Ação de Extensão: Plantando Sorrisos

O Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) da UEMG Frutal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Frutal, irão realizar no dia 30 de março, a 7a edição do Plantando Sorrisos.

O Plantando Sorrisos foi criado no início de 2015, e vem trabalhando ações de recomposição da flora urbana de diversos municípios. Além do trabalho ambiental, o evento insere grupos específicos em cada ação.

Neste ano, a proposta visa chamar atenção para os problemas de arborização urbana na cidade de Frutal-MG e a inclusão de grupos específicos da sociedade neste tema. Nesta sétima ediação, a entidade escolhida é a APAE  - Frutal onde seus integrantes farão o plantio de dezenas de mudas na Av. Escócia - Bairro Cidade das Águas.

Na organização dessa nova edição, a Secretaria do Meio Ambiente de Frutal se juntou ao GEVA e convidou alguns apoiadores: Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - UEMG Frutal, APAE  - Frutal, Viveiro Garden Sierra, Copasa, e Viveiro Cerradão.

O projeto Plantando Sorrisos continua com a missão de incentivar a conscientização e preservação ambiental junto a grupos especiais da sociedade.

Data: 30/03/2022

Local: Avenida Escócia - Em frente à UEMG

Histórico:

A sua primeira edição, o Momento I, ocorreu em setembro de 2015, no Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB), com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bauru – SP e com uma expressiva atuação dos alunos universitários da Universidade do Sagrado Coração (USC). Resumidamente o evento contou com uma exposição teórica no auditório do JBMB e, seguidamente os alunos da APAE realização o plantio de arbóreas com fins de preenchimento ao lado do auditório.

O Momento II aconteceu também em 2015, com a participação, dos membros da Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI), do GEVA e de outros alunos e professores da USC, bem como de moradores e funcionários da Vila Vicentina de Bauru-SP. No salão da Vila Vicentina, após a apresentação do projeto, todos plantaram mudas frutíferas nos jardins da Vila, totalizando 30 árvores. O evento foi encerrado com música e dança promovido pela UATI.

O Momento III, em 2016, enfatizou a importância da inserção de reeducandos prisionais com a causa ambiental e permitiu a restauração florestal de uma área degradada ciliar. O local do plantio ocorreu no interior do Centro de Progressão Penitenciária III “Prof. Noé Azevedo” (CPP III), em Bauru/SP como o plantio de mais de 500 mudas pelos reeducandos e universitários da USC.

O momento IV, em 2016, através da parceria com o Grupo Amigas do Peito, Secretaria do Meio Ambiente de Bauru e o Viveiro Aciflora, ganhou uma dimensão municipal ampla e obteve um retorno maior da sociedade. Uma nova área verde foi implementada na cidade e mais de mil mudas nativas foram plantadas na região norte da cidade. Além desta intervenção, houve dança de zumba, e exposição de fotos com integrantes das Amigas do Peito, tanto no local do plantio como no Shopping Boulevard.

A quinta edição, momento V, em 2017, foi desenvolvida no município de Pederneiras/SP, e teve como tema “não às drogas e sim à vida”, contando com a participação de internos e estudantes de graduação e pós-graduação da USC. O projeto permitiu que internos em tratamento contra o vício das drogas pudessem estar inseridos em um projeto de reflorestamento e preservação de uma área de mata ciliar.

Finalmente, em 2018, realizou-se o Momento 6, com a proposta de chamar atenção para o Autismo. Para o efeito, foram convidados profissionais e crianças/jovens portadoras de Autismo para apresentem depoimento de suas vivencias e dos obstáculos que enfrentam no dia a dia. O plantio de 100 mudas foi realizado em uma área interna da APAE - Bauru, com o auxílio dos alunos de graduação e pós-graduação da USC, a fim de se restaurar uma área abandonada da instituição.