PPGARTES

I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DA PERFORMANCE – PROGRAMAÇÃO

A realização do evento I Simpósio de Estudos e Práticas da Performance será uma oportunidade para promover interlocuções continuadas com pesquisadores que contemplam os campos das artes visuais e da música em suas investigações, no intuito de abrir discussões sobre as artes performáticas tradicionais e as práticas artísticas contemporâneas.

A palavra simpósio é inspirada nas características arcaicas dos eventos gregos cuja etimologia significa “beber junto”. Assim, identifica-se que o principal socializante dos Simpósios tradicionais da Grécia Antiga seria a comensalidade e a partilha, em conversas que se davam entremeadas a apresentações de músicas e danças. Esta tradição se expande para a vida cotidiana de grande parte da comunidade intelectual, de artistas e poetas, que mantiveram o costume boêmio como parte medular de seus processos sensíveis de troca e criação na cultura moderna e contemporânea. Desse modo, o formato ontológico do simpósio nos inspira a configurar um encontro em que as reflexões sobre as artes do corpo possam ser partilhadas e alimentadas em uma jornada de atividades que mesclam intelectualidade e experiências estéticas.

Deste modo, propomos a realização de um evento que pretende concatenar, no espaço do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG, apresentações de trabalhos práticos de arte da performance, bem como de apresentações musicais e teóricas sobre os estudos da performance. Queremos oportunizar o encontro da comunidade acadêmica local, de jovens pesquisadores e professores de diversos Programas de Pós-Graduação da cidade de Belo Horizonte e latino-americanos, que se debruçam sobre a pesquisa da performance, quer no âmbito das culturas tradicionais, quer no âmbito da arte contemporânea.

PDF AQUI

TERÇA 24/09

9h às 10h – Aula Magna: O Corpo na Música: Transmissão e Tradição

Izabel Cecília Martinez (Universidad de La Plata/AR) e Martin Rocamora (Universidade de la República de Uruguay/UY);

10h às 11h – Petit four e apresentações de Performances

11h às 13h – Mesa: Corporeidade, Música e Movimento

Dr. Eduardo Rossi (EMU/UFMG), Ms. Marina Fares (PPG Artes UEMG), Frederico Pedrosa (EMU/UFMG), Juliana Alecrim (PPG Artes UFMG) e Dr. Luiz Naveda (ESMU PPG ARTES/UEMG), Ms. Matthias Koole (PPG EMU/UFMG);

13h às 15h – Intervalo Almoço

15h às 17h – Mesa: O Ensino da Performance no Campo das Artes Visuais

Dr. Marcos Hill (EBA/UFMG), Ms. Morgana Mafra (CEFET-MG/Arena da Cultura), Ms. Estela Vale Villegas (PPG Artes UFMG), Ms. Camila Lacerda (UFOB)

17h às 18h – Apresentação de Performance

QUARTA 25/09

9h às 11h – Mesa: Processos de Criação em Performance

Ms. Marco Paulo Rolla (Escola Guignard/UEMG), Ramanery (PPG Artes UEMG), Ms. Matheus Silva (PPG Artes UFMG), Dra. Janaína Barros (EBA/UFMG)

11h às 12h – Apresentação de Performances

12h às 13h – Mesa: Composições Urbanas e Ações Colaborativas

Dr. Sonia Labouriau (Escola Guignard/UEMG), Ms. Camila Buzelin (PPG ARTES UEMG) e Bia Medeiros (UNB/via Skype)

13h – Intervalo Almoço

15h às 17h – Mesa: Perspectivas dos Corpos nas Artes e Cultura Contemporânea

Dr. Mário Geraldo da Fonseca (ED/UEMG), Freddamorim (PPG Artes Cênicas UFOP), Marlon Fabian (PÓS-LING CEFET-MG), Ms. Soraya Martins (PUC MG);

17h às 19h – Jam Session e Petit four