Contraste |
| |

    PPGARTES

    Robson Di Brito, pesquisador e discente do PPG-Artes, publica livro sobre artista Marcial Ávila

    ORIXÁS & SANTOS: Cruzamentos da fé

    Este livro foi confeccionado por meio de políticas públicas propostas pela Secretaria de Cultura da Cidade de Diamantina na Seleção Pública para Fomento das Atividades Artístico-Culturais e Patrimoniais de Diamantina: Edital Nº 002/2021, promovido com recursos oriundos da Lei Nº 4.144, de 05 de julho de 2021 e Fundo Municipal de Políticas Culturais em decorrência da decretação de medidas destinadas à contenção do contágio por coronavírus (Covid-19), contexto que requer a tomada de decisões emergenciais em diversas frentes de gestão, em observância à hipossuficiência econômica de determinados grupos integrantes dos setores cultural e patrimonial na esfera municipal.

    Compreendo a importância da educação na formação do cidadão, e a fé como integrante da cultura; a proposta de publicação de um livro em e-book sobre o sincretismo religioso age como aliado ao fomento da cultura e educação nacional. A produção da obra literária elaborada como suporte da exposição “Trunfos da Fé” do artista plástico diamantinense Marcial Ávila, (exposta no canal do Youtube do artista) é uma produção gratuita que objetiva o acesso a um material instrutivo e que respeita os vários sentidos da fé que compõe o Brasil e o brasileiro de maneira democrática.

    As narrativas sobre os Orixás e os Santos que se encontram neste livro buscam um respeito mútuo às fés cristã e de matrizes africanas. Esse sentimento talvez seja o âmago da produção deste livro; um jogo de perguntas sem respostas diretas, mas com certezas de confluências e signos, simbologias e ícones que ora afastam o leitor e ora se aproximam no questionar: Quem influenciou quem? Em que, as cartas das forças opositoras foram lançadas na mesa da vida, e cabe a cada um conforme sua crendice discernir de que lado está deste jogo.

    Essa produção visa revelar as regras das dualidades e proximidades dessas duas fés por meio de suas narrativas, a fim de desconstruir o preconceito, possibilitar maior conhecimento sobre a temática e servir de ponto de partida para futuras ampliações sobre o tema. Embora, os mitos e as lendas que envolvem os Orixás e os Santos, no que se refere à cosmogonia e teogênese, desses povos não fossem os mesmos, entretanto, em muitos aspectos, guardam similitudes, por isso, a forte atração entre esse sincretismo e a difícil dissociação.

    A obra “SANTOS & ORIXÁS: cruzamentos da fé” é produção literária, inédita no país, até o presente momento. Produzida pelo escritor e pesquisador Robson Di Brito, que é Mestre em Humanidades pela UFVJM, atualmente, mestrando em Artes pela UEMG por orientação de Loque Arcanjo. “Aproximação dialógica: cosmogonia grega e ioruba”, “Sereia presa na caixa d’água: Axé I – A senhora da garrafa” e “Mãe, Pai & Lògunéde” são outros trabalhos de temáticas afro e afro-brasileiras de Robson Di Brito. O livro conta ainda com a introdução do padre Mauro Luiz da Silva, curador e diretor do MUQUIFU – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos. O posfácio é uma criação de Graciola Rodrigues, diretora do Teatro Santa Izabel e da Galeria Marta Moura da cidade de Diamantina.

    SITE DA PREFEITURA PARA DOWNLOAD: http://diamantina.mg.gov.br/mais-um-publicacao-lancada-com-fomento-da-lei-municipal-de-emergencia-cultural/

    SITE DO AUTOR PARA DOWNLOAD: https://robsondibrito.blogspot.com/2022/01/orixas-santos-cruzamentos-da-fe.html

    Cartaz Robson

    © 2022 UEMG