PPGE-UEMG REALIZA EVENTO EM PARCERIA COM A PUC MINAS E A UNIVERSITÉ DE PARIS

No dia 27 de novembro de 2020, o PPGE-UEMG promoveu um evento virtual, por meio da plataforma Zoom, como parte de uma colaboração entre o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (Pucminas), o Programa de Pós-graduação em Educação (Uemg) e a Université de Paris. A intenção é que essa parceria internacional (França-Brasil), interinstitucional (3 universidades) e interdisciplinar (ciências sociais-educação), tenha continuidade no próximo ano.

A palestrante convidada foi a antropóloga Claudia Girola, uma argentina, radicada em Paris há cerca de 30 anos, doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris  e professora (maître de conference) do Institut Humanités, Sciences et Societés, da Université de Paris (UFR), onde é responsável pela pós-graduação Master Sociologie et philosophie politique

A antropóloga, que é referência nos estudos sobre a vida precária, o espaço comum, com destacadas reflexões sobre a presença dos cientistas sociais na cena social, as interações que estabelece e a indispensável reflexividade que isto provoca, discorreu sobre Vidas em situação de rua: reflexividade e narrativas de um itinerário etnográfico nos subúrbios de Paris, com exposição em espanhol.

Claudia Girola é pesquisadora do Laboratoire du changement social et politique (LCSP) e integrante do Atelier de sociologie narrative: dire et écrire les mondes sociaux, responsável pela seção Fragments du monde (http://sociologie-narrative.lcsp.univ-paris-diderot.fr/)  e seus principais temas de pesquisa são: territorialidades, memória social, processos de subjetivação nos contextos de pobreza urbana e dinâmicas identitárias, na França e na Argentina.

Na mesa de abertura, participaram as professoras Cristina Filgueiras e Regina Medeiros representando a Puc Minas e Karla Pádua pela UEMG. No final, abriu-se para um diálogo com um público de mais de sessenta participantes, da UEMG, da PucMinas e da Université de Paris.