Egressos do Mestrado em Educação da FaE/UEMG relatam suas pesquisas para estudantes da Graduação

Os egressos Daniela da Cruz Miranda Diniz e Fábio Júnio Mesquita participaram do evento Reflexões sobre o saber docente, no dia 20 de outubro de 2023, às 19 horas, ocasião em que houve também o lançamento do livro “Vem cá, vem pra roda”: a pedagogia da roda nas narrativas juvenis em Araçuaí- MG.
    O evento contou com a mesa-redonda intitulada Narrativas docentes: relatos de experiências de Pesquisa, promovida pela Linha de Pesquisa “Culturas, saberes docentes e diversidades” e mediada pela professora Karla Cunha Pádua.
    A Mesa teve início com a abertura feita pelo vice-diretor da FaE-UEMG, prof. Jurandir de Souza, depois a profa. Karla fez uma breve apresentação dos palestrantes.
    Em seguida, Daniela tomou a palavra e fez uma belíssima exposição da sua pesquisa, sobre jovens de 15 a 17 anos com trajetórias de insucesso escolar, dando prioridade às vozes desses estudantes colhidas na sua pesquisa.
    Logo após, Fábio fez uma exposição da sua pesquisa com jovens do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) sobre a experiência da pedagogia da roda a partir da apresentação do seu livro, enfatizando as ideias que orientaram a produção da capa, as cores e a organização dos capítulos. Descreveu a cidade de Araçuaí e o projeto do CPCD e trouxe a Pedagogia da Roda como experiência pedagógica sob o olhar e nas vozes dos jovens.
    Os temas abordados despertaram o interesse dos presentes, aproximadamente 50 pessoas, que fizeram várias perguntas que foram respondidas com muita pertinência pelos dois convidados, seguido de sorteio de 2 livros para os presentes.
    Ao final, as coordenadoras do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, professoras Maria Esperança de Paula e Ivana de Oliveira Carvalho, fizeram um balanço muito positivo das atividades que integraram o evento Reflexões sobre o saber docente.

O livro, “Vem cá, vem pra roda”: a pedagogia da roda nas narrativas juvenis em Araçuaí- MG, pode ser baixado, gratuitamente, mediante cadastro.

reflex sabe dcent                                                    Fábio Júnio Mesquita, Daniela da Cruz Miranda Diniz e professora Karla Cunha Pádua.