Grupo de Estudos e Pesquisa em Treinamento de Força na Saúde e Condicionamento Físico (GEPEF)
Breve Descrição de Atividades Realizadas: Este grupo aborda a pesquisa e o atendimento ao público através de projetos de extensão. Além disso, com os projetos de pesquisa pretende-se interagir com laboratórios de universidades nacionais e, possivelmente, de outros países também. Os projetos a serem desenvolvidos serão voltados para o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento crítico sobre o efeito de diferentes estratégias de treinamento de força nas respostas fisiológicas associadas à saúde e ao condicionamento físico, considerando indivíduos saudáveis e pertencentes à grupos especiais. Busca-se contribuir para o desenvolvimento intelectual, desenvolvimento humano responsável e ético de grupos de pesquisadores e acadêmicos, ainda realizando parcerias com profissionais das diversas áreas da saúde para as equipes multidisciplinares. Dessa maneira, com este grupo pretende-se divulgar informações relevantes relacionadas a área das Ciências do Esporte e Educação Física para a comunidade científica e tecnológica, auxiliando diariamente o exercício profissional, permitir trocas de informações, intercâmbios e pesquisas multicêntricas.
Laboratório de Neurociências, Cronobiologia e Psicologia do Sono (LNCPs)
Breve Descrição de Atividades Realizadas: O Laboratório de Neurociências, Cronobiologia e Psicologia do Sono tem como objetivo maior impulsionar o desenvolvimento da ciência no Brasil e promover uma forte interação com outros laboratórios que já investigam aspectos das Neurociências e Cronobiologia. Desse modo, o grupo busca realizar atividades com abordagens formativas e acadêmicas voltadas para: neurociências, ritmos biológicos e psicologia do sono aplicada ao ambiente físico e social, tendo como temas principais os transtornos do sono, as alterações psiquiátricas e neurológicas e os padrões comportamentais de homens e mulheres de todas as faixas etárias dentro de uma perspectiva social, ambiental, comportamental, psicofisiológica e neurocognitiva. Como grupo emergente, incorpora professores doutores, alunos de pós graduação e formação complementar para alunos de graduação.
Laboratório de Pesquisa em Metabolismo, Fisiologia e Exercício Físico (LAPEMFE)
Breve Descrição de Atividades Realizadas: O Laboratório aborda a pesquisa e atendimento ao público através de projetos de pesquisa e extensão. Os projetos em desenvolvimento e o que se pretende desenvolver são e serão voltados para o aprimoramento do conhecimento crítico dos aspectos fisiológicos e metabólicos em seres humanos. Abordando fisiopatologias das doenças crônicas e metabólicas, distúrbios físicos e nutricionais, avaliações (prognósticos e diagnósticos), prevenções e tratamentos com intervenções com exercício físico, treinamento físico e nutrição.
Espera-se contribuir para o desenvolvimento intelectual, desenvolvimento humano responsável e ético de grupos de pesquisadores e acadêmicos, ainda realizando parcerias com profissionais de várias áreas da saúde para as equipes multidisciplinares. Dessa maneira, com este grupo pretende-se divulgar informações relevantes relacionadas a nossa área de pesquisa para a comunidade científica e tecnológica, bem como alavancar os estudos desenvolvidos pelos alunos da Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS)
Breve Descrição de Atividades Realizadas: O Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS) nasce em 2021 na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre avaliação psicológica, avaliação terapêutica, construção e validação de escalas e psicodiagnóstico de adolescentes e adultos. Por meio do tripé universitário busca capacitar profissionalmente estudantes e egressos. Suas produções envolvem capítulos de livros, artigos científicos, participação em associações científicas e profissionais e trabalhos de consultoria.