MAMUTTE FAZ ODE AO POP ROCK EM NOVO ÁLBUM CONVERSA DE ESQUECER
Artista celebra 10 anos de carreira fonográfica com lançamento do terceiro disco
Apesar do título que cita trecho do afrosamba “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, o novo trabalho do artista mineiro é um disco de pop rock. Essa batida, que hoje anda distante do mainstream, se é que ele ainda existe, é a base da criação musical de Mamutte. Mas agora suas canções vestem uma nova roupa colorida, costurada pela sonoridade e pela poética construídas por Mamutte nos últimos sete anos, com novos parceiros e com os músicos que o acompanham nesse período. “Conversa de esquecer” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir de 0h. O show de lançamento vai acontecer no dia 9 de novembro, um sábado, as 20h no teatro de bolso do Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
O disco de Mamutte foi gravado no estúdio da Bituca - Universidade de Música Popular em Barbacena (MG), com produção musical do próprio cantautor e de Álvaro Freitas, que é o baterista do power trio presente no trabalho, co-produzido por Edson Zacca. Completam o time do álbum o guitarrista Lucas Saldanha e o baixista Daniel Ferreira.
Quatro singles anteciparam alguns temas presentes no álbum: “Vestígio” e “Astrológicos”, canções compostas em parceria com Cliver Honorato; “Enquanto Há Luz, que é uma parceira com Renata Lopes, e “Júpter e Saturno”, letra e música do próprio Mamutte. Em “Conversa de esquecer”, o cantautor assina mais cinco canções de forma solo e “Movimento” em parceria com Júlio Marotta.
São diversas as influências que moldam Mamutte. Artistas como Cássia Eller, Gilberto Gil, Lô Borges, Nando Reis, Neil Young, Frejat e Skank reverberam na arte dele. Assim como os textos das humanidades e das filosofias até os impulsos proporcionados pela dança, poesia, performance e artes visuais. Esse caldeirão de estímulos por vezes levam o artista a um caminho de experimentações, seja na poética ou na sonoridade, mas esse itinerário não se perde da veia pop que é marca do trabalho do artista mineiro. E assim, a música de Mamutte soa natural como sentir os dias e abrir a janela para ver o ar entrando, conforme dizem alguns dos versos de “Movimento”, canção que abre o novo disco e é uma parceria com Julio Marotta.
Se "o amor é isso que você está vendo”, citação de versos famosos de Carlos Drummond de Andrade presente na canção “O Amor é Isso”, a sonoridade de Mamutte é isso que você vai ouvir durante todo o disco: uma batida quente com os violões do artista mineiro acompanhados pelo power trio de rock já citado nesse texto.
Já a poética de Mamutte traduz as urgências do dia a dia, como as desavenças entre amigos, a demência de uma pessoa mais velha, a saúde mental contemporânea, situações conjugais, lutos, os apaixonamentos. Mas ao mesmo tempo, o cantor quer sair deste lugar “nas velocidades tantas”, como podemos ouvir na deliciosa canção “Ginga no Breu”, na qual ele também nos convida para ir à Angola caçar vagalume.
SOBRE O ARTISTA
Egresso do PPGArtes/UEMG, Artista indisciplinar, músico, pesquisador e performer, mineiro (BR), Mamutte é autor de produções em imagem, palavra, som e movimento. Estreou sua carreira fonográfica em 2015 com o EP Quase-disco - que foi elencado pela Revista Noize e pelo site Banana Music Branding entre os destaques da nova música mineira em 2016. Em 2017 lançou seu primeiro álbum cheio Epidérmico, ambos CDs produzidos na cidade de Mariana (MG). Iniciou sua trajetória musical em 2007, vencedor de festivais da canção e de bandas. Se apresentou em programações junto a Chico César, Emicida, Mart’nália, Gal Costa e Nação Zumbi. Foi finalista na categoria cantor do Prêmio Profissionais da Música 2019 (DF) e lançou o registro audiovisual do show “Mamutte ao vivo no Rainha da Sucata” em seu canal do YouTube, que foi indicado ao Prêmio Xeque Mate Local (BH). Em 2024 o artista lançou o single e videoclipe Outro Carnaval, o single O Sol de Novo com Renata Lopes e 4 singles que fazem parte do terceiro álbum de sua carreira fonográfica, Conversa de Esquecer.
SERVIÇO
Show de lançamento do disco “Conversa de esquecer” do artista Mamutte
Onde: Sesc Palladium
Dia: 09/11/2024
Horario: 20h
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/99109
Para ouvir
Disponível em:https://onerpm.link/ConversaDeEsquecer
YouTube do artista:https://www.youtube.com/mamuttetv
Instagram: @elmamutte