9ª SEMANA PPGARTES/ UEMG
A abertura do 9º ano letivo do PPG Artes/UEMG reúne convidados renomados! Leda Maria Martins, cuja obra inspirou o projeto curatorial da 35R Bienal de São Paulo, abre a programação com uma palestra que aborda novas perspectivas para perceber o tempo, a ancestralidade e a performance com base em sua longa pesquisa sobre pensadores africanos e afro-diaspóricos. Luiz Naveda e Marco Paulo Rolla conversam sobre o projeto colaborativo inspirado no Jequitinhonha que combina artes visuais, música e dança. Tayane Bragança ministra uma oficina sobre produtividade compassiva, abordagem de trabalho que busca equilibrar eficiência e bem-estar, permitindo que as pessoas sejam produtivas sem sacrificar sua saúde mental e física.
Local: Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes
Dia: 12/09, terça-feira
PROGRAMAÇÃO GERAL
NAS ESPIRAIS DAS ARTES: TEMPO, ANCESTRALIDADE E MOVIMENTO
Leda Maria Martins
Horário: 9h00 – 10h30
Poeta, ensaísta, dramaturga, pesquisadora e Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e Masters of Arts pela Indiana University, com Pós-Doutorado em Performances Studies pela New York University e em Rito, Dramaturgia e Teatralidade pela Universidade Federal Fluminense. Entre 1993 e 2018 foi professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou os livros de poesia Cantigas de amares e Os dias anônimos, além dos ensaios O Moderno Teatro de Qorpo-Sant, A Cena em Sombras, Afrografias da Memória e Performances do Tempo Espiralar. Em 2017 foi homenageada com a criação do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras.
DIÁLOGO E PROCESSO: JEQUITINHONHA ORIGEM E GESTO
Luiz Naveda e Marco Paulo Rolla
Horário: 10h45 -12h00
Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
Artista multimídia, com trabalhos em música, vídeo, dança, instalações e sistemas interativos. Professor da Escola de Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Ciências da Arte, com Pós-Doutorado pela Universidade de Gent. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo do gesto musical no movimento humano, dança e música, utilizando computação aplicada ao áudio musical e dados de captura de movimento para analisar culturas musicais-coreográficas como o Samba Afro-Brasileiro, além de improvisação em dança contemporânea. Líder do Grupo de Pesquisa Corpuslab.
Marco Paulo Rolla
Artista multindisciplinar, desenvolve trabalhos de pintura, desenho, gravura, cerâmica, escultura, instalação, performance, música, dança, figurinos e cenários. Seus trabalhos foram exibidos em várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Professor da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, em cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas de performance e pintura. Bacharel e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com residência artística na Rijksakademie van Beeldende Kunsten em Amsterdam, Holanda. Criador, coordenador e editor do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte.
PRODUTIVIDADE COMPASSIVA: OFICINA PARA ORGANIZAR UMA ROTINA TRANQUILA E PRODUTIVA
Tayane Bragança
Horário: 14h00 – 16h00
Proposta da oficina: produtividade compassiva é uma abordagem de trabalho que busca equilibrar eficiência e bem-estar, permitindo que as pessoas sejam produtivas sem sacrificar sua saúde mental e física. A oficina tem como objetivo abordar conceitos básicos de planejamento e organização de atividades e demandas, contemplando o gerenciamento de agendas para diferentes tipos de tarefas, projetos e objetivos.
Tayane Bragança é Mestranda do PPG Artes / UEMG, especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC e bacharel em Comunicação Social (Produção em Comunicação e Cultura) pela UFBA. Produtora cultural da UFMG, diretora executiva do FORCULT e pesquisadora do Observatório da Diversidade Cultural.