PPGPM

Rua Riachuelo, 1321, Padre Eustáquio, BH

imag0005

DUO SIGMA

Miguel Rocha (PT) e Ana Cláudia Assis (BR)

Formado pelo violoncelista português Miguel Rocha e pela pianista brasileira Ana Cláudia Assis, o Duo Sigma dedica-se à interpretação da música contemporânea com ênfase no repertório luso-brasileiro. Criado em 2017, o Duo vem se apresentando em salas de concertos do Brasil e da Europa com um repertório bastante diversificado, que inclui várias obras a ele dedicadas. Embora ao longo dos séculos XVIII e XIX tenha existido uma produção intensa de grandes obras para violoncelo e piano, o que se observa a partir do século XX é um certo distanciamento dos compositores em relação a esta formação devido, provavelmente, à carga simbólica que ela traz consigo. Assim sendo, o Duo Sigma surge também como um estímulo à criação de novas obras e de novas expressões artísticas para violoncelo e piano. Em 2019 o Duo Sigma lançou seu primeiro CD e em 2021/2022 realizou a estreia absoluta de 15 novas obras portuguesas a ele dedicadas.

Miguel Rocha desenvolve intensa atividade como solista e músico de câmara, assim como pedagogo na Escola Superior de Castelo Branco – ESART. Obteve vários diplomas com a máxima classificação, entre os quais o 1º Prémio de Virtuosidade do Conservatório Superior de Lausanne e o 1º Prémio do Concurso Internacional de Música UFAM. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian de 1983-85, para estudar em Paris e na Academia Superior de Praga. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento no Conservatório de Maastricht e na Academia Superior de Basileia, como bolseiro da SEC. Como membro do Duo Contracello gravou três CDs. Com o Trio Athena, gravou um CD em França, com os trios de Debussy e Beethoven. No violoncelo barroco, com o Avondano Ensemble, participou na edição e gravação de repertório inédito do séc. XVIII português - As quatro sonatas e dois duos de João Baptista André Avondano (com o violoncelo Stradivarius “King of Portugal”) e na gravação de um segundo CD, com Os Trios Sonata de Pedro António Avondano (com o violoncelo Galrão, do Sec. XVIII). Atualmente, é Professor Coordenador de Violoncelo na ESART, membro do Duo Contracello, Duo Sigma, Avondano Ensemble e Tesseract Ensemble.

Ana Cláudia Assis é pianista e professora titular da Escola de Música da UFMG/Brasil onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Como intérprete realiza constantemente concertos no Brasil e no exterior a convite de importantes festivais, dentre os quais Monaco Electroacoustique (Mônaco), Visiones Sonoras (Mexico), Ai-Maako (Chile), Festival de Outono e DME (Portugal), Festival Internacional de Música de Morelia e Festival Internacional de Musica Nueva (Mexico), Skammdegi AIR Award (Islândia), Flageolet Ensemble Festival (USA). Ao longo de sua carreira como pianista tem sido responsável por inúmeras estreias mundiais, incluindo obras para piano e orquestra. Colaborou com vários maestros de renome internacional, dentre os quais Jean-Sébastien Béreau (FR), Brian MacKay (IR), Paul Hostetter (USA), Bruce Reiprich (USA), Antônio Lourenço (PT). Participou em diversos CDs coletivos e gravou quatro álbuns a solo: Música Dodecafônica de César Guerra-Peixe para piano (2015); Sonoridades: peças contemporâneas para piano (2016); Vertentes: música brasileira para piano (2017); Pirâmides de Cristal (2019). Entre 2018 e 2019 desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM/Universidade Nova de Lisboa, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. É criadora e diretora dos Encontros Internacionais de Piano Contemporâneo, evento itinerante, com edição anual. É autora dos livros “Os doze Sons e a Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-54)”, publicado em 2015 pela Editora Annablume, e “A Caminho de Novos Portos: o piano de Jorge Peixinho no intercâmbio musical entre Brasil e Portugal (1970-1990)”, publicado em 2023 pelo CESEM Edições.