021-2022, enviados aos Programas; analisar os critérios avaliativos e ajustes da Ficha de avaliação do quadriênio 2021-2024 (que será utilizada no próximo quadriênio 2025/2028; discutir proposições para a nova Ficha de Avaliação 2029.
    A Mesa de abertura contou com a presença de Geovana Lunardi (Udesc) presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU).

    imag1aberturaMesa de Abertura do Seminário de Meio Termo

    Também passaram pelo Seminário, a Profa. Suzana dos Santos Gomes (UFMG) Diretora de Educação a Distância da Capes que anunciou, entre outras, a criação de nova Área de Avaliação: Ciências e Humanidades para a Educação Básica, que se responsabilizará pela avaliação dos Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais que antes estavam dispersos em outras Áreas, e o Prof. Paulo Jorge Parreira dos Santos (UFPE) Diretor de Avaliação da Capes.

    imag2mesa suzaProfa. Suzana dos Santos Gomes

    imag3mesapauloProf. Paulo Jorge Parreira dos Santos
    Na ocasião, a Comissão Eleitoral apresentou a chapa candidata à Coordenação Nacional do FORPREd (2023-2025), eleita no dia 20/11, composta pelas professoras Andréia Ferreira da Silva (UFCG) e Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA).
    imag4abertcort
    A Profa. Vera Nogueira avalia que os debates, as orientações e as recomendações oriundas do Seminário são fundamentais para a autoavaliação e planejamento do Programa, tanto em relação ao quadriênio que termina no próximo ano, quanto para se pensar as ações futuras do PPGE, especialmente, neste momento em que está sendo submetida a proposta de criação do Curso de Doutorado à Capes.

    imag5abertcortCoordenadora do PPGE. Profa. Vera Nogueira e Coordenador da Área da Educação, Prof. Ângelo de Souza

    © 2024 UEMG