Mostra Fotográfica "Lavadeiras do Sabará"

MOSTRA FOTOGRÁFICA “LAVADEIRAS DO SABARÁ”

Um grupo de mulheres ex-lavadeiras e algumas filhas de ex-lavadeiras, residentes na Rua Pereira Vieira, no centro de Sabará e no bairro Pompeu, participantes do Projeto Mãe Domingas: educação pelas águas do rio Sabará, oferecem aos visitantes dessa Mostra seus olhares e gestos, seus saberes e saber-fazer capturados por lentes fotográficas, recursos fílmicos e testemunhos orais e objetos de memória de sua vida cotidiana.
    Como mulheres negras, em sua maioria, expressam memórias de lutas e de resistência no exercício de um ofício historicamente subalternizado, memórias traumáticas das enchentes do rio Sabará, memórias de modos de vida e de suas táticas de sobrevivência, memórias afetivas e de suas alegrias de viver.
    Como mulheres ex-lavadeiras são testemunhas vivas do rio Sabará no tempo em que foi limpo e profundo, sendo hoje estreito, raso e sujo. Para elas, o rio é um patrimônio natural e cultural vivo a ser recuperado e preservado. Essas mulheres valorizam a economia de gastos, o reaproveitamento de materiais que a sociedade de consumo produz para o descarte, inspirando reflexões sobre nossos modos de vida e estimulando a busca de outras possibilidades mais sustentáveis.
    A “Mostra Lavadeiras do Sabará” é uma produção de participantes do Projeto Mãe Domingas: educação pelas águas do rio Sabará, realizado em parceria entre a UEMG e o Museu do Ouro/Ibram, com participação da profa. Barbara Bader, da Université Laval, Québec/Canadá, e do prof. Jezulino Lúcio Mendes Braga, do Departamento de Museologia da UFMG, da Escola de Ciência da Comunicação. Também integram a equipe do Projeto, professores/as, discentes e egressos/as do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Humana (PPGE) da UEMG.
    O Projeto foi financiado pela FAPEMIG e, para a realização da “Mostra Lavadeiras do Sabará”, contou com recursos recebidos da CAPES, por meio Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação, com o apoio da Prefeitura de Sabará, da empresa Ijsom e do PPGE FaE/UEMG.

Visitação

A Mostra ficará em exposição, até o dia 23/06, no Solar do Padre Correia, Rua D. Pedro II, n. 200, Centro (Sabará/MG), de segunda à sexta, das 09h às 17h.
    Escolas e demais instituições podem requerer agendamento de visita mediada, pelo telefone (31) 9151 0493 (Educativo Museu do Ouro).
    Na segunda quinzena do mês de agosto próximo, a “Mostra Lavadeiras do Sabará” iniciará a sua itinerância por outros lugares e espaços, começando pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), situada na Av. Prudente de Morais, n 444, Cidade Jardim, Belo Horizonte.
    Mais informações sobre a exposição na FaE/UEMG serão divulgadas no início do mês do agosto.
    Venha conhecer a Mostra e se permitir sentir toda a força e energia dessas mulheres e de suas histórias!