PPGPM

Congresso da ABEM - GTE 02

Conheça o GTE 02 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical

Acesse o vídeo do convite: YouTube

COORDENAÇÃO: Lucia Campos (coordenadora geral), Luciana Prass, Eurides Santos, Uliana Ferlim e Jorgete Lago
    EMENTA: Uma das principais contribuições da etnografia à Educação Musical é o exercício de desenvolver um olhar e uma escuta antropológicos (Arroyo, 2000) sobre experiências de aprendizagem e de ensino musical em diferentes contextos, problematizando nossas categorias de análise, nossas clivagens disciplinares, nossas organizações curriculares, nossas instituições e ampliando nossas noções de música e de educação musical em intenso contato com agentes de práticas culturais diversas. O desenvolvimento de uma escuta e de um olhar etnográficos norteará as discussões deste GTE, tendo em vista abordagens de pesquisa que contemplem diferentes contextos de ensino e/ou de aprendizagem, a partir de três eixos de discussão: 1. a observação do “como se aprende?” em práticas culturais tradicionais, comunitárias, afro-diaspóricas e indígenas, e não escolarizadas, a aprendizagem em contextos rituais, em festas, no espaço público e na vida cotidiana; 2. a observação de processos de ensino-aprendizagem em instituições de ensino, na sala de aula, desde a situação de uma aula particular até uma aula em escola regular, passando por escolas livres, igrejas, projetos, dentre vários outros contextos institucionalizados de ensino musical; 3. a observação e a problematização da transposição de práticas culturais tradicionais, de culturas afro-diaspóricas e indígenas, dentre outras, para o ensino institucional e/ou escolarizado em diferentes situações de sala de aula. A etnografia tem como “cerne” a experiência do/a pesquisador/a em campo: sua participação e relação com interlocutores/as são os principais meios de pesquisa. Quando observamos as práticas de perto, não há necessidade de categorizações, as hierarquias entre músicas ditas “eruditas”, “populares” e “tradicionais” não têm lugar.
    O XXVI Congresso Nacional da ABEM ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro de 2023. Já as sessões de debates dos GTES ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

ACESSE A CHAMADA: https://linktr.ee/abem_oficial