Contraste |
| |

    PPGARTES

    9ª SEMANA PPGARTES/UEMG

    SEMANA PPGARTES/ UEMG

    A abertura do 9º ano letivo do PPG Artes/UEMG reúne convidados renomados! Leda Maria Martins, cuja obra inspirou o projeto curatorial da 35R Bienal de São Paulo, abre a programação com uma palestra que aborda novas perspectivas para perceber o tempo, a ancestralidade e a performance com base em sua longa pesquisa sobre pensadores africanos e afro-diaspóricos. Luiz Naveda e Marco Paulo Rolla conversam sobre o projeto colaborativo inspirado no Jequitinhonha que combina artes visuais, música e dança. Tayane Bragança ministra uma oficina sobre produtividade compassiva, abordagem de trabalho que busca equilibrar eficiência e bem-estar, permitindo que as pessoas sejam produtivas sem sacrificar sua saúde mental e física.

     

    Local: Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes

    Dia: 12/09, terça-feira

    PROGRAMAÇÃO GERAL

    NAS ESPIRAIS DAS ARTES: TEMPO, ANCESTRALIDADE E MOVIMENTO

    Leda Maria Martins

    Horário: 9h00 – 10h30

    Poeta, ensaísta, dramaturga, pesquisadora e Rainha de Nossa Senhora das Mercês da  Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Doutora em Estudos Literários pela  Universidade Federal de Minas Gerais e Masters of Arts pela Indiana University, com  Pós-Doutorado em Performances Studies pela New York University e em Rito,  Dramaturgia e Teatralidade pela Universidade Federal Fluminense. Entre 1993 e 2018 foi  professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou os livros  de poesia Cantigas de amares e Os dias anônimos, além dos ensaios O Moderno Teatro de  Qorpo-Sant, A Cena em Sombras, Afrografias da Memória e Performances do Tempo  Espiralar. Em 2017 foi homenageada com a criação do Prêmio Leda Maria Martins de  Artes Cênicas Negras.

    DIÁLOGO E PROCESSO: JEQUITINHONHA ORIGEM E GESTO

    Luiz Naveda e Marco Paulo Rolla  

    Horário: 10h45 -12h00

    Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

    Artista multimídia, com trabalhos em música, vídeo, dança, instalações e sistemas  interativos. Professor da Escola de Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da  Universidade do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Violão pela Universidade do Estado  de Minas Gerais, Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas  Gerais, Doutor em Ciências da Arte, com Pós-Doutorado pela Universidade de Gent. Nos  últimos anos tem se dedicado ao estudo do gesto musical no movimento humano, dança e  música, utilizando computação aplicada ao áudio musical e dados de captura de  movimento para analisar culturas musicais-coreográficas como o Samba Afro-Brasileiro,  além de improvisação em dança contemporânea. Líder do Grupo de Pesquisa Corpuslab.

    Marco Paulo Rolla

    Artista multindisciplinar, desenvolve trabalhos de pintura, desenho, gravura, cerâmica,  escultura, instalação, performance, música, dança, figurinos e cenários. Seus trabalhos  foram exibidos em várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.  Professor da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, em cursos de  graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas de performance e pintura. Bacharel  e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com residência artística na  Rijksakademie van Beeldende Kunsten em Amsterdam, Holanda. Criador, coordenador e  editor do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte.

    PRODUTIVIDADE COMPASSIVA: OFICINA PARA ORGANIZAR UMA ROTINA TRANQUILA E  PRODUTIVA

    Tayane Bragança  

    Horário: 14h00 – 16h00

    Proposta da oficina: produtividade compassiva é uma abordagem de trabalho que busca  equilibrar eficiência e bem-estar, permitindo que as pessoas sejam produtivas sem  sacrificar sua saúde mental e física. A oficina tem como objetivo abordar conceitos  básicos de planejamento e organização de atividades e demandas, contemplando o  gerenciamento de agendas para diferentes tipos de tarefas, projetos e objetivos.

    Tayane Bragança é Mestranda do PPG Artes / UEMG, especialista em Gestão Cultural pelo  Centro Universitário SENAC e bacharel em Comunicação Social (Produção em  Comunicação e Cultura) pela UFBA. Produtora cultural da UFMG, diretora executiva do  FORCULT e pesquisadora do Observatório da Diversidade Cultural.

    © 2024 UEMG