Aluno do mestrado publica no periódico internacional Zootaxa

No mês de abril de 2022, o discente egresso do mestrado em Ciências Ambientais, Alexander Gaione Costa, publicou o artigo intitulado "Redescription and oviposition behavior of an orb-weaver spider parasitoid Hymenoepimecis cameroni Townes, 1966 (Hymenoptera: Ichneumonidae)" no periódico científico Zootaxa.

No artigo, investigamos na área do Parque Estadual do Rio Doce, os detalhes do comportamento de ataque e os aspectos taxonômicos da vespa-de-Darwin Hymenoepimecis cameroni Townes, 1966 (Ichneumonidae), uma vespa parasitoide que utiliza a aranha Leucauge volupis (Keyserling, 1893) (Tetragnathidae) como hospedeira para desenvolver sua larva. Até então, não se havia registros dessa espécie em território nacional, sendo que o primeiro e único registro da espécie foi obtida em sua descrição em 1911, na Guiana. Na descrição desta espécie foi usado como base somente a coloração de um único indivíduo macho da espécie (o holótipo da espécie). No entanto, em nosso estudo, além de descrevermos a capacidade da vespa de modular o comportamento entre diferentes estratégias de ataque sobre a aranha hospedeira, também fornecemos a redescrição das características do macho da vespa parasitoide, fornecendo uma descrição completa e detalhada. Por fim, também realizamos a descrição completa das características taxonômicas da fêmea, em que até o momento, permanecia desconhecida.

O estudo foi parte do mestrado do pesquisador Alexander Gaione-Costa (PPGCIAMB-UEMG) e foi financiada pela agência de fomento FAPEMIG (Bolsa de mestrado do primeiro autor) e CAPES (Bolsa de pós-doutorado do coautor Diego Galvão de Pádua). Além disso, o estudo contou com as colaborações imprescindíveis do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do pesquisador Dr. Adalberto José dos Santos (UFMG), que identificou a aranha hospedeira deste estudo. O professor do mestrado em Ciências Ambientais, Dr. Thiago Gechel Kloss, foi o orientador da pesquisa e também consta como autor da publicação

O artigo completo pode ser conferido em: https://www.mapress.com/zt/article/view/zootaxa.5134.3.5

Ataque

Vespa teia