Contraste |
| |

    PPGPM

    PPGPM

    A proposta do Curso de Mestrado Profissional em Práticas Musicais na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é decorrente de uma demanda por maior qualificação e aprimoramento de músicos pertencentes ao cenário musical mineiro e nacional. A formação profissional e atuação musical orquestral, vocal e camerística do corpo docente da Escola de Música da UEMG, tanto na música de concerto como na música popular, constitui uma rica fonte de aprofundamento na qualificação de músicos atuantes nos diferentes espaços e contextos culturais. Baseado na visão de que a inserção da pesquisa e da educação continuada no universo profissional têm a capacidade de agir como potentes transformadores de comunidades, o curso propõe aprimorar o profissional da música em suas habilidades técnicas e de investigação no campo musical, abordando problemas inerentes ao seu ambiente profissional, ao seu objeto de trabalho e à sua atuação como agente cultural, fomentando novas formas de pensar e atuar em ambientes da música.

    Sobre o mestrado profissional, conforme as próprias informações no site de CAPES, tem-se que:

    “Mestrado profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativa, inclusive para o exercício da docência, e como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (parecer CNE\CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe sob nenhum ponto de vista à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres, segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos”. (Disponível em: <https://capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional> Acesso em: 30/05/2019.)

    Este programa tem como uma de suas principais funções oferecer o processo sistemático de pesquisa a profissionais do universo da música, qualificando-os como pesquisadores capazes de atuar em seus ambientes profissionais. Portanto, o Mestrado Profissional em Práticas Musicais da UEMG contribuirá no fortalecimento da pesquisa no Estado de Minas Gerais, promovendo o desenvolvimento de ferramentas aplicadas às necessidades do mercado, bem como a solidificação de campos de conhecimento muitas vezes pouco abordados no campo do mestrado acadêmico, posto que fundamentais aos ambientes profissionais. Destaque-se, ainda, o aspecto pioneiro desta proposta, no Estado, ampliando as perspectivas de formação musical tanto na área da Performance quanto da Educação.

    A formação do corpo docente reúne doutores com atuações em áreas diversas como música de orquestra, música de câmara, música vocal, linguagens musicais contemporâneas, regência, música popular, educação musical, editoração. Isso se reflete na proposta deste programa que contempla as práticas musicais sejam elas performáticas ou pedagógicas, incluindo temas relativos a processos de interpretação de música de concerto ou música popular, à prática em grupo orquestral ou de câmara, a processos de performance criativa seja na música contemporânea ou antiga, estudos de técnicas instrumentais, práticas musicais em comunidades, aplicação da tecnologia à prática musical, metodologias de ensino do instrumento e de ensino da música em grupos.

    © 2024 UEMG