Contraste |
| |

    PPGARTES

    #4F738B

    APRESENTAÇÃO


    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes
    O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais é fruto da produção artística e científica realizada na Escola Guignard e na Escola de Música. O corpo docente reúne doutores das áreas de música, artes visuais, educação, história, letras, filosofia, neurociências, ciências sociais e comunicação dedicados a diversos projetos de pesquisa que incluem temas relativos à correspondência interartes, processos de mediação e recepção, curadoria, arte e tecnologia, diversidade cultural, metodologias de ensino em arte, audiovisual, entre outros.

    Mestrado em Artes
    O Curso de Mestrado em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG é resultado de uma trajetória significativa de produção artística e científica que vem sendo realizada na Escola Guignard e na Escola de Música dessa universidade, e em especial, de uma vontade coletiva de diálogo entre os dois campos de conhecimento, artes visuais e música. Baseado em uma visão contemporânea sobre o hibridismo inerente aos processos artísticos e formativos na área, o curso está em consonância com a concepção de interdisciplinaridade explicitada no Documento 003/2012 da área de Artes/Música da CAPES, segundo o qual “o fundamental das propostas interdisciplinares são os processos mentais que supõem o entrecruzamento de disciplinas”, provocando “novas formas de pensar” a partir da “tensão criativa produzida pelas diferenças”.

    Área de Concentração: Artes Visuais/Música
    A Área de Concentração articula pesquisas no campo das Artes Visuais e Música abrangendo linhas de pesquisa que organizam a produção de conhecimento, tendo como objeto o fenômeno artístico em suas implicações teóricas, processuais, culturais e educacionais

    Objetivos
    O PPGArtes/UEMG tem como objetivo geral contribuir para a ampliação e o fortalecimento da pesquisa em artes visuais e música em Minas Gerais, na Região Sudeste e no Brasil.
    Os objetivos específicos do programa são qualificar profissionais para atuar no campo do ensino e da pesquisa acadêmico-científica, visando formar professores e artistas pesquisadores para a docência do Ensino Superior e qualificar mestres com competências técnicas e capacidade reflexiva, crítica, artística, ética e humana para atuar em diferentes campos da área. Nesse sentido, o programa contribui para o fortalecimento e a continuidade das investigações acadêmicas que vêm sendo realizadas na Escola Guignard e na Escola de Música da UEMG, bem como para a consolidação de determinados campos de conhecimento que se encontram em plena expansão e que estabelecem interfaces com a arte. O programa tem também como objetivo gerar conhecimento em artes visuais e música por meio da pesquisa, da prática e da criação artística, assim como qualificar professores e pesquisadores para atuar nos espaços emergentes da sociedade contemporânea.

    Coordenação do Programa de Pós-graduação em Artes

    Coordenadora: Prof. Dra. Lúcia Campos

    Vice-Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    © 2020 UEMG