PPGE-UEMG realiza evento com indígenas Maxakali

Com o apoio da Linha 1- Culturas, saberes docentes e diversidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana, e em parceria com o Programa de Extensão Encontro de Saberes, a Faculdade de Educação recebeu a indígena Sueli Maxakali e o indígena Isael Maxakali para curso livre de dois dias. As atividades visaram apresentar a experiência Maxakali com a Aldeia-escola-floresta, cujo objetivo é a integração da noção de escola com o manejo do próprio território e a formação de agentes agroflorestais.
    No primeiro dia, à noite, com o auditório repleto de estudantes do curso de Pedagogia e outros interessados, a convidada e o convidado contaram suas histórias sobre a Aldeia- escola-floresta, os projetos de reflorestamento da área degradada e sobre a importância da parceria com os não indígenas para construir uma educação e um mundo melhor para todos. Ao final do evento, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas perguntas e conhecer mais sobre o tema, dinamizando, assim, o evento.
    No segundo dia, à tarde, com um público preferencial de estudantes da Linha 1 do Mestrado em Educação, Isael e Sueli Maxakali contaram suas histórias de ocupação da nova aldeia e a centralidade do projeto de reflorestar o território, falaram sobre seus rituais, das especificidades de sua educação e sobre suas pinturas e filmes que têm feito sucesso no Brasil e no mundo. Em seguida, os estudantes fizeram perguntas, que foram respondidas, mas que deixaram a todos com desejo de outras oportunidades para conhecer a rica cultura dos povos indígenas Maxakali que, embora vivam em Minas Gerais, pouco conhecemos.
    Nos dois dias de atividades, os indígenas fizeram exposição dos seus artesanatos para venda. Este evento foi promovido pelo prof. Rafael Otávio Fares Ferreira (Unidade Acadêmica de João Monlevade) em parceria com a Faculdade de Educação e a Linha 1 do PPGE-UEMG.

ft 1Sueli Maxakali e Isael Maxakali

ft 2Ângela Silva, Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Karla Pádua e Juliete da Mata