Contraste |
| |

    PPGARTES

    DISCENTE DO PROGRAMA, MARIANA LATERZA, EXPÕE NO CENTRO CULTURAL UFMG

    Discente do programa, Mariana Laterza, expõe no Centro Cultural UFMG


    Na sexta-feira, dia 04 de maio de 2018, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe a artista Mariana Laterza para a abertura da exposição “A Cidade Gravada”. A mostra poderá ser vista até o dia 24 de junho de 2018. Entrada franca.

    “A cidade é uma gravura a céu aberto, que se revela ao ser percorrida, observada e desfrutada. Inscritas em suas múltiplas superfícies, estão histórias, memórias e alegorias. Gravura é impressão material, é impressão expressa em matrizes diversas, fissuras, ranhuras, corrosões e oxidações. São as impressões que o papel revela e a cidade desvela. Impressões apropriadas e ressignificadas, abertas para o invisível por detrás do visível. Fotografias corrompidas de um espaço público individual. A intimidade privada que habita o coletivo quando evocada pelo devaneio. O tempo que passa e deixa sua marca modificando o material e o espaço. O cobre das matrizes presente nos fios luminosos, o ferro das chapas presente nas vigas dos edifícios, portões, cadeados, gradeados sofrendo conjuntamente o caminhar dos anos.

    A exposição A Cidade Gravada é fruto de uma investigação em gravura que tem se desdobrado em múltiplas experiências. Com início na graduação em metal pela UFMG, à iniciação científica financiada pelo CNPq, e projetando-se na atual pesquisa de mestrado com recursos da CAPES no programa de PpgArtes da UEMG. Sua proposta é a metáfora entre espaço urbano e o conceito de gravura, investigando suas proximidades, similitudes, interseções e diálogos poéticos. Experiências e vivências com o território urbano são colhidas por um movimento de Deriva, que permite ao corpo se tornar navio e à cidade se tornar oceano. Assim são transpostas plasticamente as experiências para apresentar aos transeuntes um olhar que busca novos significados para a paisagem. Detalhes fugazes que carregam memória afetiva, nostalgia dos tempos idos. Fragmentos profusos que como uma colcha de retalhos constroem as lembranças, lembranças individuais que também habitam o outro. Paisagens a serem costuradas e construídas pelas recordações dos andarilhos que percorrem esta cidade gravada.”

    Exposição “A Cidade Gravada” – artista Mariana Laterza


    Abertura: 04 de maio de 2018 | às 19h30

    Visitação: 05/05/2018 a 24/06/2018

    Terças a sextas de 10h às 21h

    Sábados e domingos de 10h às 18h

    Entrada franca

    Contato

    Mariana Fonseca Laterza

    (31) 9 8338-7591

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Serviço

    Centro Cultural UFMG

    Av. Santos Dumont, 174 – Centro

    Belo Horizonte – MG

    (31)3409-8290

    https://www.facebook.com/centroculturalufmg

    © 2024 UEMG