ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Essa área de concentração destina-se a formação de docentes e pesquisadores de forma interdisciplinar nos temas: sociedade, tecnologia, diversidade biológica e ecológica, monitoramento ambiental e tecnologia ambiental. Desta maneira, por meio de suas linhas de pesquisa, projetos, e das disciplinas a serem oferecidas, o programa promoverá a preservação ambiental, bem como a inovação e desenvolvimento tecnológico sustentável na área agroindustrial. Deve-se destacar ainda que as linhas de pesquisas são complementares, conectando cientistas naturais, das áreas tecnológicas ou exatas, em torno de temas que se enquadrem na interface sociedade humana/sistema.
OBJETIVO
O objetivo do programa é preparar o aluno para a pesquisa e o exercício do magistério superior, através de competências interdisciplinares, tendo em vista os desafios gerados pela relação ambiente-sociedade, capacitando-o a resolução de problemas reais no âmbito do monitoramento ambiental e desenvolvimento de tecnologias para mitigação dos impactos antrópicos ao meio ambiente.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que apresentem graduação em nível superior completo em áreas afins as Ciências Ambientais.
PERFIL DO EGRESSO
O aluno egresso estará habilitado para atuar na docência e na pesquisa, gerando conhecimento científico de qualidade e relevante para a sociedade, nos seguintes temas:
- Agroecologia
- Aproveitamento de Resíduos
- Bioenergia
- Desenvolvimento de produtos alimentícios
- Direito Ambiental
- Ecologia Aplicada
- Educação Ambiental
- Microbiologia agroambiental
- Monitoramento da Biodiversidade
- Monitoramento do solo e da água
- Tratamento de Resíduos
Esse conhecimento interdisciplinar permitirá ao egresso a elaboração e aplicação de propostas de intervenção para as situações-problema com importante produto prático, pela execução de projetos de extensão comunitária.
O curso permitirá que o egresso seja absorvido por instituições públicas e privadas que apresentem a finalidade de ensino e/ou pesquisa, assim como empresas agroindustriais, químicas, de alimentos, e de mineração, que buscam profissionais com senso crítico e capacitados a visão sistêmica do trinômio produção-ambiente-sociedade.
Além disso, o egresso será capacitado para atuar na gestão pública, envolvendo atribuições ligadas ao planejamento urbano e regional, monitoramento ambiental, fiscalização e perícia ambiental.